Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 26 de dezembro de 2009

Copa São Paulo > Retrospectiva 2009

Hegemonia corintiana
* Maior vencedor da Copinha, Timão bate o Atlético-PR na final e conquista seu sétimo título

Na 40ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Corinthians contou com a ajuda da sua torcedocida para conquistar seu sétimo título. Com o apoio de pouco mais de 33 mil pessoas, o Timãozinho bateu o Atlético-PR por 2 a 1, no Pacaembu, e levou a taça. O Alvinegro é o maior vencedor da história da Copinha, com dois títulos a mais que o Fluminense, segundo time mais campeão do torneio.

Em 2009, 88 clubes participantes foram divididos em 22 chaves, com jogos em diferentes cidades paulistas. O estado de São Paulo teve maior número de participantes (42). Todos os 27 estados brasileiros foram representados.

Dos outros grandes paulistas, o São Paulo é o que foi mais longe, sendo derrotado justamente pelo Atlético-PR, na semifinal. O Santos, de Neymar, foi derrotado pelo Cruzeiro, nas oitavas-de-final. Já o Palmeiras, assim como no ano passado, caiu logo na primeira rodada da segunda fase, desta vez sendo eliminado pelo Paraná.

A campanha do campeão

Depois de ficar em primeiro no Grupo S, com duas vitórias e um empate, o Corinthians passou por Sertãozinho, Ponte Preta e Fluminense na segunda fase, para chegar no jogo mais sofrido da campanha. Na semifinal, o time paulista empatou com o Avaí, por 1 a 1, e teve de conseguir sua classificação nos pênaltis, vencendo por 3 a 2.

Na final, o torcedor corintiano lotou o Pacaembu para empurrar seu time. Não foi fácil, mas o Timão não decepcionou sua torcida. Fernando Henrique aos 30, e Jadson aos 36 minutos do segundo tempo marcaram os gols do título. O Atlético ainda descontou com Patrick, mas o Alvinegro, mesmo com dois expulsos no final, suportou a pressão e conquistou o hepta-campeonato.


Herói: Marcelinho
O atacante corintiano não marcou gols na final, mas foi o maior destaque e o artilheiro do Alvinegro na Copinha, com seis gols.

Vilão: Fábio
Na primeira rodada da segunda fase, além de falhar no primeiro gol, o goleiro Fábio, do Palmeiras, cometeu um pênalti que resultou no terceiro gol do Paraná. O Alviverde ainda reagiu no fim, marcando dois gols, mas acabou sendo mesmo eliminado.

Dia D: 23 de janeiro
O Corinthians saiu perdendo para o Avaí e, quando tudo parecia que ia dar errado, Marcelinho fez o gol de empate. Nos pênaltis, o Timão mostrou que estava com sorte de campeão e bateu a equipe paranaense, por 3 a 2.

Dia para ser esquecido: 13 de janeiro
Um dos favoritos ao título, o Santos de Neymar caiu logo nas oitavas-de-final. Com um gol de Bernardo aos 41 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro venceu de virada, por 2 a 1, e eliminou o Peixe.

O número: 591
Esse foi o número de gols feitos em 163 jogos na competição. Uma média de 3,63 gols por partida.


Comentário da Redação
Sem grandes frutos no profissional

A maioria dos corintianos acompanham e torcem pelo 'Timãozinho' na Copa São Paulo. Afinal, é muito legal ver seu time campeão também nas divisões de base. O time profissional, no entanto, tem ganhado pouco com isso.

São raros os jogadores revelados na Copinha que realmente brilham no Corinthians. E mesmo assim, quando sai um bom jogador, não "paga" o que o torcedor passa de raiva com jogadores fraquíssimos que saem da base e que, estranhamente, tem vida longa no clube, mesmo após várias atuações horríveis.

Isso quando não tem jogadores da base que são colocados como titulares sem a mínima coerência. Talvez para que ele seja observado e vendido. O fato é que mesmo vencendo três das últimas seis edições da Copa SP, o heptacampeão Corinthians não revela um grande jogador.

Diferente do São Paulo, por exemplo, que mesmo tendo sido campeão apenas duas vezes, revelou vários grandes jogadores, como Kaká, Júlio Baptista, Fábio Aurélio, Fábio Simplício, Denílson, Breno, Gabriel, Hernanes...

Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário