Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 22 de maio de 2007

Coluna > Após 1001 noites, 1000 gols de Romário

Enfim Romário fez seu milésimo gol na carreira. Número cheio de controversas mas que tem a sua validade e não deve ser contestado. Mas ainda é. O baixinho é o segundo atleta na história do futebol que consegue chegar à essa marca. Nada mais justo do que prestar uma homenagem ao 'Chapolin', como é conhecido fora do Brasil.

Romário começou a carreira nas divisões de base do Olaria e logo depois chegou ao Vasco da Gama, clube onde fez história. Entre idas e vindas a São Januário passou tbm por diversos outros clubes onde sempre teve destaque e marcou muitos gols. Na seleção foi simplesmente campeão do mundo, tendo sido o principal jogador naquela Copa. Uma carreira pra ninguém botar defeito. Mesmo assim tentam colocar.

Uns acham que ele é marrento. Realmente é, mas, isso nunca interferiu negativamente no seu futebol. O mesmo vale para os que dizem "ele nunca gostou de treinar". De fato. Assim mesmo chegou aos 41 anos fazendo gols. Imagina se tivesse tido um pouco mais de cuidado na carreira.

Agora o argumento da vez para depreciá-lo é: "essa lista não vale nada, pois tem gol até em futebol de areia", ironizam. Mesmo que destes 1000 gols, os 98 que foram como amador e em jogos festivos, fossem desconsiderados, o Camisa 11 ainda teria 902 gols como Profissional. Uma marca Sensacional. Por que então contestar o atacante vascaíno?

Entretanto, essa campanha pelo milésimo gol talvez tenha passado um pouco do ponto. Explico: Quando Romário estava com seus 998 gols foi armada uma festa para o clássico contra o Flamengo no Maracanã. O baixinho fez o gol 999, e ficou a um passo de fazer o gol 1000, num chute que foi defendido de forma extraordinária pelo arqueiro Bruno. Se o gol sai ali o Brasil pára pra ver o gênio da pequena área comemorando a marca histórica. O jogo contra o Botafogo, poucos dias depois, foi outra oportunidade. Em uma partida incrível com o placar de 4x4, trocas de liderança e muito bom futebol, o gol 1000 seria a cereja do bolo de um dos maiores jogos da história do futebol brasileiro. Mas isso não aconteceu, e o Vasco ainda foi eliminado. A última chance contra o Gama foi tão melancólica que nem precisa ser citada.

Porém, passadas 1001 noites e muitas histórias, Romário fez seu gol 1000. Um gol de pênalti, assim como o rei. O Brasil todo ligado. Pra alegria de todo amante do futebol o gol saiu. Quem viu, viu. Quem não viu vai ter que esperar mais alguns anos e talvez nunca veja nada igual. No fim das contas foi legal pra todo mundo.

Parabéns, baixinho, um dos grandes do futebol mundial. Vai poder contar para os netos, que um dia, um jogador igualou um dos feitos do Rei Pelé e que esse jogador se chamava Romário. Aquele que Deus apontou e disse: " Esse é o Cara".

Isso é Romário










Redator:
Ricardo Pilat

Um comentário:

  1. Caros, parabéns pela idéia do blog. Gostaria de fazer um convite a vocês. Estamos montando a maior comunidade de futebol na internet. O endereço em português é http://br.oleole.com e lá você pode fazer blog de futebol, comentar nos posts dos outros, discutir futebol com gringos e fazer amigos em todo o mundo. Enfim, aparece lá e dá uma olhada para verem o que acham. Estamos em beta ainda, mas com uma comunidade de qualidade escrevendo e participando abs Mauricio

    ResponderExcluir