Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 8 de abril de 2014

Gringolaço > O fim de uma invencibilidade

Era uma vez uma equipe que vive na região da Baviera (Alemanha) chamado Bayern de Munique. O sonho deste “Super Time” era faturar de forma invicta o Campeonato Alemão, já que havia conquistado o torneio de forma antecipada há duas rodadas atrás.

Foram 53 partidas de invencibilidade na Bundesliga somando o campeonato anterior. Times de todas as regiões e rivais lutaram, tentaram jogar de igual para igual, mas os comandados de Pep Guardiola não sabiam o que era perder até o dia 06 de abril de 2014.

O adversário era o modesto Augsburg, do jovem treinador Markus Weinzerl, revelado pelo próprio Bayern, mas nunca teve chance no time profissional.

O gol de Sascha Molders acabou não só com uma invencibilidade, mas sim, com um longo tabu que durava mais de meio século sem o Augsburg saber o que é vencer os bávaros. Já imaginou seu time ficar mais de 50 anos sem bater o seu adversário? Pois é, era o maior tabu no futebol alemão e o primeiro triunfo contra um campeão por antecipação.

Tudo bem que o time do Bayern era praticamente reserva, já é campeão há “trocentas” rodadas, mas a equipe mostrou não ser tão imbatível como se parece. Além da invencibilidade, o Bayern viu outras possibilidades de recordes acabarem. Por exemplo, com 12 vitórias como visitante e mais dois duelos a se fazer longe de seus domínios, a equipe não pode igualar os 15 triunfos nesta condição que conseguiu na última temporada, que é a melhor marca da história da Bundesliga; e de ser o terceiro a terminar de forma invicta na condição de visitante. Apenas o próprio Bayern em 1986-87 e 2012-13 conseguiu esta façanha. Por fim, a equipe sofreu seu 17º gol na competição, um a menos do que sofreu em 2012-13 e que é a melhor defesa da história da competição.

O recorde pessoal é o que menos importa para este “Super Time”, agora para os torcedores, jogadores e para o jovem treinador do Augsburg, vencer os atuais campeões e quebrar um tabu de mais de 50 anos faz desse 6 de abril de 2014 uma data histórica.

No meio de semana o Bayern de Munique terá o Manchester United pela frente na Champions League. E aí: vai jogar sério rumo ao bicampeonato ou estará na letargia pós-título? Qual Bayern entrará em campo: aquele “bicho-papão” que dá medo nos rivais europeus ou este time que não quer nada com nada dentro do campeonato nacional após mais um caneco para sua coleção?

Futebol Inglês e Espanhol > O que Colchoneros e Reds têm em comum?

Amigos do Redação do Esporte: o que Atlético de Madrid e Liverpool têm em comum? Ambos estão há anos sem ganhar um campeonato nacional e contando os dias e as horas para voltar a gritar “É CAMPEÃO”.

A última vez que as duas equipes venceram no mesmo ano seus respectivos campeonatos foi na temporada 1976-77 (faz tempo né?). No caso dos Reds, como todo mundo sabe, seu último caneco foi na temporada 1989-90 com vitória sobre o Derby Country por 1 a 0.

Já os Colchoneros, são quase 18 anos sem saber o que é ganhar o “Espanholzão”. A última vez foi na temporada 1995-96, quando Diego “Cholo” Simeone - atual treinador - era jogador do clube.

Outro fator em comum entre os dois é que dependem apenas de si para ser campeão nesta temporada. Para o Liverpool, faltam cinco jogos antes do término do campeonato, sendo dois confrontos diretos em casa contra Manchester City e Chelsea. Além disso, fará dois jogos fora de Anfield contra clubes que lutam para não cair: Norwich e Crystal Palace; e encerra sua participação contra o Newcastle em casa. Ou seja, batendo os concorrentes diretos e arrancando alguns pontinhos fora, o título já está no papo.

Para o Atlético de Madrid a situação é um pouquinho complicada. Faltam seis confrontos e na última rodada vai ao Camp Nou enfrentar o Barcelona; até lá pode ser a “decisão” do campeonato. Além disso terá pela frente dois duelos contra times que lutam contra o descenso: Getafe (fora) e Elche (casa); dois confrontos contra clubes que sonham com Liga Europa – Valencia e Levante, ambos fora do Calderón – e o Málaga (nem cai e nem irá para às competições europeias, em casa.

Agora eu lhe pergunto: terá time para conciliar as duas competições: Liga Espanhola e Champions League? Não se pode negar que a equipe é boa e bem montada pelo Simeone, mas uma hora terá que buscar um caminho. Na minha visão, iria pelo caminho do título nacional, pois na Champions já fez o seu dever ao chegar entre os oito melhores.


_____________________________________

* A coluna Gringolaço analisa os principais torneios e acontecimentos do futebol europeu.


por Antonio Lemos
|
www.paponaarquibancada.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário