Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Copa no Quintal > Espanha: mostra a tua cara

Vim para afirmar que vai ter copa SIM. Meus amigos, vai ter muita Copa.

Ainda sinto saudades da copa de 2010, onde pra mim, foi uma surpresa a Espanha ter conseguido ser campeã. Surpresa sim, porque em Copa do Mundo tudo pode acontecer e algumas coisas pesam muito nessa competição. Há bastante tempo havia lido que provavelmente não veríamos outros campeões além dos que já haviam conseguido levantar o caneco até 2010, então contrariando qualquer tipo de previsão a Espanha foi lá e mostrou as garras.

Confesso, torci bastante. Não somente por poder presenciar a história sendo escrita ao ver uma seleção ser campeã pela primeira vez, mas também porque alguns dos jogadores que compõe o elenco da Roja são meus ídolos por jogarem no Barcelona.

Ver grandes nomes que sempre admirei como Xavi, Puyol, Piqué entre outros conquistarem o título mais desejado na carreira de muitos jogadores foi emocionante. E claro que não poderia deixar de falar do Iniesta que é realmente um cara iluminado. Fez o gol mais importante da história recente do Barcelona contra o Chelsea em Stamford Bridge e fez o gol mais importante da história do seu país. É muita estrela pra um cara só.

A missão da Espanha em 2014 vai muito além de tentar o bi campeonato. Estranhamente, ainda vejo quem conteste a forma de jogar dos espanhóis. E péssimo ano dos times que representam bem este estilo de jogo na Champions League, como é o Barcelona e o Bayern treinado por Guardiola, colocaram em xeque o tik-tak. A Roja também possui algo a ser conquistado fora dos campos: a simpatia da torcida brasileira, visto que foram bastante hostilizados durante a Copa das Confederações, o que é até normal torcemos contra uma seleção que pode jogar de igual pra igual com a brasileira. Infelizmente não é do nosso costume respeitar grandes seleções como o Brasil é respeitado fora do seu país.

É a copa onde a Espanha mostra que veio pra ficar entre as grandes seleções e que o título conquistado não foi mero acaso ou golpe de sorte do destino. É a vez de fazer parte do pequeno roll das camisas temidas, de peso, de tradição quando puderem ser citadas em conversas de mesa de bar e até mesmo num debate mais sério sobre futebol.

Depois de dois títulos da Eurocopa consecutivos e um mudial definitivamente perderam aquela fama de amarelões e atualmente dominam o topo da elite do futebol mundial. Acredito que a Espanha vai longe na competição e atrapalhar grandes rivais no caminho, como fez com a Alemanha em 2010. Não apostaria no título, mas arriscaria um vice campeonato. O primeiro lugar deve ficar com os anfitriões (infelizmente).

A base da atual campeã sofreu algumas alterações pra essa edição do mundial e a ausência de Puyol que sempre exerceu papel de líder dentro de campo, será uma das mais sentidas.Peças importantes como Llorente, Thiago, Jesus Navas, Negredo e Carvajal também foram baixas importantes no elenco.

A novidade fica por parte da convocação do brasileiro Diego Costa, que fez uma temporada excelente pelo atlético de Madrid, para integrar o ataque. Ele terminou a temporada dando grandes sustos e sofrendo lesões que praticamente o deixaram de fora das finais do Espanhol e da Champions League.

Umas das características mais legais da Espanha é a rivalidade fora da seleção, já que os arquiinimigos Barcelona e real Madrid compõem quase 90% dos jogadores convocados e se estranham sempre nos super clássicos. Del Bosque diz que a relação entre os jogadores dentro da seleção é excelente e que isso não é motivo de preocupação. Será?

Eu não acredito muito nessa afirmação, visto que os ânimos sempre estão exaltados quando se enfrentam e o pior deles é o Sérgio Ramos, que cá entre nós, é age feito um psicótico em campo. Único do lado do real Madrid que parece sereno é o Casillas e tem fama de apaziguador quando o clima esquenta de ambos os lados. Mas, tem aquela coisa: não dá pra acreditar no que um jogador do real Madrid declara pra imprensa, né?

Eu adoro esse clima de copa do mundo e que vença a melhor seleção!!


____________________________________

* Aqui na coluna Copa no Quintal você entra no clima do Mundial no Brasil, com as análises das principais seleções que nos visitarão em 2014.


por Poly Noé | comentarista espanhola da Copa do Mundo
@poly_anna

Nenhum comentário:

Postar um comentário