Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 7 de novembro de 2010

Campeonato Brasileiro > Timão vence Tricolor e segue forte na luta pela taça

* Elias e Dentinho marcaram os gols da vitória alvinegra

A boa fase na ‘era’ Paulo César Carpegiani e o Morumbi cheio não foram suficientes para o São Paulo encerrar um jejum de 44 meses sem vitória diante do Corinthians. Na tarde deste domingo, o time alvinegro venceu por 2 a 0 e aumentou para 11 o número de clássicos sem perder para o rival tricolor. Com o triunfo, o clube de Parque São Jorge soma 60 pontos e segue a um ponto do Fluminense.

Em um jogo estudado, o Corinthians teve mais o domínio do jogo, e conseguiu fazer 1 a 0 quase no fim do primeiro tempo. Aos 39 minutos, Jucilei percebeu a penetração de Elias nas costas do lateral-esquerdo Diogo e fez a assistência. O camisa 7 alvinegro invadiu a área sozinho e chutou forte, no ângulo.

Na volta para o segundo tempo, Carpegiani deixou o time ofensivo, colocando Ilsinho e Jorge Wagner nas laterais. O Tricolor ensaiou uma pressão, mas não surtiu muito efeito. E novamente aos 39, só que da etapa final, o Alvinegro marcou. Alessandro entrou em velocidade na grande área e cruzou para Dentinho completar e garantir os três pontos.

Ficha do clássico
SÃO PAULO 0 X 2 CORINTHIANS

Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Data/hora: 7/11/2010 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa - RS)
Auxiliares: Aultemir Hausman (Fifa - RS) e Carlos Berkenbrock (Fifa - SC)
Renda e público: R$ 1.262.401,59 / 42.667 pessoas
Cartões amarelos: Alex Silva, Ilsinho e Dagoberto (SAO); Roberto Carlos e Ronaldo (COR)
Gols: Elias, 39'1ºT (0-1); Dentinho, 39'/2ºT (0-2)

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Jean, Alex Silva, Miranda e Diogo (Jorge Wagner); Rodrigo Souto, Casemiro (Ilsinho), Lucas e Fernandão (Marlos); Dagoberto e Ricardo Oliveira. Técnico: Paulo César Carpegiani.

CORINTHIANS: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias (Paulinho), Jucilei e Bruno César (Danilo); Dentinho e Ronaldo. Técnico: Tite.

Fonte: Uol
Foto: Terra


Comentário da Redação
Visão corintiana > Vitória de um time maduro, de campeão
Por Pedro Silas - pedro_sccp@yahoo.com.br

Não valeu vaga à final e nem título, mas essa importante vitória sobre o São Paulo me lembrou muito o último confronto de mata-mata entre as equipes, no Paulistão de 2009, pela semifinal, no mesmo Morumbi, na era Mano Menezes. Foi um triunfo de time maduro, com cara de campeão.

No entanto, por detalhe (o vascaíno Nunes mandou na trave do Flu no fim do clássico carioca) o time paulista segue não dependendo apenas de suas próprias forças para levar a taça. E os adversários do atual líder até o fim não anima muito os corintianos: Goiás (C), São Paulo (F), Palmeiras (F) e Guarani (C).

Mas o dever de hoje foi cumprido. Precisando vencer para seguir na cola do Fluminense ou até ultrapassa-lo em caso de tropeço do time carioca, o Timão não foi em momento algum um time nervoso e precipitado. Atuou de um modo excelente no primeiro tempo, controlando e dominando muito bem o jogo e não deixando o rival pressionar.

Mais do que dominar, o Alvinegro dava pinta de que estava a passos de arrumar uma grande chance de gol. Ensaiou oportunidade boa em chute de Dentinho, conseguiu outra ainda melhor com Bruno César, e na terceira, Elias não perdoou e fez um belo gol após ótimo passe de Jucilei.

Nos primeiros 15 minutos da etapa final, o time de Tite, como tem sido comum, deu uma recuada - hoje, até pela qualidade do Tricolor, que foi reforçado com laterais ofensivos no intervalo - e Júlio César teve que trabalhar bem mais uma vez. Aos poucos, porém, a partida voltou a ser esfriada pelos visitantes, e Dentinho sacramentou a bela vitória no Morumbi.

Agora, dois jogos difícilimos e decisivos pela frente para o Corinthians: Cruzeiro, no Pacaembu, e o duelo contra o desesperado Vitória, no Barradão. E até pelos dois últimos desafios do líder Fluminense, acredito que quem terminar a 36ª rodada na ponta, será o campeão. Será que dá para o Timão?

