
Achei que era o sinal definitivo de que alguma coisa estava errada no clube alviverde. Que o título estava perdido, após aquela derrota para o Fluminense, isso era quase que evidente. No entanto, a coisa era pior do que qualquer um imaginava.
Nesta quarta, ficou claro que o grupo do Palmeiras vem sentindo essa má fase e que alguns jogadores perderam o controle. E isso explodiu em Obina e Maurício, que se pegaram no tapa contra o Grêmio e expuseram ao público os problemas internos que vive o Verdão. O quase campeão perdeu o título e a cabeça.
E de quem a culpa? Do presidente que se mostrou despreparado para o cargo e teria incitado o ânimo de atletas e torcedores? De Muricy Ramalho, incapaz de controlar seus jogadores durante o momento da queda de rendimento? Dos jogadores, que criaram um clima ruim, desencadeando um racha no elenco?
É difícil dizer isso. É difícil dizer se a perda do título veio por conta desses problemas óbvios de temperamento ou se foi a série de maus resultados que causou todo esse stress na Academia de Futebol. Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
A verdade é que o Palmeiras não será o campeão brasileiro e terá muitos problemas para resolver se ainda quiser conquistar uma vaga na Libertadores e não será só afastando os brigões de quarta que isso irá acontecer.
Falando nisso...
Sobre o duelo Obina x Maurício, fico ainda dividido entre as opiniões que ouvi. Que os dois erraram feio, é fato. No entanto, será que demiti-los era a melhor (ou a única) saída? Tendo a achar que não, apesar de entender que a diretoria tivesse que tomar uma atitude.
O que tenho certeza é que os cartolas do Palmeiras erraram ao anunciar a decisão logo depois do jogo contra o Grêmio, no calor do vestiário. Era muito mais fácil abafar o caso, dizer que a situação dos dois seria discutida internamente, para depois, sim, anunciar uma decisão.
Já que a situação parece irreversível, só tenho a lamentar pelo garoto Maurício, que parecia ser bom jogador. Apesar disso, muito se fala nos corredores do Palestra Itália que o zagueiro não era unânimidade entre os principais jogadores do Palmeiras. Obina teve um bom papel durante esses últimos meses, mas não fará tanta falta e será sempre lembrado pelos três gols contra o Corinthians.
=========================
* A coluna Mondo Verde comenta as últimas notícias e acontecimentos da Sociedade Esportiva Palmeiras.
Direto da Redação
Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @ricardopilat
Muito bom seu texto Ricardo!!
ResponderExcluirO Palmeiras realmente perdeu a cabeça e o titulo e se não se cuidar, vai perder também a vaga na libertadores.
Obrigado. Eu acreditava que o Palmeiras seria campeão desde o começo do campeonato, mas agora fica difícil acreditar até na Libertadores...
ResponderExcluirAbraço