Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Paddock da Redação > O GP de Monza, a saída de Massa e a volta de Kimi à Ferrari

Como todos sabem o GP de Monza aconteceu no último domingo e teve Sebastian Vettel como vencedor (de novo).  Não que eu tenha perdido o “timing” para falar à respeito da prova, mas estava esperando a confirmação da volta de Kimi Raikkonen à Ferrari, o assunto de dominou todo o noticiário do automobilismo de domingo para cá. Mas disso eu vou falar mais abaixo.

Na corrida que aconteceu na Itália, Vettel conseguiu mais uma vitória e tem o aproveitamento absurdo de 75% dos pontos disputados, se fosse no campeonato brasileiro o alemão ficaria somente atrás do líder Cruzeiro na tabela de classificação. Mas como não é, Vettel segue mais tranquilo que o Pato rumo a mais um título mundial. Seu principal rival, Fernando Alonso, está mais de 60 pontos atrás e dificilmente conseguirá o milagre de reverter a situação. O que resta nesta temporada é saber em qual prova o piloto da Red Bull irá se sagrar campeão.

Como o campeonato deste ano está praticamente decidido, o melhor é falar do futuro da categoria. Na terça-feira (10), Felipe Massa anunciou nas redes sociais que oficialmente tomou um pé na bunda da Ferrari e que agora procura uma nova equipe para o ano que vem. Segundo alguns especialistas do Globo.com, o brasileiro tem três opções: Sauber, Lotus e McLaren.

Na boa, eu vejo o futuro do Massa como companheiro do Barrichello na Stock Car, mas por enquanto acredito que ele vá parar na Sauber (a mais carroça delas). Na Lotus (que está com dificuldades financeiras dignas do Botafogo carioca), acredito que eles vão apostar em um piloto “bom e barato” e investir a grana no desenvolvimento do carro. Já McLaren, apesar da performance ruim de Sérgio Perez, o mexicano leva rios de dinheiro para o time e isso não pode ser desprezado. É Massa, Sauber em 2014 e Stock Car em 2016, será?

Com a saída de Massa, a Ferrari confirmou a volta de Kimi a Maranello, cinco anos depois de sair brigado do time. A volta do “homem de gelo” traz um simbolismo. O finlandês foi o último piloto a ganhar um título com as cores da Ferrari, tarefa que coube a Fernando Alonso nos últimos anos e o espanhol tem “decepcionado”.

O que eu espero da dupla Alonso-Raikkonen para o ano que vem? Eu acho que vai sair faísca dentro o pit-lane italiano. Kimi não é um piloto que se conforma em ser coadjuvante e deve, literalmente, brigar pelo posto de primeiro piloto e estrela da companhia. Já Alonso, sempre se acostumou a ter parceiros bundões nas equipes que passou. Seja na Renault ou agora na Ferrari, ele sempre foi o destaque único do time. Na única vez em que teve que dividir os holofotes a temporada não acabou. Não faz muito tempo, Alonso teve que dividir a preferência da equipe com o então novato Hamilton na McLaren e se vocês se lembram, Alonso não terminou o ano na equipe prateada. Faísca à vista.... Certeza.

Ah, quase me esqueci do Daniel Ricciardo, que vai substituir o compatriota Webber na Red Bull. O australiano foi promovido da Toro Rosso para a Red Bull e faz o mesmo caminho que Vettel fez anos atrás, mas sinceramente eu não sei o que esperar.

E vocês? O que esperam da dupla “Alonso-Raikkonen” e do futuro do Felipe Massa? 

_____________________________________

* A coluna Paddock da Redação traz bastidores e análises da Fórmula 1, a principal categoria de automobilismo do mundo.


por Rodrigo Svrcek
| @svrcek_rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário