Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 1 de agosto de 2009

Campeonato Brasileiro > Sport e Palmeiras se reencontram na Ilha do Retiro em fases bem distintas

* Leão briga contra o rebaixamento, e Verdão é o líder. Jogo entre pernambucanos e paulistas será o quinto desta temporada

Nesta temporada, Sport e Palmeiras protagonizaram emocionantes duelos pela Taça Libertadores da América. Neste sábado, às 18h30m (de Brasília), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Recife, pernambucanos e paulistas vão se encontrar pela quinta vez em 2009. Só que dessa vez a situação de ambos é bastante diferente.

Enquanto o time rubro-negro se encontra na incômoda zona do rebaixamento, com apenas 13 pontos, a equipe alviverde lidera isoladamente a competição, com 31. A disparidade entre o momento de um e de outro não anima o Verdão. Pelo contrário. Deixa o clube ainda mais em alerta aos perigos de enfrentar um rival em desespero.

- Temos que ter paciência contra o Sport. Vai ser um jogo difícil e eles vão vir para cima com tudo. Por isso temos de explorar os contra-ataques – falou Diego Souza.

Na primeira fase da Libertadores, o Leão perdeu na Ilha por 2 a 0 e empatou no Palestra em 1 a 1. Nas oitavas de final, mais dois jogos. No primeiro, em São Paulo, saiu derrotado por 1 a 0, mas devolveu o mesmo placar em Recife, na partida de volta. No entanto, o Palmeiras avançou na disputa de penalidades.

A partida no Recife será a segunda do técnico Muricy Ramalho pelo Verdão, e a primeira vez em que o clube alviverde defende a liderança isolada da competição. O Palmeiras chegou a tal situação ao vencer o Fluminense na rodada anterior e, principalmente, porque o Atlético-MG perdeu do Flamengo no Rio de Janeiro.

Nesta semana, a diretoria do Sport anunciou Péricles Chamusca como terceiro técnico do ano – antes, Nelsinho Baptista e Leão comandaram a equipe. O treinador ainda está no Japão, onde estava à frente do Oita Trinita desde 2005, e deve chegar ao Brasil somente na próxima quarta-feira, véspera do jogo contra o Fluminense, no Maracanã.

As equipes

Sem muito tempo para treinar, Levi Gomes terá o zagueiro César e o atacante Guto à disposição. Eles corriam o risco de ficar fora pelas expulsões contra Avaí e Corinthians, respectivamente. Porém, os dois foram julgados nesta sexta-feira pelo STJD, pegaram um jogo cada, mas já cumpriram. Assim, César vai formar a zaga ao lado de Igor e Durval. Na lateral esquerda, Bruno Teles substitui Dutra, expulso contra o Cruzeiro.

No meio-campo, Sandro Goiano sai na frente de Andrade por um lugar no time titular, e no ataque, com a volta de Ciro da seleção sub-20, Luciano Henrique e Vandinho disputam a outra vaga. Segundo Levi Gomes, o time não pode entrar em campo ansioso, principalmente diante do líder do Brasileirão.

No Palmeiras, por sinal, o técnico Muricy Ramalho terá força total para encarar o Leão. O comandante alviverde tem apenas uma dúvida: escalar o volante Souza ou o atacante Ortigoza desde o início. Caso opte pelo primeiro, Diego Souza jogaria mais adiantado, ao lado de Obina. Do contrário, o camisa 7 voltaria para o meio.

O treinamento desta sexta-feira, na Academia de Futebol, foi fechado para imprensa por uma hora e 15 minutos. Nele, Muricy treinou algumas variações táticas. Sem dar mais pistas, Diego Souza afirmou logo em seguida que o clube paulista vai adotar o contra-ataque como principal arma.

Ficha técnica
Estádio: Ilha do Retiro, Recife (PE)
Data/hora: 1/8/2009 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Pericles Bassols Cortez (RJ)
Auxiliares: Marco Aurelio dos Santos Pessanha (RJ) e Jorge Luiz Roque (RJ)

SPORT: Magrão; Igor, César e Durval; Élder Granja, Hamilton, Andrade, Luciano Henrique e Bruno Telles; Fabiano e Ciro.
Técnico: Levi.

PALMEIRAS: Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Edmílson, Cleiton Xavier e Diego Souza, Obina e Ortigoza.
Técnico: Muricy Ramalho.

Fontes: Globo.com e Lancenet


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Um comentário: