
Com o resultado, o time do Parque São Jorge permanece na liderança do Campeonato Brasileiro, agora com 18 pontos ganhos, mesmo número que o Ceará, que continua em segundo pelo saldo de gols, (critério de desempate em que o Corinthians tem um gol a mais que o time cearense).
Mas a liderança pode ser perdida nesta quinta-feira, quando termina a oitava rodada. Se o Fluminense bater o Presidente Prudente no Maracanã, empata em pontos ganhos e fica na frente no critério de desempate por vitórias.
Ficha do jogo
CEARÁ 0 X 0 CORINTHIANS
Estádio: Castelão, Fortaleza (CE)
Data/hora: 14/7/2010 - 21h50
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Dibert Predosa Moisés e Hilton Moutinho Rodrigues (RJ)
Renda/público: R$ 974.265,00 / 44.500 pagantes
Cartões amarelos: Geraldo, Careca, Fabrício, Oziel e Misael (Ceará); Chicão, Elias e Souza (Corinthians)
CEARÁ: Diego Menezes; Oziel, Fabricío, Jorge Luiz, Michel, Ernandes; Careca, João Marcos, Geraldo (Tony); Washington e Misael.. Técnico: Estevam Soares
CORINTHIANS: Julio César; Alessandro, Chicão, William, Roberto Carlos; Ralf, Elias, Matías Defederico (William Morais), Bruno César, Danilo (Tcheco); Iarley (Souza). Técnico: Mano Menezes
Comentário da Redação
Falta alguém para o lugar do Ronaldo
A parada da Copa tinha tudo para ser perfeita para o Corinthians. Além de o Mano poder ajeitar mais o time, teria tempo para recuperar o Ronaldo. Entretanto, pra mim ela se tornou decepcionante. Inacreditavelmente, o Fenômeno segue fora de combate. Para completar, cria-se um problema para mais uma posição: Felipe não joga mais pelo clube.
Pelo menos hoje, goleiro não foi o problema. Porém, não se pode falar o mesmo do centroavante. O Corinthians não tem um homem de área em bom nível para jogar atualmente. E o único jogador realmente da posição disponível que tem, não foi escalado. Iarley não pode jogar como o homem mais avançado do ataque, assim ele mais atrapalha do que ajuda assim.
Souza, apesar de não ser o ideal, seria bem mais útil. Faria a bola parar mais no ataque, criaria mais opção de jogadas e oportunidades. Mano só foi perceber isso quando ficou nítido demais, na etapa final, a ponto de a bola bater no ataque e voltar a todo momento. Quando Souza entrou, o Timão já segurou mais a bola na frente, teve mais poder ofensivo.
Ao menos o Corinthians buscou a vitória, mostrou quem é o time grande, e não se contentou apenas com um empate. Mas, ainda que o time sofra com outros defeitos e que individualmente quase todos não tenham ido bem hoje, o ataque foi mesmo o grande problema. Também sem Dentinho e Jorge Henrique, os paulistas não conseguiram furar a melhor defesa da competição até o momento.
Conceitos - Corinthians
Julio César - BOM: Não tenho confiança nele, mas hoje foi bem. Trabalhou direitinho durante todo o jogo, e fez uma defesa sensacional aos 43 da etapa final.
Alessandro - REGULAR: Foi bem na marcação, mas pouco apoiou.
Chicão - REGULAR: Tirando uma falta boba que fez por irritação, fez o básico e não comprometeu. Teve a chance de ser herói do jogo em cobrança de falta na segunda metade do segundo tempo, mas bateu mal.
William - REGULAR: Desarmou precisamente em alguns lances e foi mal e lento em outros.
Roberto Carlos - PÉSSIMO: Não deu a saída de bola qualificada que se espera dele, não conseguiu chegar à linha de fundo e ainda tomou um sufoco do lateral-direito Oziel.
Ralf - REGULAR: Pouco foi visto em campo. Faltou chegar mais à frente quando teve liberdade.
Elias - REGULAR: Estático quando o Corinthians tinha a bola, faltou dar mais opção. Está devendo uma boa partida fora do Pacaembu.
Defederico - PÉSSIMO: Não acerta UMA jogada. As vezes parece que faz de sacanagem, de tão inacreditável que é. Só falta depois reclamar que do técnico que o substituiu. Isso serve para a torcida também, que lamentavelmente fala do argentino como se ele fosse um craque injustiçado pelo Mano.
(William Morais) - REGULAR: Fez uma ou outra boa jogada, e depois sumiu.
Bruno César - BOM: Disparado o melhor jogador desde que entrou no time, e hoje fez mais uma boa partida. Quase marca um golaço.
Danilo - PÉSSIMO: Para variar, lento em velocidade e raciocínio.
(Tcheco) - REGULAR: Tirando uma ou outra bola perdida de forma ridícula, jogou direitinho nos pouco mais de 15 minutos que esteve em campo.
Iarley - PÉSSIMO: Cisca pra lá, cisca pra cá, e faz a jogada errada...
(Souza) - REGULAR: Como eu disse acima, colaborou para melhorar o poder ofensivo do time. Individualmente, entretanto, não teve oportunidade de fazer grande coisa.
Téc: Mano Menezes - PÉSSIMO: Deveria ter começado com um verdadeiro centroavante no time. Quando mexeu, não foi bem. Defederico deveria ter saído mesmo, mas o Souza seria a melhor opção logo na primeira mexida, e recuado o Iarley aonde ele gosta de jogar, como segundo atacante. E com Jucilei no banco, colocar o garoto William Morais e o Tcheco é brincadeira.
CEARÁ
Apesar da fraqueza no ataque do adversário, o time nordestino mostrou que não tem a defesa menos vazada do Campeonato por acaso. Bem posicionada, também dificultou bastante a vida para os corintianos. E é nisso que o Vôzão tem apostado, se segurar na defesa e arrumar pelo menos um golzinho na frente. Tanto que até aqui havia vencido todos os jogos no Castelão, contra times do nível de Fluminense e Cruzeiro, sem tomar um único gol.
Apesar da ótima campanha, não acredito que o Ceará brigue nem mesmo por uma vaga no G-4 ao final do Campeonato. Esses pontos somados até aqui, servem para criar uma gordura para não correr grandes riscos de rebaixamento. Mas uma classificação para a Copa Sul-Americana já seria um feito para o Alvinegro.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário