Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 18 de abril de 2010

Campeonato Carioca > Botafogo espanta "freguesia" e leva título antecipado

* Com dois gols de pênalti, Alvinegro supera trauma em decisões contra o Rubro-negro e conquista seu 19º estadual

Depois de três anos de espera e decepção, o torcedor alvinegro pode soltar com toda a força o grito: o Botafogo é o campeão do Campeonato Carioca de 2010. Um título incontestável e, o melhor, em cima do grande rival: o Flamengo. Com a vitória por 2 a 1, neste domingo, no Maracanã, o Alvinegro conquistou a Taça Rio. E como também já havia ganho a Taça Guanabara levanta o troféu sem a necessidade de uma final. A última vez que um clube venceu os dois turnos do Estadual foi em 1998, com o Vasco.

Herrera abre o placar; Love empata no fim da etapa inicial

O espírito de decisão estava no ar e jogadores de Flamengo e Botafogo disputavam cada lance com extrema intensidade desde o início do jogo. A equipe de General Severiano se mostrava mais tranquila, valorizava a posse de bola e implantava uma marcação bem forte. Já o Rubro-Negro, com 16 minutos, tinha três jogadores pendurados: Bruno, Toró e Maldonado.

Em clássico disputado, as chances costumam ser escassas. A primeira delas aconteceu no pés de Renato Cajá que, aos 20, cobrou falta para Bruno mandar para escanteio. Na sequência, Ronaldo Angelim segurou Fábio Ferreira na área. Gutemberg de Paula marcou o pênalti e Herrera abriu o placar.

Com o revés no marcador, Andrade não demorou e promoveu a entrada de Vinicius Pacheco na vaga de Toró. Embora tenha melhorado na partida, o Flamengo seguia sem assustar efetivamente o Botafogo. Isso, porém, até aos 44. No ‘apagar das luzes’ Vagner Love aproveitou a única desatenção alvinegra para empatar.

Segundo tempo eletrizante

O segundo tempo começou quente. Com menos de nove minutos, Vinicius Pacheco obrigou Jefferson a fazer duas defesas seguras. A principal arma do Botafogo, a bola parada, não surtia efeito, pois os cruzamentos para Loco Abreu não eram bem feitos. Do outro lado, o Fla assustava com Vagner Love.

Apesar do clássico não ter sido caracterizado como um jogo violento, muitas faltas e cartões foram distribuídos. Em uma dessas situações, o Campeonato Estadual foi decidido. Aos 26, Maldonado segurou Herrera dentro da área e foi expulso. Loco Abreu bateu com ‘cavadinha’ e recolocou o Botafogo na frente.

Aos 32, pênalti para o Flamengo. Fahel se apoiou em Ronaldo Angelim. Herrera reclamou muito e tomou o amarelo. Persistiu e foi expulso. Porém, Adriano, apagado na segunda etapa, cobrou e Jefferson defendeu. Aos 38, Caio poderia matar o jogo, mas desperdiçou grande chance sem goleiro.

Aos 43, Jefferson fez milagre. Porém, o placar já estava consumado e a torcida do Botafogo poderia celebrar o fim da hegemonia do Flamengo em estaduais recentes.

Ficha do jogo
FLAMENGO 1 x 2 BOTAFOGO
Bruno, Leonardo Moura (Petkovic), David, Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Toró (Vinícius Pacheco), Maldonado, Willians e Michael (Fierro); Vagner Love e Adriano. Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Renato Cajá (Edno), Túlio Souza (Caio) e Somália; Herrera e Loco Abreu.
Técnico: Andrade. Técnico: Joel Santana.
Gols: Herrera aos 23 minutos e Vagner Love aos 45 minutos do primeiro tempo; Loco Abreu aos 27 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Renato Cajá, Somália, Alessandro, Túlio Souza, Fábio Ferreira, Leandro Guerreiro, Fahel (Botafogo); Bruno, Toró, Maldonado, Vagner Love, Vinícius Pacheco, Rodrigo Alvim, David, Vinícius Pacheco (Flamengo). Cartões Vermelhos: Maldonado, (Flamengo); Herrera (Botafogo)

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 18/04/2010. Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca. Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massara dos Santos. Público: 50.303 pagantes / 60.748 presentes. Renda: R$ 1.677.565,00


Fontes: Uol e Terra


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário