
Logo mais, Dinamarca e Camarões completam a jornada desta chave e em caso de empate ou vitória dinamarquesa, os holandeses se classificam antecipadamente. A Holanda soma três pontos, contra três do Japão e zero dos demais.
Depois de um primeiro tempo burocrático das duas equipes, a Holanda voltou melhor na etapa final e fez o gol da partida aos dez minutos. Van Persie recebeu dentro da área e rolou para Sneidjer, que chegava de trás. O camisa 10 encheu o pé e o goleiro Kawashima não segurou. Bola na rede, 1 a 0.
Os europeus ainda tiveram outras duas chances de ampliar, mas Afellay, que entrou no lugar de Sneidjer, perdeu ambas. Okazaki desperdiçou também a chance do empate para o Japão, em lance de perigo. O placar se manteve e a Holanda segue 100%.
Ficha do jogo
HOLANDA 1 X 0 JAPÃO
Estádio: Estádio de Durban, em Durban, África do Sul
Data/hora: 19/6/2010 - 8h30 (de Brasília)
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG)
Auxiliares: Hernán Maidana (ARG) e Ricardo Casas (ARG)
Público: 62.010 pagantes
Cartão Amarelo: Van der Wiel (HOL)
Gol: Sneijder, 7'/2ºT (1-0);
HOLANDA: Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Sneijder (Afellay, 36'/2ºT); Kuyt, Van der Vaart (Elia, 26'/2ºT) e Van Persie (Huntelaar, 41'/2ºT). Técnico: Bert van Marwijk.
JAPÃO: Kawashima, Nagatomo, Nakazawa, Túlio Tanaka e Komano; Abe, Hasebe (Okazaki, 31'/2ºT), Endo, Matsui (Nakamura, 18'/2ºT) e Okubo (Tamada, 31'/2ºT); Honda. Técnico: Takeshi Okada.
Comentário da Redação
Holandeses jogando para o gasto
Com 100% de aproveitamento até aqui no Mundial, a Holanda vem cumprindo bem o seu papel nesta primeira fase. Porém, o time do técnico Bert van Marwijk não está jogando o que eu esperava dela. Eles parecem até estarem se poupando para desafios maiores. Tanto que Arjen Robben, recuperado de lesão, ainda não pisou nos gramados sul-africanos.
E Robben vem fazendo falta à equipe, pois Van Marwijk não soube reposicionar seus jogadores sem o craque do Bayern. Com Van der Vaart entre os titulares, a equipe joga no 4-5-1, com ele na esquerda, Kuyt na direita e Van Persie centralizado no ataque. Nessas funções, os três não conseguem render o melhor.
Van der Vaart é meia-armador e poderia jogar pelo meio, onde está Sneidjer, que deveria chegar mais de trás. E Kuyt faria o papel de centroavante muito melhor do que Van Persie, que passou os 90 minutos e mais os acréscimos do jogo contra o Japão escondido entre os defensores orientais.
Mesmo perdida taticamente, a Holanda ainda consegue manter um pouco do bom futebol. Fez o bastante para conseguir seis pontos e está jogando para o gasto, muito próximo da segunda fase. Só que, chegando lá, será preciso muito mais qualidade para ir longe neste Mundial. E o que não falta são opções no elenco para oferecer um jogo mais agradável aos nossos olhos.
Conceitos - HOLANDA
Stekelenburg - BOM: Fez boas intervenções quando exigido.
Van der Wiel - REGULAR: É um marcador interessante, mas parece ter medo de ir ao ataque. O jogo da Holanda pela direita, na saída de jogo, é quase nulo.
Heitinga - REGULAR: Deu alguns espaços para o Japão, principalmente no segundo tempo.
Mathijsen - BOM: Pelo seu setor do campo as coisas foram muito mais tranquilas para a equipe holandesa.
Van Bronckhorst - REGULAR: Esteve bem na marcação, mas errou alguns passes infantis na saída de jogo.
Van Bommel - BOM: Parecia um leão de chácara. Quase não saiu da defesa e fez seu papel com qualidade.
De Jong - REGULAR: Idem ao de cima. Porém, não deu ritmo na saída de jogo. Se atrapalha demais com a bola.
Sneijder - BOM: Não foi um espetáculo, mas deu qualidade ao jogo holandês quando necessário e ainda marcou o gol da vitória.
(Afellay) - REGULAR: Entrou bem no jogo, com espaço, mas perdeu dois gols feitos. Aí não pode!
Kuyt - BOM: Mesmo jogando numa posição equivocada, a meu ver, deu trabalho para a defesa do Japão.
Van der Vaart - PÉSSIMO: Não sabe o que faz em campo. Não consegue jogar pelo lado do campo, e quando tenta vir pelo meio acaba se enroscando com Sneidjer.
(Elia) - REGULAR: Não entrou com o mesmo ímpeto do jogo contra a Dinamarca.
Van Persie - REGULAR: Jogando como centroavante, teve apenas uma boa aparição no jogo, na assistência para o gol de Sneidjer. Só por isso não ganhou um sonoro péssimo!
(Huntelaar) - SEM CONCEITO: Entrou nos minutos finais.
Téc: Bert van Marwijk - PÉSSIMO: Está claramente poupando Robben para etapas maiores no Mundial, mas não soube ainda achar a formação ideal. Está prejudicando o futebol de Van Persie e Van der Vaart, principalmente. Acorda, professor!
JAPÃO
Os japoneses tiveram uma ótima atuação defensiva. Tirando o goleiro Kawashima, que falhou no gol da Holanda, os demais defensores estavam em tarde inspirada. Destaque para o brasileiro naturalizado Marco Tulio Tanaka, que não perdeu uma bola. No ataque, Matsui e Honda infernizaram a vida dos zagueiros holandeses, mas faltou colocar a bola na rede.
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário