Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Esportes Americanos > Terra do Tio Sam

NBA > Pra lá e pra cá

A semana do All-Star Game, o jogo das estrelas da NBA, ficou marcada também pelo troca-troca entre as franquias da liga de basquete mais rica do planeta. Era esperada uma grande transação envolvendo Clevland Cavaliers, Miami Heat e Phoenix Suns, para levar Amare Stoudamire aos Cavs. Até Leandrinho poderia rodar nessa. Isso não aconteceu até o dia limite de transferências: 18 de fevereiro.

No entanto, o time de Ohio não ficou de mãos abanando e fez, na minha opinião, a melhor aquisição dessa janela. Chega o ala Antawn Jamison, 33 anos, média de 20 pontos e quase 9 rebotes por jogo. Em troca, o Washington Wizards, ex-time de Antawn, recebe Zydrunas Ilgauskas, Emir Preldzic, e uma escolha no draft. O Los Angeles Clippers também foi envolvido no negócio: recebeu Drew Gooden dos Wizards, mas cedeu Al Thornton ao time da capital, e também mandou Sebastian Telfair para os Cavaliers.

Washington também participou de uma mega transferência com o Dallas Mavericks. Josh Howard, Drew Gooden, Quinton Ross e James Singleton mudam-se para a capital, enquanto Caron Butler, Brendan Haywood e DeShawn Stevenson reforçam os Mavs. Os Wizards terão um time todo novo para tentar ainda chegar aos playoffs, missão quase impossível - o clube soma 19 vitórias e 33 derrotas, 8 triunfos atrás da zona de classificação da Conferência Leste.

Outra troca menos glamurosa foi a chegada de Marcus Camby ao Portland Trail Blazers, oitavo no Oeste, e a ida de Steve Blake e Travis Outlaw ao Los Angeles Clippers. Já o Chicago Bulls, buscando espaço na folha salarial, mandou John Salmons ao Milwalkee Bucks e Tyrus Thomas ao Charlotte Bobcats, em troca, apenas, de jovens jogadores e escolhas no draft. O objetivo: ter grana o suficiente para investir em free agents (jogadores sem contrato) no meio da temporada.

Esse também é o sonho do New York Knicks. Afinal, estrelas como LeBron James, Dwayne Wade e Dirk Nowitzki devem estar à disposição do mercado em junho. O time de NY trabalhou pensando nisso. Nate Robinson foi passado ao Boston Celtics (contra a vontade do técnico celta, Doc Rivers) em troca de Eddie House, J.R. Giddens e Bill Walker. Já Darko Milicic reforçou os Timberwolves. Nome de peso no Madson Square Garden só Tracy McGrady, mas com salário bem abaixo do que já foi um dia. Para Houston, seguem Jared Jeffries, Jordan Hill e Larry Hughes.

Festa estelar

Mas a semana era de All-Star Weekend, em Dallas. Antes do jogo principal entre os craques do Leste e do Oeste, a NBA promove vários eventos de destaque. Na sexta-feira passada, o final de semana foi aberto com o jogo dos novatos. E o time dos Rookies (atletas no 1º ano como profissionais) derrotou os Sophomores (segundo anistas) por 140 a 128. Esta foi apenas a terceira vitória dos calouros no jogo que acontece desde 2000.

No sábado, o divertido desafios dos arremessos foi vencido por uma equipe formada apenas por texanos: Dirk Nowitzki, do Dallas, Kenny Smith, duas vezes campeão da Liga com o Houston Rockets, e Becky Hammon, jogadora do San Antonio Silver Stars na WNBA. Na disputa de habilidades, Steve Nash levou a melhor, deixando para trás Deron Williams, do Utah Jazz, e Russel Westbrook, armador do Oklahoma City Thunder.

A disputa dos três pontos foi vencida por Paul Pierce, dos Celtics, que anotou 20 pontos na final do torneio. Daequan Cook (Heat), campeão em 2009, não passou da primeira rodada. No mais esperado dos torneios, a competição de enterradas, o baixinho Nate Robinson (1,74m), ainda representando New York, conquistou o tricampeonato, feito inédito.

Enfim, diante de 108.713 espectadores no Cowboys Stadium, casa de Dallas na NFL (adaptada para um jogo de basquete), a equipe da Conferência Leste derrotou as estrelas da Conferência Oeste por 141 a 139. O público presente foi o maior de toda a história do basquete norte-americano.

Destaque para LeBron James (25 pontos) e Dwayne Wade (28 pontos e 11 assistências), que comandaram o triunfo do Leste. Wade ainda foi eleito o MVP da partida (jogador mais valioso). No Oeste, que não contou com Kobe Bryant (machucado), ninguém foi mais importante que Carmelo Anthony, cestinha da equipe com 27 pontos.

O show ficou completo com as atrações musicais, antes e durante a partida: Usher, Shakira e Alicia Keys. A vitória nesta edição fez a Conferência Leste ampliar sua vantagem no retrospecto do All-Star Game. Agora são 36 vitórias, contra 23 do Oeste.

=========================

* A coluna Terra do Tio Sam fala dos esportes que são mania nos Estados Unidos: basquete, beisebol, futebol americano e hóquei.

Direto da Redação










Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário