Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Comentário da Redação > Chega de estagiário!

Fim da linha? (Foto: Globo.com)
Foi injusto! Sim, o Santos não merecia de jeito nenhum sair de Porto Alegre derrotado pelo Grêmio, muito menos por 2 a 0. O placar não diz o que foi o jogo na nova arena gremista, que sacramentou a eliminação do meu Peixe da Copa do Brasil. Doeu bastante a derrota, porque mesmo em reformulação, o time mostrou raça, aplicação tática e perdeu muitas chances claras de gol. Foi derrotado em lances isolados de total desatenção.

Pode parecer injusto dizer que a culpa é do técnico depois de tudo isso que falei. Sim, ele não é o principal culpado. Culpa mesmo tem quem colocou ele lá. Mas ele estar lá é um erro.

Claudinei me parece um cara legal, gente boa e até entende de futebol. Tem uma atenção mil vezes maior com o dia a dia, do treino, da conversa com os jogadores do que tinha o Muricy. Mas falta pra ele experiência. E além disso, sem estabilidade no cargo, falta também ousadia. O medo de perder é maior que tudo e faz com que ele cometa bobagens.

Ontem, ele deu o azar de perder Montillo com 20 minutos de jogo, quando o Santos crescia na partida. Ali foi bem, colocou Léo Citadini na vaga do argentino. O jovem meia não foi bem, mas a alteração foi a mesma que eu faria. E havia escalado bem o time, com Renê Júnior e Alisson. A dupla de volantes deu uma proteção nunca antes vista para nossa defesa. No geral, equilibramos o jogo na Arena.

Porém, Claudinei se perdeu completamente no segundo tempo. Gabriel perdeu um gol feito, sem goleiro. Dois minutos depois, gol do Grêmio. Isso com dez minutos da etapa final. Aí o ESTAG tirou o bom menino, que jogava bem apesar do vacilo citado, e colocou nosso bravo Everton Costa, que matou nossas jogadas de contra-ataque.

(Foto: Divulgação Grêmio)
Mesmo assim, o Santos era melhor, o Grêmio pouco criava. Então, Claudemir (eu sei que tá errado o nome, mas é que toda hora me confundo sobre o nome correto. Só quis mostrar o quanto é difícil ter um avulso como técnico) fez a maior das bobagens! Tirou Renê Jr, um dos melhores em campo, pra colocar o Neto, que é zagueiro e não jogava havia uns quatro meses. Deixou o time com três zagueiros e um volante, faltando dez minutos pro fim do jogo.

Claro que só podia dar merda! O time virou uma bagunça defensiva. Perdeu o meio-campo e os zagueiros não sabia mais onde ficar direito. Aí o Grêmio meteu o segundo gol e impediu o que seria um lucro para nós, que o jogo fosse decidido nos pênaltis. O gol gremista beirou o bizarro... 300 tricolores dentro da área e dois defensores nossos apenas, sendo que nenhum deles era zagueiro. Boa, Claudemir, funcionou direitinho sua estratégia!

Enfim, o time mostrou alguns bons sinais, mas é complicado manter um estagiário no comando. Não só porque ele não está pronto pra ser técnico de clube grande, mas também porque ele mesmo não se sente seguro no cargo sabendo que qualquer derrota pode lhe custar a cabeça.

Por isso volto a dizer que o maior culpado é quem o pôs lá, quem faz com que tenhamos essa situação desconfortável para todos. O problema é: quem pôs ele lá? Quem manda no Santos hoje? Quem? Eu voto em ninguém! O clube está completamente abandonado e o futuro só traz perspectivas piores.

Ps: Precisamos de time também, jogadores de alto nível. Senão não tem técnico que resolva.

Conceitos

Aranha - REGULAR: Não teve culpa nos gols, mas também deu uns sustos nas saídas de bola, pra variar.
Galhardo - REGULAR: Jogou bem até, pro seu nível. Ou seja, foi regular.
Gustavo Henrique - REGULAR: Pode jogar mais que jogou ontem. Muito bicão e pouco futebol.
Durval - RUIM: Esse daí jogou o normal. Falhando em todos os gols.
Mena - BOM: Seu forte é marcação e nisso foi muito bem.
Alisson - ÓTIMO: Mais uma partida muito boa. Muita aplicação. Se saiu bem do lado do Renê.
Renê Júnior - ÓTIMO: Melhor em campo ao lado do seu companheiro de "volância". Pena que saiu no final do jogo e deu lugar a um zagueirão, o que fudeu comprometeu o time todo.
(Neto) - SEM CONCEITO: Não teve culpa na derrota, nem teve tempo de falhar. O problema foi a mudança tática que sua entrada proporcionou.
Cícero - REGULAR: Sem Montillo, devia ter aparecido mais.
Montillo - BOM: Jogou só 20 e poucos minutos, mas fez boas jogadas. Uma pena mesmo que se machucou... logo agora que estava jogando bem, finalmente.
(Léo Citadini) - RUIM: Entrou mal demais. Sentiu o jogo.
Gabriel - REGULAR: Muito esforço, mas faltou mais tranquilidade, especialmente num gol perdido sem goleiro.
(Everton Costa) - RUIM: Já vi que é mais um atacante que nos fará sofrer.
Thiago Ribeiro - RUIM: Quando vai entrar em forma?
Téc. Claudemir Claudinei Oliveira - PÉSSIMO: Um dia pode ser bom. Hoje não é. Hoje começo a campanha: "volta pra base, Claudinei"!


Curta a página do torcedor santista no Facebook: www.facebook.com/SantistaDeAlma.


_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

por Ricardo Pilat
| pilatportasio@gmail.com | @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário