Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Comentário da Redação > No domingo a história é outra

Não causou furor no torcedor santista a vitória desta quarta-feira diante do Kashiwa Reysol, por 3 a 1, na estreia do time no Mundial de Clubes. Para alguns, o pessimismo até aumentou para a provável final contra o Barcelona.

Porém, domingo a história será outra. Para começar, o jogo de hoje tinha o fator nervosismo pela partida inicial e isso pesa bastante. O peso é ainda maior depois do papelão do Inter em 2010, diante do Mazembe. O Santos estava pressionado para fazer sua obrigação, que era passar à final.

E a decisão, diante de um dos maiores times de todos os tempos, será muito mais leve para os Meninos da Vila. Se perderem, ninguém vai criticá-los. Se por acaso vencerem, serão lembrados como heróis.

Mesmo assim, é importante que Muricy Ramalho corrija muitas coisas para a decisão. Não me agradou ver o Kashiwa com mais posse de bola que o Santos, por exemplo. Se tivesse alguns jogadores de mais qualidade no ataque, o time japonês poderia ter melhor sorte, pois criou boas chances.

A defesa praiana também colaborou bastante. Dessa vez, Durval pela esquerda não funcionou, e os zagueiros bateram cabeça durante os 90 minutos. A proteção de Henrique e Arouca também não estava como deveria. O primeiro falhou feio no gol isolado do Kashiwa. O último, ao menos, compensou com boas saídas de bola.

Quatro jogadores desequilibraram a partida. Danilo pelo gol e pela excelente partida tática, na defesa e no ataque; Ganso, que mesmo com mais uma polêmica em andamento fora de campo, mostrou por que tem de ser o camisa 10 da Seleção; Borges, que não brilhou, mas fez um lindo gol na hora certa; e Neymar, que fez outro golaço e apresentou um cartão de visita daqueles aos espectadores do mundo inteiro.

O camisa 11 não fez a grande partida que eu esperava, o que pode ser mais um alento ao torcedor santista para a final. Ele pode render muito mais. E acredito que a individualidade dele e outros grandes jogadores do Santos pode fazer a diferença no domingo, desde que a defesa não dê as bobeiras que deu hoje.


Ganhar do Barcelona é MUITO difícil, mas não é impossível. Desde que haja 11 jogadores de cada lado, tudo é possível. Ainda mais quando do lado santista temos Neymar e Ganso.

Conceitos

Rafael - REGULAR: Não participou muito do jogo. E achei que pulou atrasado no lance do gol.
Danilo - ÓTIMO: O melhor em campo. Fez uma das melhores partidas dele jogando na lateral-direita com a camisa do Santos.
(Bruno Aguiar) - SEM CONCEITO: Entrou no fim.
Edu Dracena - PÉSSIMO: A cada ataque do Kashiwa pra cima do capitão santista, a torcida do Peixe ia à loucura.
Bruno Rodrigo - REGULAR: Foi apenas um pouco melhor que o colega de zaga. Bem no jogo aéreo, ruim no resto.
Durval - REGULAR: Teve muita dificuldade para segurar o Kashiwa pelo setor esquerdo da defesa. O tal do Sakai, que fez o gol e estava sendo especulado pelo Santos, se aproveitou bastante do setor.
Arouca - BOM: Fez uma boa partida, especialmente ao conduzir a bola da defesa ao ataque. Mas teve dificuldades para encontrar sua posição defensiva... poderia ter se fixado mais do lado esquerdo para ajudar o Durval.
Henrique - PÉSSIMO: Muito mal, muito mesmo. Não acertava um passe. E falhou no gol japonês.
Elano - REGULAR: Mal participou do jogo. Dou um desconto aqui pela falta de ritmo de jogo do meia e pela disposição de ajudar na marcação.
(Alan Kardec) - REGULAR: Entrou para tentar deixar o time mais ofensivo.Não conseguiu.
Paulo Henrique Ganso - ÓTIMO: Mesmo com mais um atrito com a Diretoria do Santos, Ganso não decepcionou a torcida dentro de campo. Foi decisivo, seguro e ajudou a conduzir o time a uma vitória mais tranquila do que poderia ter sido. Joga demais!
Borges - BOM: Fez o gol (o que vale muito) e pouco mais.
(Ibson) - SEM CONCEITO: Não jogou o bastante para ser avaliado. Mas quase fez um gol.
Neymar - BOM: O golaço do camisa 11 abriu as portas para a vitória do Santos, mas Neymar não jogou tudo o que sabe. Espero que tenha guardado seu repertório para encarar seu maior desafio com a camisa alvinegra, no domingo.
Tec: Muricy Ramalho - BOM: Escalou a equipe corretamente e fez as alterações nos momentos certos. Agora terá de quebrar a cabeça para derrotar o Barcelona. E diante dos catalães, seu papel será muito mais psicológico do que tático ou técnico.

Foto: Terra


Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Siga-me: @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário