Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 3 de outubro de 2009

Campeonato Brasileiro > Há três jogos sem vencer, Timão tenta se manter vivo diante do Atlético-PR

* Corinthians precisa da vitória para seguir com chances de título

O Corinthians faz neste sábado o jogo que poderá determinar seu futuro no Campeonato Brasileiro. Há três rodadas sem vencer, o Timão recebe o Atlético-PR, às 18h30m, no Pacaembu, precisando de um bom resultado para quebrar a série ruim e, principalmente, manter vivo o sonho de conquistar a “Tríplice Coroa”, feito obtido apenas pelo Cruzeiro, em 2003.

Um novo tropeço praticamente acaba com as chances de título do Alvinegro. Nos últimos três jogos, ele obteve apenas dois pontos, frutos dos empates com Coritiba (1 a 1) e São Paulo (1 a 1), além da derrota em casa para o Goiás (4 a 1). A equipe está na nona colocação, com 38 pontos, 12 a menos que o líder Palmeiras, restando 12 rodadas para o encerramento.

- Eu acho que o campeonato está aberto para muita gente. Para alguns, com um grau maior de dificuldade, como é o nosso caso. Temos uma distância maior para descontar. Isso exige um aproveitamento de quase 100% para voltarmos à briga. Não podemos deixar para fazer na última hora, precisa ser imediatamente. As próximas rodadas serão decisivas para definirmos nossa situação - disse o técnico Mano Menezes.

O Atlético-PR também precisa reagir. O Furacão enfrenta pela segunda vez consecutiva um grande clube de São Paulo. Na rodada passada, foi derrotado por 2 a 1 pelo Palmeiras, no Palestra Itália. Apesar de quase parar o primeiro colocado, o time segue em situação desconfortável na tabela: está em 14° lugar, com 31 pontos, apenas seis acima da zona do rebaixamento.

- Temos que ter tranquilidade e jogar do mesmo jeito que enfrentamos o Palmeiras. Fizemos um bom jogo e foi uma infelicidade a derrota, merecíamos pelo menos um ponto. Agora temos que buscá-lo contra o Corinthians - disse o lateral-direito Nei.

Edno estreia no lugar do argentino Defederico

O técnico Mano Menezes fará três mudanças no Corinthians. O zagueiro William recebeu o terceiro cartão amarelo no clássico e terá de cumprir suspensão. Como Chicão ainda não está recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda e Diego sentiu dores no joelho esquerdo, o treinador foi obrigado a escalar o garoto Renato, de apenas 19 anos, ao lado de Paulo André.

O meio campo também sofreu alterações. O volante Elias retorna na vaga de Jucilei depois de cumprir suspensão. Já o meia Edno fará a estreia dele em substituição ao argentino Defederico, ainda em processo de fortalecimento muscular. Assim, a equipe volta a atuar no esquema 4-3-3, famoso nas conquistas dos títulos do Paulistão e da Copa do Brasil.

No ataque, Mano confirmou a presença de Ronaldo. O jogador viajou à Espanha no domingo para resolver problemas particulares e retornou apenas na quarta-feira à noite. Mesmo assim, participou dos treinamentos de quinta e sexta-feira e está escalado com Jorge Henrique e Dentinho.

Lopes testa dois esquemas: 4-4-2 deve ser o escolhido

Preocupado com a qualidade do adversário, o técnico atleticano Antônio Lopes testou a equipe nos esquemas 3-5-2 e 4-4-2, no intuito de surpreender os corintianos. Se optar pelo 3-5-2, com três zagueiros, Nei deve ser deslocado da lateral direita para a zaga. Nesta situação, Wesley deixa o ataque e joga como ala direito. A segunda opção testada por Lopes - e que deve ser a escolhida para a partida -, deixaria o time com apenas dois zagueiros (4-4-2). Nesta situação, Nei ficaria mantido na lateral com Wesley no ataque.

As novidades são os retornos do zagueiro Rhodolfo (recuperado de um estiramento muscular na coxa direita), do lateral-esquerdo Márcio Azevedo e do atacante Wallyson (que cumpriram suspensão). Já Alex Mineiro continuará desfalcando o ataque do Furacão. O experiente jogador está recuperado de lesão na coxa direita, mas ainda não se encontra em condições ideais. Ele ficará em Curitiba para fazer um trabalho de recuperação física.

Os recém-contratados Rodrigo Tiuí, Everton e Brasão estão à disposição de Lopes, mas não serão relacionados para o jogo diante do Corinthians. O técnico atleticano acredita que eles ainda precisam aprimorar a parte técnica e física antes de serem aproveitados.

Ficha técnica
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 03/10/2009 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Jesmar Benedito Miranda (GO)

CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, Renato, Paulo André e Marcinho; Marcelo Mattos, Elias e Edno; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo.
Técnico: Mano Menezes

ATTICO-PR: Galatto; Nei, Manoel, Rhodolfo e Márcio Azevedo; Rafael Miranda, Valencia, Paulo Baier e Marcinho; Wesley e Wallyson.
Técnico: Antônio Lopes

Fontes: Globo.com e Lancenet


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário