
Aos 28 minutos do primeiro tempo, André Santos cruzou com precisão e Neymar, de cabeça, abriu o placar para o Brasil. Alexandre Pato, que teve um gol anulado minutos antes, fez o segundo aos 45, em belo passe de Ramires: 2 a 0.
No segundo tempo, o Brasil nçao marcou, mas não faltaram chances. Ganso e Robinho carimbaram a trave americana, enquanto Neymar, Carlos Eduardo e Pato perderam chances incríveis. Mas foi só. O torcedor brasileiro gostou.
Ficha do jogo
ESTADOS UNIDOS 0 X 2 BRASIL
Estádio: New Meadowlands, em Nova Jersey (EUA)
Data/hora: 10/8/2010 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Silviu Petrescu (CAN)
Auxiliares: Joseph Fletcher (CAN) e Daniel Belleau (CAN)
Cartões amarelos: David Luiz (BRA)
GOLS: Neymar, 28'/1ºT (0-1); Alexandre Pato, 45'/1ºT (0-2)
ESTADOS UNIDOS: Howard (Guzan, Intervalo), Spector, Gonzales, Bocanegra (Goodson, 16'/2ºT) e Bornstein; Bradley, Bedoya (Gomez, 21'/2ºT), Feilhaber (Altidore, Intervalo) e Donovan (Finley, 16'/2ºT); Edu e Buddle (Kljestan, Intervalo). Técnico: Bob Bradley.
BRASIL: Victor, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e André Santos; Lucas, Ramires (Hernanes, 13'/2ºT) e Paulo Henrique Ganso (Jucilei, 44'/2ºT); Robinho (Diego Tardelli, 35'/2ºT), Neymar (Ederson, 26'/2ºT ) (Carlos Eduardo, 29'/2ºT) e Alexandre Pato (André, 21'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.
Comentários da Redação
Boa, Mano!

Entre todos os acertos do Mano, o maior deles foi montar a Seleção com a cara do melhor time do Brasil na atualidade, o Santos Futebol Clube. Não apenas colocou a base da equipe, com Neymar, Ganso e Robinho, mas também armou um esquema tático idêntico ao de Dorival Júnior, inclusive nas peças escolhidas - por exemplo, a dupla de volantes, com Lucas e Ramires (espelho de Arouca e Wesley).
Foram apenas dois dias para treinar e entrar em campo e não haveria solução melhor para esta partida do que colocar os jogadores mais entrosados e qualificados entre os convocados. Por essas e outras, deixando a euforia de lado, parabéns ao Mano.
Na torcida
Quem me acompanha aqui sabe o quanto eu venho desprezando a seleção brasileira e não é de hoje, por uma série de fatores. Hoje, confesso que torci muito, mesmo sabendo que o jogo não tinha toda essa importância. Mas foi um jogo especial, que pode ter significado o início do resgate do verdadeiro futebol tupiniquim.
Conceitos
Victor - BOM: Foi pouquíssimo exigido neste jogo, mas fez uma defesa sensacional no segundo tempo.
Daniel Alves - PÉSSIMO: Destoou completamente do resto do time. Até teve alguns bons momentos, mas ficou abaixo dos demais.
David Luiz - BOM: Uma estreia muito firme e segura. Sentiu um pouco a falta de entrosamento com o Thiago, mas pareceu ter muito futuro com a camisa amarelinha.
Thiago Silva - BOM: Assim como seu colega, neutralizou o ataque americano sempre que necessário. Será que Juan e Lúcio estão mesmo com os dias contados?
André Santos - ÓTIMO: Gostei muito do André, chegando ao ataque com qualidade. Inclusive, foi dele o cruzamento para o gol de Neymar. Alguém explica como um cara desses não foi para a Copa?
Lucas - ÓTIMO: Um dos melhores em campo. Jogou bem fixo como primeiro volante e foi um autêntico "limpa-trilhos". E dá uma qualidade muito grande na saída de jogo.
Ramires - BOM: Jogou fácil, com bom passe e velocidade. Só abusou um pouco das faltas...
(Hernanes) - BOM: Entrou muito bem no jogo e não deixou a peteca do meio-campo cair.
Ganso - BOM: Maestro do time de Mano, mostrou maturidade e tranquilidade com a camisa 10 nas costas. Vai render ainda muito mais na Seleção.
(Jucilei) - SEM CONCEITO: Nem tocou na bola.
Robinho - BOM: Foi um capitão muito importante, tal qual no Santos. Chama muito a marcação e abre espaços para os meninos. Será fundamental nessa reconstrução do elenco canarinho.
(Diego Tardelli) - REGULAR: Teve um tempinho pra jogar, mas pouco fez.
Neymar - ÓTIMO: O melhor em campo. Muita gente gosta de chamá-lo de irresponsável e imaturo, mas o que nunca falta a ele é personalidade. Logo na estreia, um gol de cabeça e lances geniais. E estamos falando de um menino de apenas 18 anos.
(Ederson) - SEM CONCEITO: Se machucou em menos de três minutos em campo. Uma pena.
(Carlos Eduardo) - REGULAR: Entrou com uma movimentação boa, mas errou muitos passes. E perdeu um gol incrível, dentro da pena área.
Alexandre Pato - BOM: Retornou à Seleção com sorte, jogando entre três super craques. Movimentou bem e fez seu golzinho. Importante.
(André) - REGULAR: Buscou o gol durante os mais de 25 minutos que esteve em campo, mas não conseguiu. Teve sua última oportunidade de atuar no quarteto santástico antes de seguir para a Ucrânia.
Téc: Mano Menezes - ÓTIMO: Foi apenas um amistoso, é começo de trabalho e temos de ter calma. Isso todo mundo sabe, mas nem por isso deixo de exaltar o belo início de Mano na Seleção. Principalmente pela humildade em reconhecer o que há de melhor no momento, inclusive taticamente. Se o objetivo é resgatar a arte no futebol brasileiro, o caminho começou a ser trilhado nesta terça-feira.
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Ótima análise, concordo com todos os conceitos. Mano mandou muito bem, excelente estreia. Futebol muito agradável da seleção. Eu também sou um dos que voltam a torcer para o Brasil.
ResponderExcluirAlguns comentários sobre as atuações:
- Neymar jogou com uma personalidade imensa. Foi bem demais.
- Ganso é brilhante, fez cada jogada fantástica, que dá gosto.
- O zagueiro David Luiz é muito bom jogador, entrou com muita personalidade, e tem tudo para seguir como titular.
- André Santos fez mesmo uma partida muito boa. Vai render muito nas mãos do Mano. O Brasil volta a ter um lateral-esquerdo de bom nível.
- O capitão Robinho, que tanto critico, me agradou também. Embora não tenha sido brilhante com a bola nos pés, teve personalidade, se movimentou bastante, abriu espaços, como você disse, e soube soltar a bola com rapidez, com bom passes de primeira.
- Para finalizar: Volta, Maicon! É o que faltou neste time, um lateral-direito COMPLETO como é o jogador (ainda) da Internazionale.