Conceitos - CORINTHIANS

Júlio Cécar - ÓTIMO: Perfeito nas jogadas aéreas e saídas de gol, pegou muito hoje. Mostrou mais uma vez que o time pode contar com ele.
Alessandro - BOM: Boa atuação e passe para o gol do Dentinho.
Chicão - BOM: Discreto e eficiente.
William - BOM: Bem no jogo aéreo, fez boas antecipações.
Roberto Carlos - REGULAR: O mesmo de últimamente. Nem ruim, nem bom.
Ralf - BOM: Incansável e muito bem na marcação, sobretudo no primeiro tempo.
Elias - BOM: Rei do clássico majestoso, deixou mais uma vez sua marca contra o São Paulo.
(Paulinho) - BOM: Jogou pouco tempo, mas participou da jogada do gol do Dentinho.
Jucilei - BOM: Desarmou muito e meteu um bolão para o Elias abrir o placar.
Bruno César - REGULAR: Apagado, quando apareceu foi para perder um gol.
(Danilo) - REGULAR: Entrou no meio do segundo tempo e não fez diferença em campo.
Dentinho - BOM: Deu uma melhora no ataque nessa sua volta como titular, e definiu a vitória.
Ronaldo - REGULAR: Teve sua importância para puxar marcação, porém foi pouco participativo.
Téc: Tite - BOM: Em quatro jogos, venceu três e empatou um e recolocou a equipe fortemente na luta pelo título. Fez certíssimo em escalar o Dentinho desde o início.

Visão tricolor > Resta pensar em 2011
Por Ricardo Pilat - ricardo.pilat@yahoo.com.br

Agora, mais do que nunca, o São Paulo deve pensar em 2011. A busca por uma vaga na Libertadores do próximo ano é sonho quase impossível. Com mais uma derrota diante do Corinthians, o Tricolor fica a cinco pontos do G-4 - que pode virar G-3 caso um brasileiro vença a Sul-Americana.

O time de Paulo César Carpegiani até se saiu bem na partida, criou boas oportunidades e teve chance para levar pelo menos um ponto para casa. Porém, como em todo o ano de 2010, faltou competência na hora de decidir. Pelo contrário, do outro lado, havia um rival acostumado com decisões e que soube ganhar o jogo com naturalidade, sem abrir mão de uma proposta defensiva.

O grande erro tricolor na partida, aliás, foi a marcação pelas laterais. No primeiro tempo, Diogo foi uma avenida pelo lado esquerdo e por ali o Corinthians criou as melhores chances - inclusive a do gol. Na etapa final, Jorge Wagner entrou na esquerda e Ilsinho na direita. A marcação piorou e o ataque melhorou menos do que deveria.

Melhor para o Timão, que não perde para o São Paulo há 11 jogos (três anos) e fica vivo na luta pelo título. O Tricolor, que evoluiu bastante com Carpegiani, precisa melhor pensar na próxima temporada. Não adianta criar falsas expectativas para este resto de campeonato.

Conceitos - SÃO PAULO

Rogério Ceni - BOM: Não teve culpa nos gols e ainda fez outras boas defesas.
Jean - BOM: Enquanto jogava pela lateral direita, fez bom papel defensivo. Na etapa final, contribuiu também no meio.
Alex Silva - REGULAR: Teve dificuldades para acompanhar Dentinho e Bruno César. Se irrita muito fácil diante de adversidades.
Miranda - REGULAR: Não é mais aquele jogador seguro e participativo de outros tempos.
Diogo - PÉSSIMO: Ofereceu uma avenida ao Corinthians no primeiro tempo.
(Jorge Wagner) - REGULAR: Não melhorou o time defensivamente e pouco contribuiu no ataque.
Rodrigo Souto - BOM: Um dos poucos que conseguiu segurar o ataque corintiano.
Casemiro - REGULAR: Apareceu muito pouco. Fez falta na saída de bola da equipe.
(Ilsinho) - REGULAR: Até esboçou alguns lances perigosos no ataque, mas entrou como lateral e sofreu para se encontrar na marcação. Ou melhor, não se encontrou. Levou um vareio do Dentinho.
Lucas - REGULAR: Alguns lampejos na primeira etapa e só.
Fernandão - PÉSSIMO: Figura completamente nula. Deixa o ataque do São Paulo muito lento.
(Marlos) - PÉSSIMO: Figura apática e escondida.
Dagoberto - PÉSSIMO: Idem ao de cima.
Ricardo Oliveira - REGULAR: Não leva um conceito pior pelo esforço. Mas deixou muito a desejar.
Téc: Paulo César Carpegiani - BOM: Acredito que escalou bem o time fez a as alterações corretamente. Era o que poderia ser feito.

Direto da Redação












Redator:
Pedro Silas

pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário