
Bem, os paulistas fazem o jogo da vida. E são os próprios jogadores que dizem isso. Se empatar ou perder, aliado a uma combinação nos jogos Goiás x Internacional e Vasco x Paraná, o Corinthians, tetracampeão brasileiro, 25 vezes vencedor do Campeonato Paulista e campeão mundial, vai disputar a Segunda Divisão em 2008.
- É a batalha de todas. Temos que jogar como se fosse o último dia de cada um aqui - avisa o goleiro Felipe, que se for rebaixado pode manchar um Brasileiro muito bom, com defesas espetaculares.
A conta corintiana é simples: precisa vencer o Grêmio. Aí acabou rebaixamento. Mas se empatar, tem que torcer para o Goiás não bater o Internacional, em Goiânia, e que o Paraná não vença o Vasco, no Rio de Janeiro. Se perder... Bom, aí São Jorge tem que evitar que o Goiás empate com os gaúchos...
- Só dependemos de nós. Estaria preocupado se tivesse que secar outras equipes - diz o técnico Nelsinho Baptista.
O Grêmio não terá pena do drama corintiano. No Olímpico, o discurso é de que um eventual rebaixamento do Timão terá muito mais relação com a campanha inteira do que com o último jogo. O Corinthians que não espere ajuda em Porto Alegre. Mas também não precisa ficar preocupado com um desejo especial dos profissionais do Grêmio pela queda do clube da Fiel, embora a torcida tricolor (e também a colorada) deseje isso do fundo da alma.
- Não temos preferência por rebaixar Corinthians, Paraná ou Goiás. Queremos vencer nosso jogo, que coincidentemente é contra o Corinthians - diz Mano.

Quando bate o desespero, o Grêmio apela para a famosa imortalidade tricolor. O time que jamais desiste tem novo desafio, e desta vez também depende da sorte. E bota sorte nisso. Para classificar, tem que vencer o Corinthians, torcer para o Palmeiras não vencer o Atlético-MG e rezar por um improvável tropeço do Cruzeiro diante do América-RN. Mas o Grêmio acredita. Nem que seja com a ajuda do Papai Noel.
- Já que o período do Natal está chegando, não custa nada pedir uma ajuda para o velhinho, embora a cor dele não seja exatamente a nossa - brinca o técnico Mano Menezes.
A tarefa do Papai Noel ganha um incentivo dentro de campo. O Grêmio tem o reforço de Eduardo Costa, liberado pelo STJD, e Tcheco, recuperado de lesão. Por outro lado, perde Maylson, machucado. O ataque deve ter Jonas e Marcel.

Pela primeira vez desde que assumiu a equipe, há quase três meses, o técnico Nelsinho Baptista faz mistério para anunciar a escalação. Ele pode até mudar o esquema tático, que vem sendo o 3-5-2, com variação para o 3-4-3. O time pode atuar em um 4-4-2 contra os gaúchos.
- Vou fechar para a imprensa a primeira parte do treino no sábado. Mas talvez dê um coletivo, talvez dê um trabalho tático - despista o treinador.
Antes do trabalho desta sexta-feira, realizado no estádio Beira-Rio, ele conversou separadamente por cerca de 15 minutos com o zagueiro Fábio Ferreira. Uma opção levantada, e não descartada pelo treinador, é Fábio atuar como lateral-direito, na vaga de Amaral, e Clodoaldo e Wilson formarem a dupla de ataque, com Lulinha e Arce na armação das jogadas.
Ficha Técnica
GRÊMIO | CORINTHIANS | |
Marcelo | Felipe
|
Data: 02/12/2007
Arbitro: Alício Pena Jr (MG-Fifa)
Auxiliares: Aristeu Leonardo Tavares (RJ-Fifa) e Alessandro Rocha (BA-Fifa)
fonte: globo.com/esportes
Comentário da Redação
Hoje é dia de decisão
Hoje é o dia mais tenso para todos os corintianos. Na partida contra o Grêmio, última da rodada do Brasileirão será o ponto final dos clubes, mas não dos torcedores. Se cair hoje o Corinthians, segunda serão alvos de chacotas e etc. Mas não é esse motivo deste comentário, mas sim de reunir todos corações corintianos e suas almas.
Esperamos e contamos com tropeços de Paraná e Goiás. Dois times com jogos difíceis também, porém tudo depende de nós. O resultado é que se dá em campo. Então, Timão, esperamos pelo resultado e um 2008 mais organizado. E torcedor, que é torcedor do futebol brasileiro, não torce para queda de time grande, nem de pequeno, mas sim daqueles que não merecem estar na 1ª divisão nacional. E esse caso não remete ao Corinthians, pois o time está graças a ex-direção do clube que causou tormentas no grupo e no nome Sport Clube Corinthians Paulista e que viraram caso de polícia. Que vergonha! Mas corintianos somos até morrer!

Redator: Fernando Ankito
ankito@globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário