Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Comentário da Redação > O Gigante Voltou

Subindo as rampas de acesso ao Maracanã, me perguntaram: - 'Primeira vez aqui, né? ' - 'Sim' - 'Entra com o pé direito'.

Obedeci, dei um passo gigante com o pé direito antes de entrar.

A primeira sensação ao entrar dá pra ser descrita com uma palavra: impressionante.

A partir daí, é só coração acelerado, nervosismo e boca seca só de pensar no início da partida. O calor que fazia naquela quarta só contribuía com a ansiedade, como estava quente no Rio!

Foi incrível ir ao Maracanã em dia de festa, com direito a homenagem a Nilton Santos e mosaico com participação de mais de 50 mil botafoguenses.

Ouvir 50 mil vozes cantar o hino e, não sei até onde é normal, mas dois dias depois ainda estou com as músicas da arquibancada ecoando na cabeça.

Vamos ao jogo:

Ao chegar vi os preparativos para o mosaico, e fiquei observando aquele aglomerado de pessoas entrarem no estádio e irem se acomodando, preenchendo as cadeiras uma a uma. Quando os jogadores entraram em campo, a arquibancada já estava completamente tomada. A torcida formou o mosaico e cantamos o mais alto que conseguimos. Arrepiei.

Quando a bola rolou, não consegui pensar em nada direito, tentei prestar atenção no jogo, mas me pegava observando a torcida cantando sem parar, as pessoas gritando e xingando por todos os lados, tudo era novo pra mim.

O time começou com raça, não tinha jogada perdida. Partiu pra cima do adversário em contra ataques, não teve medo e por muito pouco não fez o gol numa cabeçada do El Bonde na trave aos 16 minutos. Enquanto isso o adversário não conseguia se organizar em campo, ficou mais concentrado em bater, tanto que levou 3 amarelos só no primeiro tempo.

Aos 35, Jorge Wagner cabeceou pra área e Wallyson pegou de primeira pra tirar o zero do placar. O estádio explodiu num barulho ensurdecedor, eram pessoas pulando e gritando, umas caindo por cima das outras pra comemorar o gol. 1x0

Termina o primeiro tempo e no segundo começa outro jogo. Era agora ou nunca, tudo ou nada.
O Botafogo veio tentando pressionar e muito nervoso, o retrato disso foi um falta durissíma do Edilson no Estupiñan, que ficou barato levando só cartão amarelo.

Elias entrou aos 21 no lugar do El Bonde, que novamente fez uma péssima partida. Depois disso só deu Wallyson no jogo. Recebeu passe de Lodeiro, cortou o adversário e só teve trabalho de chutar pras redes. 2x0

Placar perigoso pro Botafogo, quem torce sabe. Não dava pra vacilar, nem cometer erro individual como na semana passada. O time continuou em cima em busca de ampliar o placar e foi recompensado aos 33 quando Elias deu um belo passe pra Wallyson que fez mais um. 3x0

Maracanã inteiro gritava Olé.

Húngaro tirou o goleador da noite, que foi ovacionado pela torcida, e colocou Henrique que deixou o dele ao aproveitar um rebote do goleiro. 4x0

Goleada. Deu Botafogo. Vamos a fase de grupos da Libertadores.

E essa noite eu não esqueço nunca mais. Obrigada, Botafogo, e a cada 50.638 botafoguenses que estavam comigo torcendo pelo Glorioso.

Conceitos

Jefferson - ÓTIMO : é o melhor goleiro do Brasil.
Edilson - BOM : foi melhor que semana passada, um tanto afobado.
Bolivar - BOM : Seguro, foi muito bem em jogadas aéreas.
Dória - BOM : mostrou maturidade, fez desarmes importantes.
Júlio César - BOM : fez boa partida tanto no ataque quanto na defesa, no segundo tempo deixou Lodeiro na cara do gol, mas ele perdeu.
Marcelo Mattos - RUIM : não atrapalhou, graças a Deus.
Gabriel - BOM : distribuiu bem a bola, fez boa marcação.
Jorge Wagner - RUIM : acredito que falta adaptação, não acertou muita coisa. Poderia ter rendido mais.
(Rodrigo Souto) - SEM CONCEITO : entrou no final.
Lodeiro - BOM : sobrou disposição, levou o time pra frente e contribuiu com um dos gols.
Wallyson - ÓTIMO : o cara do jogo.
(Henrique) - BOM : entrou no lugar do Wallyson e ainda deixou o dele.
Ferreyra - RUIM : preciso nem comentar.
(Elias) - REGULAR : entrou faltando menos de 20 minutos, deveria ser melhor aproveitado.
Téc. Húngaro - BOM : arriscou e se deu bem, o time foi motivado pela festa da torcida, mas precisa treinar mais a movimentação pelo meio, pois o time abusa dos chutões pra frente.
____________________________________


* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.


por Poly Noé | @poly_anna

Um comentário:

  1. Relato de quem foi "picada" pelo maracanã. é por isso q a arquibancada vicia. ainda mais a arquiba do maior do mundo. nossa torcida é diferente pode acreditar. ela tem um grande diferencial: o amor incondicional. Vivi as arquibancadas do caio martins e do maraca, passei por 89, 92 e 99. (Alias a musica balancê é uma singela homenagem a raça rubro negra que literalmente despencou da arquibancada aquele ano devido a superlotaçao de urubus.) nos anos 2000 vivi menos o maraca. ja são mais de dez anos fora de casa. hoje estou em bsb. posso te dizer q dia 5 de fevereiro de 2014 foi um dia mágico tambem tenho musicas o tempo todo na cabeça. melhor momento não. poderia ter sido escolhido para pisar no maraca, mesmo q seja na new arena. pisou com o pé. direito.
    belo texto. parabéns

    ResponderExcluir