Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Seleção Brasileira > Esquadrão de Ouro

Alternativas para levar o Gaúcho

Pode anotar aí: daqui até meados de maio, quando Dunga deve divulgar a lista dos 23 que irão à África do Sul, a vida do treinador será atormentada por pedido insistentes da torcida e, principalmente, da imprensa esportiva por um nome bem conhecido de todos: Ronaldinho Gaúcho.

E, cá entre nós, eu faço parte dessa turma de jornalistas que não consegue imaginar que o Gaúcho fique fora da Copa. Entendo a saída dele do elenco da seleção, pois realmente o jogador do Milan parecia não estar muito compromissado com a bola.

Porém, nesta temporada, Ronaldinho é outro. Não é nem o gênio que jogou pelo Barcelona e nem o jogador comum dos últimos três anos. Mas ele ainda é um atleta diferenciado, acima da média e com lugar na seleção do Brasil, sem dúvidas. Mesmo não sendo titular, ele pode ser opção de banco para Robinho e Kaká, é um jogador muito flexível.

Não acho que Dunga seja do tipo turrão, que não reconhece méritos dos que fazem bons trabalhos. Se ele assiste o futebol italiano, está acompanhando o que o Gaúcho vem fazendo com a redonda. Estando bem, ele será convocado, não tenho dúvida. O problema do técnico será encaixar o craque do Milan entre seus 23.

Então, para ajudar o capitão do Tetra, seguem três sugestões bacanas para levar Ronaldinho ao Mundial:

1. A mais simples de todas: sai Julio Baptista, entra Ronaldinho. Ou seja, sai um jogador que só foi reserva por onde passou (inclusive na Seleção) e entra um dos melhores de todos os tempos. Pelo histórico, entre os 23 convocados, Baptista é o que menos faz por merecer jogar pelo Brasil (apesar de reconhecer que o meia da Roma costuma jogar bem com a amarelinha).

2. Se resolver manter Julio Baptista, talvez surja um bom espaço na vaga que seria de um quarto volante. Acredito que Gilberto Silva, Josué e Felipe Melo tenham vagas garantidas, mas não vejo nenhum outro cabeça-de-área próximo de ir ao Mundial. Dunga poderia usar esse espaço para levar Ronaldinho, já que ainda contar com Elano e Ramires no elenco, dois jogadores que jogam de volante.

3. Essa terceira opção me agradou muito e foi dada pelo meu colega de blog, Pedro Silas. Dunga ainda não tem uma dupla de laterais-esquerdos. Muitos foram testados e nenhum agradou muito. Por que não levar apenas um jogador da função e convocar Ronaldinho? O argumento do Pedro é muito válido. Daniel Alves já quebrou um galho na esquerda e poderia ser o reserva da posição. E é muito melhor levar uma incerteza em vez de duas.


E você, tem mais alguma sugestão ou prefere Ronaldinho fora da seleção?

=========================

* A coluna Esquadrão de Ouro analisa as novidades da seleção mais vitoriosa da história do futebol.

Direto da Redação











Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário