
Um novo tropeço praticamente acaba com as chances de título do Alvinegro. Nos últimos três jogos, ele obteve apenas dois pontos, frutos dos empates com Coritiba (1 a 1) e São Paulo (1 a 1), além da derrota em casa para o Goiás (4 a 1). A equipe está na nona colocação, com 38 pontos, 12 a menos que o líder Palmeiras, restando 12 rodadas para o encerramento.
- Eu acho que o campeonato está aberto para muita gente. Para alguns, com um grau maior de dificuldade, como é o nosso caso. Temos uma distância maior para descontar. Isso exige um aproveitamento de quase 100% para voltarmos à briga. Não podemos deixar para fazer na última hora, precisa ser imediatamente. As próximas rodadas serão decisivas para definirmos nossa situação - disse o técnico Mano Menezes.
O Atlético-PR também precisa reagir. O Furacão enfrenta pela segunda vez consecutiva um grande clube de São Paulo. Na rodada passada, foi derrotado por 2 a 1 pelo Palmeiras, no Palestra Itália. Apesar de quase parar o primeiro colocado, o time segue em situação desconfortável na tabela: está em 14° lugar, com 31 pontos, apenas seis acima da zona do rebaixamento.
- Temos que ter tranquilidade e jogar do mesmo jeito que enfrentamos o Palmeiras. Fizemos um bom jogo e foi uma infelicidade a derrota, merecíamos pelo menos um ponto. Agora temos que buscá-lo contra o Corinthians - disse o lateral-direito Nei.
Edno estreia no lugar do argentino Defederico
O técnico Mano Menezes fará três mudanças no Corinthians. O zagueiro William recebeu o terceiro cartão amarelo no clássico e terá de cumprir suspensão. Como Chicão ainda não está recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda e Diego sentiu dores no joelho esquerdo, o treinador foi obrigado a escalar o garoto Renato, de apenas 19 anos, ao lado de Paulo André.
O meio campo também sofreu alterações. O volante Elias retorna na vaga de Jucilei depois de cumprir suspensão. Já o meia Edno fará a estreia dele em substituição ao argentino Defederico, ainda em processo de fortalecimento muscular. Assim, a equipe volta a atuar no esquema 4-3-3, famoso nas conquistas dos títulos do Paulistão e da Copa do Brasil.
No ataque, Mano confirmou a presença de Ronaldo. O jogador viajou à Espanha no domingo para resolver problemas particulares e retornou apenas na quarta-feira à noite. Mesmo assim, participou dos treinamentos de quinta e sexta-feira e está escalado com Jorge Henrique e Dentinho.
Lopes testa dois esquemas: 4-4-2 deve ser o escolhido
Preocupado com a qualidade do adversário, o técnico atleticano Antônio Lopes testou a equipe nos esquemas 3-5-2 e 4-4-2, no intuito de surpreender os corintianos. Se optar pelo 3-5-2, com três zagueiros, Nei deve ser deslocado da lateral direita para a zaga. Nesta situação, Wesley deixa o ataque e joga como ala direito. A segunda opção testada por Lopes - e que deve ser a escolhida para a partida -, deixaria o time com apenas dois zagueiros (4-4-2). Nesta situação, Nei ficaria mantido na lateral com Wesley no ataque.
As novidades são os retornos do zagueiro Rhodolfo (recuperado de um estiramento muscular na coxa direita), do lateral-esquerdo Márcio Azevedo e do atacante Wallyson (que cumpriram suspensão). Já Alex Mineiro continuará desfalcando o ataque do Furacão. O experiente jogador está recuperado de lesão na coxa direita, mas ainda não se encontra em condições ideais. Ele ficará em Curitiba para fazer um trabalho de recuperação física.
Os recém-contratados Rodrigo Tiuí, Everton e Brasão estão à disposição de Lopes, mas não serão relacionados para o jogo diante do Corinthians. O técnico atleticano acredita que eles ainda precisam aprimorar a parte técnica e física antes de serem aproveitados.
Ficha técnica
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 03/10/2009 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Jesmar Benedito Miranda (GO)
CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, Renato, Paulo André e Marcinho; Marcelo Mattos, Elias e Edno; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo.
Técnico: Mano Menezes
ATLÉTICO-PR: Galatto; Nei, Manoel, Rhodolfo e Márcio Azevedo; Rafael Miranda, Valencia, Paulo Baier e Marcinho; Wesley e Wallyson.
Técnico: Antônio Lopes
Fontes: Globo.com e Lancenet
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário