por Victor Mesquita | @victor_mesquita
Ah pênalti, por que você tem sido tão cruel conosco este ano? Quando o juiz apontou para a cal branca no centro da área ao invés de ficar feliz fiquei apreensivo. Sabia que, pelo nosso histórico de cobranças e a pressão que existe em cima do resultado positivo, seria um momento dramático para o bem ou para o mal. Infelizmente, novamente, foi para o mal e assim o São Paulo não passou de um 0x0 com o Corinthians nesta bela tarde de domingo no Morumbi.
O jogo foi muito equilibrado, mas nivelado por baixo. O São Paulo com desfalques importantes como Ganso e Luis Fabiano e o Corinthians com uma preguiça que não parece sumir dos jogadores neste ano. No primeiro tempo tivemos as melhores chances, mas faltou calma e pontaria. Em alguns lances eu me perguntava, será que essa bola o Fabuloso não teria colocado para dentro? Provavelmente sim, mas ele tem se machucado até andando de elevador.
No segundo tempo o Corinthians equilibrou o jogo melhorando sua marcação e apostando nos erros do Tricolor, que obviamente viriam já que nosso meio-campo é recheado de candidatos a fazer bobagens. E os de sempre fizeram! Denílson, Maicon e Douglas fizeram suas cagadas rotineiras que quase ocasionaram em gols.
O jogo foi se encaminhando a um empate justo já que nenhum time tinha capacidade de chutar em gol. Foi quando Reinaldo sofreu um pênalti aos 44 do segundo tempo. Rogério Ceni, aparentemente o único a ter colhões para bater pênalti no São Paulo, se encarregou da cobrança e desperdiçou o quarto pênalti seguido.
Nunca vocês irão ler dos meus textos criticas referente ao Rogério Ceni porque eu sou sim muito parcial neste assunto, como todos os são-paulinos deveriam ser. Ou vocês se esqueceram de que esse mesmo Rogério marcou o pênalti que desclassificou o Palmeiras na Libertadores de 2006 aos 45 do segundo tempo com um jogador a menos? Isso é só um exemplo de que são-paulino que reclamar dele por ter perdido esse pênalti estarão sendo ingratos com a própria historia de vitórias do clube.
Acho sim que temos que tentar outro cobrador, mas até agora ninguém no time chamou essa responsabilidade para si. Apenas o Jadson, que perdeu também nas mesmas circunstâncias contra o Flamengo.
Agora temos que apoiar a equipe até o fim do campeonato, independente do que aconteça. Próximo jogo é contra o Náutico no Morumbi e os 3 pontos são obrigatórios.
Conceitos
Rogério Ceni – REGULAR: Fez defesas importantíssimas na partida, só não ganhou bom por causa do pênalti perdido. Mas Mito é Mito e nada vai apagar o que ele já fez por nós.
Douglas – RUIM: É, foi só um sonho... Voltou a ser o Douglas de sempre, muito mal na marcação e péssimo no ataque.
Paulo Miranda – RUIM: Tudo bem que fazer dupla na direita com o Douglas é uma baita roubada, mas ele tem muita dificuldade com atacantes rápidos. Hoje sofreu para marcar o Romarinho e o Emerson.
Rodrigo Caio – BOM: Como zagueiro ou líbero joga demais. Sem ele por ali estaríamos perdidos.
Edson Silva – RUIM: Com ele em campo meu cardiologista já fica de stand by.
Reinaldo – REGULAR: Quase saiu como um dos heróis em campo, quase...
Denilson – RUIM: Voltou com estilo! Saiu jogando errado diversas vezes e fez mais falta que o saudoso Capitão, ex-Lusa.
Maicon – REGULAR: Foi bem no primeiro tempo, mas aí perdeu um gol nível pelada de casado contra solteiro. No segundo tempo perdeu algumas bolas que deram calafrio na torcida. Agora a pergunta que fica é: qual Maicon veremos no próximo jogo, o dos últimos jogos ou o da temporada inteira?
Jadson – RUIM: Era a chance de voltar a ser titular! Jogou na sua posição favorita mas falhou. Até começou bem, mas depois foi sumindo, sumindo, sumindo... zzzzzzzzzzzzzzzz
Ademilson – REGULAR: Habilidoso, criou diversos lances mas... Chuta essa p* no gol, caral*****!!!
(Lucas Evangelista) – SEM CONCEITO: Jogou pouco tempo, devia ter entrado antes.
Aloísio – RUIM: Ri muito com a cena dele comemorando com o Muricy o gol contra o Cruzeiro (veja o vídeo aqui). Mas isso foi a única coisa boa que eu lembro que ele fez esta semana.
(Welliton) – REGULAR: Deu mais canseira para os zagueiros corintianos. Também tinha que ter entrado antes.
Téc. Muricy Ramalho – BOM: Armou muito bem a equipe apesar dos desfalques importantes, principalmente Ganso que é hoje o craque da equipe. Único defeito do seu trabalho hoje foi a demora nas alterações.
Visão corintiana > Valeu, Cássio (e Rogério)!
por Helder Rivas | lendasdabola.blogspot.com.br | @LendasDaBola
Mais um zero a zero. Sério, por que será tão difícil marcarmos um simples gol quando estamos sem Pato e Guerrero?
Numa atuação digna das mais recentes, o Corinthians ontem não apenas foi dominado pelo São Paulo em boa parte do jogo, como mostrou os mesmos erros de sempre. Erros primários evidenciados pela falta de qualidade no passe no meio de campo, além das constantes peripécias negativas da dupla de ataque Sheik e Romarinho. Um já faz tempo que está só correndo e fazendo merda, enquanto o outro corre, chuta pro gol e faz ainda mais merda. Não à toa ambos estão até agora no bolso do grande líbero do Muricy, Rodrigo Caio (?!).
O Corinthians veio disposto a jogar por uma bola, uma chance de resolver a partida. O São Paulo, cada vez mais organizado por Muricy, veio para desafiar a ansiedade que toma conta do elenco tricolor e tentar vencer um clássico contra o grande rival. Alessandro supostamente teria a função de apoiar o ataque como qualquer lateral moderno, não fosse as idas de Ademilson (?!?!) pelo setor, dando suadouro ao veterano. Edenilson, que fora improvisado na meia e só vinha fazendo cagadas atrás de cagadas no setor, foi recuado como assistente de lateral para ajudar o camisa 2 alvinegro. Mesmo Danilo, que começou como armador e foi substituído como ponta esquerda, acostumado a jogar e decidir o Majestoso, parecia jogar vestindo calça jeans depois de uma bela feijuca.
As ofensivas corinthianas no primeiro tempo se limitavam a bolas aéreas ou cobrança de faltas, ainda assim esporádicas. Já na defesa, apesar dos já conhecidos e valorosos esforços de Gil e Ralf, quem nos salvou do começo ao fim foi Cássio. No segundo, uma simples mudança de postura deu equilíbrio técnico ao jogo (nivelado por baixo, apenas lembrando), com o Corinthians tendo e pasmem, criando chances claras! A entrada de Diego Macedo no lugar de Danilo deu uma dinâmica diferente ao jogo (ah sim, quanto a estratégia dos 3 laterais direitos em campo: simplesmente foi inovadora, brilhante e pode ser que tenhamos visto o inicio de uma era: morre a volânciabilidade e a era dos atacantes que marcam os laterais, entra o congestionamento de vários laterais em campo!).
Novamente, nosso melhor atacante foi o zagueiro Paulo André. Suas idas esporádicas ao ataque vem sendo mais perigosas do que qualquer tentativa de qualquer dupla e formação que tentemos. Tite poderia avaliar usá-lo como centroavante num futuro próximo.
Na melhor oportunidade de matar a partida, Sheik recebeu uma linda bola de Diego Macedo e arrancou sozinho desde o meio de campo. A corrida e proximidade que teve, lembrou até o 2º gol que ele marcou contra o Boca Juniors na Libertadores de 2012; já a finalização foi inédita e não lembrou absolutamente nada. Satisfeito com o 0 x 0, Tite ainda colocou Ibson para segurar o meio de campo, mas me recuso a falar desse jogador no momento.
E apesar de antes do jogo alguns são-paulinos já estarem reclamando do árbitro Wilson Luiz Seneme, o pênalti marcado aos 44 do segundo tempo teve certo requinte de crueldade, de tão mandraque que foi. Mas a defesa de Cássio foi ainda mais cruel. Tendo a chance de se aposentar com uma bela imagem marcando o gol da vitória contra seu maior algoz, ele desperdiçou a chance. Apesar das piadas e pedidos de “aposenta Rogério”, vejo que o goleiro bateu bem. Há quem diga que naquela altura não poderia haver tamanha prepotência, mas vi mérito na defesa do arqueiro corinthiano, coroando a bela partida que fez.
