Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Comentário da Redação > Campeonato Brasileiro 2014: Corinthians 2 x 0 Flamengo

Visão corintiana > Obrigado, Pacaembu
por Helder Rivas | @HelderRM

Pacaembu, Pacaembu. De tantas histórias, tantas glórias. Tantas lágrimas lá foram derramadas, de tantas alegrias e tantas tristezas. Aquelas derrotas como contra o River em 2006 e contra o Flamengo em 2010, e o gol de Kardec em 2007; e as vitórias, das mais simples às mais épicas, como contra o Torino de 1948 e Boca em 2012. Por cada drible de Luizinho, calcanhar de Sócrates, danças de Tevez, gritos de Paulinho e faltas de Neto e Marcelinho.

Um patrimônio de São Paulo, mas para sempre marcado como um patrimônio corinthiano. E de tão importante, seu último ato (pelo menos, por enquanto foi o ultimo, dependemos da Copa do Brasil), merecia uma apresentação melhor.

Ok, o Corinthians ganhou, mas não convenceu. O jogo em si foi monótono, fraco tecnicamente e com poucos vislumbres de um futebol ao menos “suficiente” pelos dois lados. O bando de Mano Menezes ainda não mostrou um mísero resultado positivo do mês e meio de treinos que teve antes do Brasileirão, vide os gols da vitórias. Não chegaram a ser “cagadas”, mas a desatenção do Flamengo contribuiu bastante.

Flamengo, que por sinal, além de ser o nosso eterno convidado para festas importantes, com um a menos, esboçou mais pressão e chances claras do que o próprio Corinthians. E isso não é um bom sinal. Individualmente, Fábio Santos (pasmem) deu aula. Muito bem marcando e chegando com perigo no ataque, CORRENDO muito e ACERTANDO CRUZAMENTOS! Petros também se mostra uma grata surpresa nesse começo de campeonato. Tá, ele não é nenhum gênio, mas mostra qualidade no meio do marasmo da equipe corinthiana. De resto, sono e um time sem padrão que, ressaltando novamente, teve UM MÊS para se preparar.

A esperança de um Corinthians melhor nas próximas rodadas continua, mas agora na nossa casa própria. E isso não pode ser motivo para esquecermos àquela que por tanto tempo nos acolheu. Afinal, estamos saindo, mas ela vai continuar lá. E sabemos que ela sempre estará aberta para nós.

O Pacaembu vai sentir nossa falta. Mas nós muito mais dele.

Conceitos

Cássio – BOM: pouco acionado, foi bem quando necessário.
Fágner – REGULAR: inverteu as bolas. Foi bem na defesa mas pouco rendeu no ataque.
Cleber – FILHO DE DOMINGOS: a velha classe dos “beques de fazenda” apresenta seu novo herdeiro.
Gil – BOM: firme na defesa, marcou seu gol com caguete de centroavante.
Fábio Santos – ROBERTO CARLOS: há muito tempo não via uma apresentação tão boa. Perfeito na defesa e no ataque.
Ralf – PIT BULL: cão de guarda, só vacila quando tenta passes de mais de 5 metros.
Guilherme – REGULAR: tentando não sair do time quando Elias estiver apto, não fez uma partida de encher os olhos, mas foi consistente e marcou seu gol com oportunismo.
Petros – REGULAR: cheio de vontade e com vislumbres de qualidade. Olho nele!
(Danilo) – REGULAR: o Rei do Pacaembu entrou apenas para se despedir do gramado.
Jádson – RUIM: não teve nada de mágico hoje.
Romarinho – RUIM: não parecia com vontade de "faser iso" ontem.
(Malcom) – REGULAR: entrou com muita vontade e pouca produtividade.
Guerrero – REGULAR: sofreu com a falta de criatividade do time. Mesmo assim tentou ser expulso em constantes atritos com o flamenguista Cáceres.
(Luciano) – REGULAR: o novo xodó entrou e não criou muita coisa.
Téc. Mano Menezes – REGULAR: o Sr. teve um mês e meio pra treinar e nesses dois jogos, o time ficou devendo. Bora apresentar alguma melhoria!


Visão flamenguista > Faltam 44 pontos..
.
por Rafael Gomes
| rafagomesdesouza@gmail.com | @rafaeldudu


O Flamengo é um dos melhores convidados que existem. Chega às festas e nem dá muito trabalho, qualquer cantinho ali tá de bom tamanho pra ele. Não precisa comer nada, só estar no local ajuda. De vez em quando tenta uma gracinha aqui ou ali, mas sempre com a mera intenção de animar o ambiente, trazer um pouco de alegria a festividade. E mais uma vez isso ocorreu no Pacaembu.

Se completo o time já é uma draga, imagina com 6 desfalques! O time já entrou torto ontem e parece que esta situação irá perdurar por um tempo ainda. O Flamengo é um amontoado de jogadores ruins. A opção por André Santos no meio ontem, me fez crer que Jayme não tem capacidade para treinar o time, mas me lembro do tal amontoado de jogadores ruins.

Dito isso, o primeiro tempo lembrou Atlético de Madrid e Chelsea. Péssimo. Talvez pode ser considerado melhor, pois tivemos um gol. Numa falha clara, repetitiva e cansativa da defesa, o Flamengo levou gol que teve como origem a bola parada. É incrível a capacidade do time em levar gols dessa forma. 4º mês do ano e nada foi corrigido. Enfim...

Fora isso, o primeiro tempo foi marcado por uma expulsão estranha de Léo Moura. Não concordo nem um pouco, mas o time vinha mal com ele em campo já...

No segundo, o time melhorou bastante e por alguns momentos me lembrou até mesmo um time profissional, que treina todo dia, com bom condicionamento físico e tudo. O Flamengo era melhor em campo, encurralava o adversário. Mas, o fantasma que nos assombra desde a aposentadoria de Petkovic voltou a nos atormentar: Alguém que saiba “pensar o jogo”. Mugni entrou com essa função, mas já conhecemos suas qualidades. Ou melhor, suas não qualidades.

No segundo gol, Samir novamente “garoteou” na área e Gil marcou após quase empurrá-lo para o gol com os braços. Samir não tomou seu toddynho antes do jogo, provavelmente. O time do Corinthians foi superior e mereceu a vitória. Como se isso andasse difícil quando o jogo é contra o Fla.

A realidade é que temos 1 ponto e precisamos de mais 44. Todos sabemos das limitações do time e só com muito coração conseguiremos evitar o rebaixamento sem reforços. É bom colocar as barbas de molho, o maracugina por perto, acender a vela de São Judas. Porque esse ano promete fortes emoções. A sorte é que o Vasco no momento está caindo pra C, sendo assim, nada de clássico dos milhões na Série B em 2015.

PS 1: Bela festa no Pacaembu dos corintianos. Torcida se fez presente e o time respondeu no campo.
PS 2: Amigos da Rua São Jorge, não adianta gritar e bater o pé. O título que vocês mais sonham, jamais terão. Vocês sabem qual é. Abraço fraterno.

Conceitos

Felipe – CANSADO: Toda vez contra o Corinthians é a mesma história. Amigo, entenda, você saiu de lá porque quis. Boa defesa em chute de Jádson, em besteira que ele mesmo ia fazendo.
Léo Moura – VUADEN: Pergunta pra ele. Acho que ele não curtiu muito a atuação do Léo e mandou pro chuveiro mais cedo de forma duvidosa.
Wallace – RUIM: Pesadão hein, filho? Sei que estávamos com um a menos, mas ficou a sensação de que você estava com peso extra nas pernas desde o início.
Samir – JARDIM DE INFÂNCIA: Levou a melhor sobre o Guerrero na maioria dos lances, mas, por favor, no segundo gol, bota força nesse bracinho meu filho.
João Paulo – REGULAR: Não ajudou, mas não andou atrapalhando. E isso já é uma baita evolução.
Cáceres – REGULAR: Era sua volta, por isso vou dar um desconto. Começou meio nervoso, mas depois melhorou. Que tal aparecer um pouco no ataque?
Márcio Araújo – GOL DO TÍTULO: Última vez que foi visto em campo.
Luiz Antônio – REGULAR: Foi deslocado para a lateral direita e rendeu bem ali. Deve substituir o Léo Moura contra o Vasco de São Paulo ali no domingo.
André Santos – E VOCÊ EM CASA: Pois é. Mesma coisa que eu pensei. Pra jogar de meia, eu faço melhor. De lateral, o páreo é duro também.
(Mugni) – CRIADO PELA AVÓ: Tem futebol, mas é muita firula, estilinho, mão pra cima. Nem parece argentino.
Paulinho – ÀS VEZES NO SILÊNCIO DA NOITE...: Sozinho, correu feito barata tonta.
Alecsandro – RUIM: Voltou demais pra buscar o jogo. Sei que a bola não chegou, mas quando você volta demais, vai tocar pra quem? Pro Cássio?
(Nixon) – REGULAR: Se movimentou e, diferente de Alecsandro, deu opções e se apresentou na frente pra receber. Furadinha marota quando ainda estava 1 x 0 que poderia ter animado o jogo.
Téc. Jayme de Almeida – RUIM: Sei que não tem peças de qualidade, mas é aí que deve mostrar que é diferente da maioria e não tem feito. Inexplicavelmente morreu com uma alteração na mão. Deveria ter começado com o André Santos na lateral ou no banco. Se seguir assim, nos vemos só até a Copa do Mundo...

_____________________________________

* ÓTIMO, BOM, REGULAR, RUIM ou PÉSSIMO? No Comentário da Redação, você fica sabendo o que rolou nos principais jogos da rodada, incluindo análises individuais dos atletas.

Direto da Redação
| redacao_esporte@hotmail.com | @redacaoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário