Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Campeonato Brasileiro - Série A > Retrospectiva 2007

São Paulo domina e fatura o penta

O Campeonato Brasileiro de 2007 foi equilibrado até as rodadas finais do primeiro turno. Logo no começo, o Botafogo deu as cartas e liderou a competição. Nas dez primeiras rodadas, o Alvinegro venceu sete partidas e empatou três, colocando cinco pontos de distância para o segundo colocado, na época, o Goiás. O São Paulo era apenas o terceiro.

O time alvinegro só perdeu a liderança na 16ª rodada, após empatar em 0 a 0 com o Paraná. Mas o golpe mais duro veio na rodada seguinte. Com o Maracanã praticamente lotado, o Botafogo foi derrotado por 2 a 0 pelo São Paulo, naquela que foi considerada a final do primeiro turno. A partir daí, os são-paulinos embalaram na competição e terminaram a primeira parte do campeonato com 40 pontos, conquistando assim o Troféu Osmar Santos, oferecido pelo LANCE! ao vencedor do primeiro turno do Brasileiro.

Na parte de baixo da tabela estavam Juventude, Náutico, América-RN, Corinthians e Flamengo, que tinha jogos a menos devido à utilização do Maracanã para os Jogos Pan-Americanos. Depois do tempo longe de casa, o Rubro-Negro iniciou uma série de jogos no Maior do Mundo e embalou na competição. A torcida comprou a idéia de sair da zona de rebaixamento e ir para a Libertadores. Os rubro-negros bateram seguidos recordes de público.

Enquanto os times brigavam embaixo, o São Paulo sobrava na liderança e praticamente não tinha adversários na disputa pelo título. Apenas o Cruzeiro chegou a ameaçar, mas por pouco tempo. O que passou a esquentar o Brasileiro foi mesmo a disputa por vagas na Libertadores. Palmeiras, Santos, Cruzeiro e Grêmio eram os favoritos e o Flamengo corria por fora.

Com quatro rodadas de antecedência, o São Paulo festejou o pentacampeonato, após vencer o América-RN por 3 a 0, no Morumbi. Destaque para a defesa tricolor, que sofreu apenas 19 gols, em 38 jogos. Rogério Ceni teve coadjuvantes de luxo, como Breno, Miranda e Alex Silva. Foi o segundo título consecutivo do Tricolor sob o comando de Muricy Ramalho.

O que parecia inimaginável até o meio da competição começou a acontecer. O Flamengo venceu vários jogos e os adversários tropeçavam rodada após rodada. Faltando uma rodada, o Rubro-Negro se classificou para a Libertadores. Sobrava então a última vaga, que tinha tudo para ficar com o Palmeiras. Mas uma derrota na última rodada por 3 a 1 para o Atlético-MG, no Parque Antarctica, deu a vaga para o Cruzeiro. Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Internacional e Atlético-PR ficaram com uma vaga para a Copa Sul-Americana.

A maior emoção da última rodada ficou por conta da briga para escapar do rebaixamento. Corinthians e Goiás disputaram ponto a ponto. Juventude, Paraná e América-RN, que teve a pior campanha da história dos pontos corridos, já estavam na Série B. E a última vaga ficou mesmo com o Timão. A equipe alvinegra empatou com o Grêmio no Olímpico e viu o Goiás derrotar o Inter no Serra Dourada e escapar do vexame.

Fonte: Lance








Redator: Ricardo Pilat

ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário