Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 30 de dezembro de 2007

Campeonato Espanhol > Retrospectiva 2007

Real arranca para o título

Mesmo diante de diversas crises durante a temporada, o Real Madrid, do técnico Fábio Capello, teve uma arrancada espetacular no fim do campeonato, passou o Barcelona, e conquistou o título espanhol, 30º na história. A equipe não levava o troféu desde a temporada 2002/03.

O título veio apenas na última rodada, após uma vitória no Santiago Bernabeu, contra o Mallorca, por 3 a 1. Os Merengues terminaram o campeonato com 76 pontos, mesma pontuação do Barça, porém, levaram a melhor no critério Confronto Direto (2 a 0 em Madrid, para os visitantes, e 3 a 3 na Cataluña). O Real contou com o bom futebol de Robinho, que jogou muito bem nos últimos jogos.

O Barcelona chegou a abrir 8 pontos de vantagem mas acabou vacilando muito na reta final do campeonato e amargou um vice-campeonato que doeu muito no coração do torcedor. Ronaldinho, até então unanimidade, acabou criando desconfiança na torcida.

O campeonato também marcou o rebaixamento dos tradicionais Real Sociedad e Celta de Vigo, além do fraco Gimnastic.

Rei das Copas

Destaque também para o Sevilla, dos brasileiros Luís Fabiano, Renato, Daniel Alves e Adriano. Foi uma grande temporada. Primeiro, veio a conquista da Copa do Rey, derrotando o Getafe na final. Depois, na final da Copa da Uefa, vitória contra outro espanhol, o Espanyol de Barcelona.

Por fim, veio a vaga para a Uefa Champions League 07-08. Uma temporada espetacular para o time comandado por Juande Ramos, que acabou saindo e indo para o Tottenham da Inglaterra.

Raio-X

Campeão

Real Madrid - 76 pontos


Classificados para a Champions League

Real Madrid
Barcelona

Sevilla
Valencia


Classificados para a Copa da Uefa

Villareal
Zaragoza

Atlético de Madrid



Rebaixados

Celta Vigo
Real Sociedad
Gimnastic Tarragona


Subiram para a Primeira Divisão

Almería
Valladolid

Murcia



Artilharia
Jogador Time Gols
Van Nistelrooy Real Madrid 25
Diego Milito Zaragoza 22
Kanouté Sevilla 21
Ronaldinho Barcelona 20
Forlán Villarreal 19
Baiano Celta de Vigo 15


Real na frente novamente


Na temporada 2007-2008, mais uma vez o Real vem dando as cartas. Os Merengues já abriram 7 pontos de vantagem para o Barça, vantagem conquistada dias antes do natal, quando o time do novo técnico Bernd Schustter, derrotou os Catalães por 1 a 0, no Camp Nou. Será que vem o Bi por aí?












Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Boas !!
    "Será que vem o Bi por aí?"
    Acredito que depende muitissimo da gestão de plantel que o real fizer. O Barçelona apresentou no primeiro semestre um Ronaldinho em quebra de rendimento e com algumas lesões a mistura e o treinador Frank Rijkaard não conseguiu gerir o talento ofensivo da equipe. Têm pouco ? Naum, têm suficiente. No entanto com Ronaldinho em forma resolve-se tudo(ele resolve), sem Ronaldinho não se pode jogar do mesmo jeito. Messi não mostra "serviço" suficiente para substituir Ronaldinho na mesma posição, e entretanto até acabou caindo Deco da equipe. Deco não resolve de forma ofensiva, no entanto dá o equilibrio defensivo preciso para a equipe ficar equilibrada quando sai para o ataque. Não acredito que o tecnico tenha capacidade para dar a volta a situação sem a dupla Ronaldinho/Deco em campo, senão ja tinha encontrado um setup com Ronaldinho e outro sem que desse rendimento. Se daria rendimento igual ? Com trabalho acredito que sim.

    O real a uns tempos que vem correndo atraz do prejuizo. Baseando-se em contratações sonantes de inegável qualidade, mas de nível profissional (alguns) por vezes muito abaixo do exigível, a equipe conquistou o titulo anterior à custa de um treinador de "pulso forte" e "sangue na guelra" (inflexível perante jogador-estrela). Schuster parece ser um pouco assim também, no entanto os créditos de um para os de outro são o que se sabe. Acredito que o Real pode continuar no caminho das vitorias e ganhar o campeonato se mantiverem os pés no chão.

    Vamos ver o que acontece.
    Até +

    ResponderExcluir