Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 2 de dezembro de 2007

Campeonato Brasileiro > Grêmio x Timão: Libertadores ou Série B

*Gaúchos ainda sonham com América, mas paulistas podem cair para a Segunda Divisão

O clássico é importante para os dois times, mas pergunte para algum gremista se queria estar na situação dos corintianos. Não, mesmo, seria a resposta. Grêmio e Corinthians já decidiram uma Copa do Brasil, em 1995. Neste domingo, no Olímpico, os gaúchos ainda brigam por vaga na Libertadores na despedida do técnico Mano Menezes, apesar de ser bem difícil. Já o Timão...

Bem, os paulistas fazem o jogo da vida. E são os próprios jogadores que dizem isso. Se empatar ou perder, aliado a uma combinação nos jogos Goiás x Internacional e Vasco x Paraná, o Corinthians, tetracampeão brasileiro, 25 vezes vencedor do Campeonato Paulista e campeão mundial, vai disputar a Segunda Divisão em 2008.


- É a batalha de todas. Temos que jogar como se fosse o último dia de cada um aqui - avisa o goleiro Felipe, que se for rebaixado pode manchar um Brasileiro muito bom, com defesas espetaculares.


A conta corintiana é simples: precisa vencer o Grêmio. Aí acabou rebaixamento. Mas se empatar, tem que torcer para o Goiás não bater o Internacional, em Goiânia, e que o Paraná não vença o Vasco, no Rio de Janeiro. Se perder... Bom, aí São Jorge tem que evitar que o Goiás empate com os gaúchos...


- Só dependemos de nós. Estaria preocupado se tivesse que secar outras equipes - diz o técnico Nelsinho Baptista.


Grêmio não vai ter dó

O Grêmio não terá pena do drama corintiano. No Olímpico, o discurso é de que um eventual rebaixamento do Timão terá muito mais relação com a campanha inteira do que com o último jogo. O Corinthians que não espere ajuda em Porto Alegre. Mas também não precisa ficar preocupado com um desejo especial dos profissionais do Grêmio pela queda do clube da Fiel, embora a torcida tricolor (e também a colorada) deseje isso do fundo da alma.


- Não temos preferência por rebaixar Corinthians, Paraná ou Goiás. Queremos vencer nosso jogo, que coincidentemente é contra o Corinthians - diz Mano.


Há esperança para o Grêmio


Quando bate o desespero, o Grêmio apela para a famosa imortalidade tricolor. O time que jamais desiste tem novo desafio, e desta vez também depende da sorte. E bota sorte nisso. Para classificar, tem que vencer o Corinthians, torcer para o Palmeiras não vencer o Atlético-MG e rezar por um improvável tropeço do Cruzeiro diante do América-RN. Mas o Grêmio acredita. Nem que seja com a ajuda do Papai Noel.


- Já que o período do Natal está chegando, não custa nada pedir uma ajuda para o velhinho, embora a cor dele não seja exatamente a nossa - brinca o técnico Mano Menezes.


A tarefa do Papai Noel ganha um incentivo dentro de campo. O Grêmio tem o reforço de Eduardo Costa, liberado pelo STJD, e Tcheco, recuperado de lesão. Por outro lado, perde Maylson, machucado. O ataque deve ter Jonas e Marcel.


Mistério de Nelsinho


Pela primeira vez desde que assumiu a equipe, há quase três meses, o técnico Nelsinho Baptista faz mistério para anunciar a escalação. Ele pode até mudar o esquema tático, que vem sendo o 3-5-2, com variação para o 3-4-3. O time pode atuar em um 4-4-2 contra os gaúchos.


- Vou fechar para a imprensa a primeira parte do treino no sábado. Mas talvez dê um coletivo, talvez dê um trabalho tático - despista o treinador.


Antes do trabalho desta sexta-feira, realizado no estádio Beira-Rio, ele conversou separadamente por cerca de 15 minutos com o zagueiro Fábio Ferreira. Uma opção levantada, e não descartada pelo treinador, é Fábio atuar como lateral-direito, na vaga de Amaral, e Clodoaldo e Wilson formarem a dupla de ataque, com Lulinha e Arce na armação das jogadas.


- Vocês só vão saber no domingo - diz Nelsinho.


Ficha Técnica
GRÊMIO CORINTHIANS

Marcelo
Patrício
Léo
William
Bustos
Eduardo Costa
Sandro Goiano
Tcheco
Diego Souza
Jonas
Marcel
T: Mano Menezes

Felipe
Fábio Ferreira
Zelão
Betão
Amaral (Clodoaldo)
Moradei
Carlos Alberto
Lulinha
Éverton Ribeiro
Arce
Wilson
T: Nelsinho Baptista

Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 02/12/2007
Arbitro: Alício Pena Jr (MG-Fifa)
Auxiliares: Aristeu Leonardo Tavares (RJ-Fifa) e Alessandro Rocha (BA-Fifa)

fonte: globo.com/esportes

Comentário da Redação
Hoje é dia de decisão

Hoje é o dia mais tenso para todos os corintianos. Na partida contra o Grêmio, última da rodada do Brasileirão será o ponto final dos clubes, mas não dos torcedores. Se cair hoje o Corinthians, segunda serão alvos de chacotas e etc. Mas não é esse motivo deste comentário, mas sim de reunir todos corações corintianos e suas almas.

Esperamos e contamos com tropeços de Paraná e Goiás. Dois times com jogos difíceis também, porém tudo depende de nós. O resultado é que se dá em campo. Então, Timão, esperamos pelo resultado e um 2008 mais organizado. E torcedor, que é torcedor do futebol brasileiro, não torce para queda de time grande, nem de pequeno, mas sim daqueles que não merecem estar na 1ª divisão nacional. E esse caso não remete ao Corinthians, pois o time está graças a ex-direção do clube que causou tormentas no grupo e no nome Sport Clube Corinthians Paulista e que viraram caso de polícia. Que vergonha! Mas corintianos somos até morrer!









Redator: Fernando Ankito
ankito@globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário