
Campeão da Copa do Brasil em junho de 2009, não faltou tempo para a comissão técnica e a diretoria corintiana planejarem o tão importante ano de 2010. Mas hoje, após a derrota na competição sul-americana, por mais que possa parecer oportunismo, podemos ver que não foi feito da forma mais correta.
O grande time da temporada passada praticamente se desmontou com as saídas de Cristian, André Santos e Douglas. A diretoria demorou para se mexer, o Timão "abandonou" o Brasileirão e as peças de reposição só puderam chegar em 2010. No tempo que teve entrosar o time, no Paulistão, Mano Menezes fez rodízio e pareceu ficar perdido.
Lá se foi o Estadual. Na Libertadores, campanha perfeita nos números na primeira fase, mas futebol fraco e previsível em campo. No confronto contra o Flamengo, ficou ainda mais evidente o grande erro do técnico gaúcho.
No primeiro jogo, uma equipe para lá de previsível quando houve futebol no Maracanã. No Pacaembu, um bom primeiro tempo dos paulistas e uma vitória parcial por 2 a 0. E quando mais se esperava dos experientes, contratados justamente para essas ocasiões, vimos um time que não conseguiu mais jogar depois de sofrer um gol.
Vimos também um time aparentemente mal treinado, sem alternativas, fácil de ser marcado, como vinha sendo durante toda a competição. Em toda tentativa de furar a zaga rubro-negra era usado o famoso pivô. A jogada ficou manjada e o Corinthians foi presa fácil.
E o Mano, em quem eu sempre confiei, decepcionou também no jogo do Pacaembu. Promover a estreia do volante Paulinho em jogos oficiais logo numa fogueira como essa foi lamentável. Era jogo para o Defederico. O argentino veio com status de craque e não jogou o que era esperado, mas é um jogador de drible, de improviso, coisa que o time alvinegro precisava demais depois que sofreu o gol.
Cenas lamentáveis fora do Pacaembu

Muito por culpa dos próprios policiais, que não têm nenhum preparo e fazem um serviço muito mal feito. Tem torcedor que tem atitudes imbecis e é preciso, sim, ser rigoroso. Mas as pessoas de bem não podem pagar por isso. Infelizmente, polícia não quer saber quem é quem.
A impressão que dá é que eles acham que todos lá são bandidos e ponto. Parecem que estão sempre dispostos a atacar, nada de forma competente e sim apenas violenta. Até para dar informação é como se fosse um favor que estão fazendo. Uma verdadeira vergonha.
Foi lamentável ver pais com crianças de colo chorando e se sentindo mal pelo gás que os PM soltaram para tudo que é lado. Eles com certeza "conseguiram" tirar algumas dessas crianças e pais dos estádios de vez após esse episódio. Triste.
O que esperar no Brasileirão?
No próximo domingo o Alvinegro do Parque São Jorge estreia pelo Campeonato Brasileiro, no próprio Pacaembu, contra o Atlético-PR. Depois dessa eliminação frustrante, o que esperar do Timão na competição nacional?
A minha expectativa não é boa. Esse time, exceto alguns jogadores, mostrou uma grande apatia em alguns momentos e é difícil acreditar que nesse momento haja uma motivação. Porém, pelo elenco que tem e pelo primeiro semestre decepcionante, deveria ser obrigação lutar por esse título. Todos os jogadores deveriam pensar assim.
Desta vez não tem desculpa. A equipe foi eliminada dias antes de começar o Brasileirão, há tempo suficiente para juntar os cacos, levantar a cabeça e lutar por essa taça.
=========================
* A coluna Democracia é a voz da nação corintiana aqui na Redação.
Direto da Redação
Colunista: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Muito bom o texto!
ResponderExcluir