Quanto a Rogério, bom, deixo que o Victor Mesquita fale dele com mais propriedade, porque apesar de todo respeito que tenho pelo goleiro, faço o comparativo com meu time e vejo o quão pior poderia ser a nossa situação.
Conceitos
Cássio – ÓTIMO: fez grandes defesas e deu muita segurança a defesa durante todo o jogo. O pênalti defendido foi o “grand finale.”
Alessandro – REGULAR: estava tomando um baile do Ademilson e por conta da fragilidade defensiva, teve que virar um 3º zagueiro recebendo o apoio de Edenílson.
Gil – BOM: um monstro como sempre.
Paulo André – REGULAR: Sofreu um pouco na defesa, mas continua forte na bola aérea, inclusive no ataque. Acho que o Tite poderia considerar usá-lo como centroavante, até porque ele tem sido nosso melhor jogador na parte ofensiva.
Fabio Santos – REGULAR: voltando depois de algum tempo parado, não comprometeu e foi bem na defesa. Mas nas suas aventuras no ataque, cometeu diversos erros tentando enfeitar as jogadas.
Ralf – BOM: levou a melhor na maioria dos duelos com Jádson, mais uma vez foi o leão à frente da defesa.
Guilherme – REGULAR: o cara que devia fazer a transição da defesa para o ataque, mais uma vez jogou muito preso.
Edenílson – REGULAR: começou muito mal como meia, mas “melhorou” quando saiu para ajudar o Alessandro a marcar pela direita.
Danilo – RUIM: nem no dia em que costuma jogar melhor, o maestro decidiu. Lento, sem movimentação e errando passes demais.
(Diego Macedo) – BOM: o lateral-direito que entrou como meia jogou bem. Deixou Sheik na cara do gol e deu qualidade ao passe no meio de campo. O suposto pênalti que fez foi inventado.
Romarinho – RUIM: ontem me lembrou o Everton Santos. Você lembra desse cara? Então...
(Ibson) – IBSON: Ibson entrou para ser apenas o Ibson de sempre. Tire suas conclusões.
Emerson – PÉSSIMO: Nervoso, afoito, falando muito e jogando pouco. Perdeu um gol que não se pode perder em um clássico e por pouco não custou caro.
Téc. Tite – RUIM: A ideia inédita de ter três laterais-direitos em campo foi simplesmente genial, principalmente por ter opções de meio-campo disponíveis, como Douglas ou o recém-chegado Rodriguinho. Só que não.
_____________________________________
* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.
* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.
Direto da Redação | redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte
1 gol em 12 jogos (o gol contra nao vale), segundo pior ataque da competição, 12 empates no campeonato, coloca um lateral/volante pra armar sendo que tinha um meia no banco, termina o jogo com 3 laterais, 4 volantes, 2 zagueiros, 1 atacante e 1 goleiro
ResponderExcluirTécnico completamente perdido, não sabe mais o que fazer e a diretoria tampa os olhos achando que o time ainda tá no Japão
Eu como Corinthiana fanática e quase engenheira, só posso dizer estou emputecida. São TREZE EMPATES. TREZE. Calculando que deixamos de ganhar dois pontos por jogo, somam-se VINTE E SEIS PONTOS PERDIDOS POR PREGUIÇA E FALTA DE MOTIVAÇÃO ( claro, porque ganhar cem mil, quinhentos mil por mês é desmotivante), pontos estes suficientes para ultrapassar o atual líder. Líder este, cheio de refugiados Corinthianos, 'gigasse de passage'.
ResponderExcluirOs dois times mereciam cair de mãos dadas.
Victor, me desculpe, mas lendo suas notas, me parece que você não assistiu ao jogo.
ResponderExcluirVocê coloca "regular", "ruim", para os jogadores do SPFC, que foi MUITO superior ao rival, enquanto o Helder descreve as atuações do corintianos como "Boa" e "ótima".
Vale a pena lembrar que, estamos falando de um SPFC em uma fase delicada, a pior fase DA HISTÓRIA DO CLUBE, e não aquele timaço de 2005. Portanto, vendo a atuação do elenco nessa fase, e assistindo ao jogo ontem, ficou nítido a mudança e evolução do time, principalmente quando temos o Muricy, conhecido por ser retranqueiro, no comando.
O time jogou bem, buscou jogadas, e partiu pro ataque, principalmente no primeiro tempo. Criou muitas chances de gols, mas não teve alguém para finalizar. Apenas isso. Faltou o gol.
Mas até aí, colocar "Regular" e "ruim", pra mim, é irreal demais.
Saudações! =)