Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 29 de dezembro de 2007

F1 > Retrospectiva 2007

Kimi surpreende e conquista o título

Se diziam que faltava emoção na Fórmula 1, o ano de 2007 veio para acabar de vez com essa tese. A temporada deste ano viu a nona ocasião em que três pilotos chegaram à última prova com chances de ser campeão. E foi apenas a segunda vez em que aquele que estava em terceiro levou a melhor. A outra foi há 57 anos, quando Giuseppe Farina estava em desvantagem em relação a Juan Manuel Fangio e Luigi Fagioli.

O grande campeão foi o Finlandês Kimi Raikkonen, que corria por fora para ganhar o mundial. Lewis Hamilton, grande sensação da temporada, ficou em segundo e Fernando Alonso foi o terceiro.

O brasileiro Felipe Massa da Ferrari deixou a desejar e terminou apenas no 4º lugar, mas conseguiu 3 vitórias no ano. O outro brasileiro, Rubens Barrichelo foi um desastre e terminou sem levar nenhum ponto com sua Honda.

Hamilton x Alonso

O grande duelo do campeonato ficou por conta de dois companheiros de equipe. Lewis Hamilton começou o campeonato chamando toda a atenção da imprensa e da equipe, com um arrasador início. O fato despertou a ira do espanhol e bicampeão da categoria, Fernando Alonso.

Foram inúmeros os duelos entre os dois, dentro e fora da pista. Alguns deles chegaram a causar problemas para a escuderia, como até a perda de pontos na Hungria. A situação irritou até o chefão da McLaren, Ron Denis que tomou partido para Hamilton. No fim, nenhum dos dois conquistou o título e Alonso seguiu seu caminho. Mas as coisas para o time de Wolking ainda ficaram piores.

Roteiro de cinema

Em junho deste ano, a FIA recebeu a acusação de que a McLaren estaria com dados confidenciais da Ferrari, passados pelo ex-diretor técnico da equipe italiana Nigel Stepney ao projetista-chefe da equipe inglesa Mike Coughlan. Em um primeiro momento, a McLaren escapou de punição por falta de provas, mas teve a decisão reconsiderada após o surgimento de e-mails trocados por Fernando Alonso e o piloto de testes, Pedro de la Rosa, que mostravam o envolvimento de Stepney.

Como punição, a McLaren foi multada em US$ 100 milhões e ainda foi eliminada do Mundial de Construtores de 2007, título que ficou com a Ferrari. A FIA resolveu também avaliar os projetos do MP4/23 para se certificar de que a McLaren não está se beneficiando de nenhum dado confidencial da Ferrari. O caso foi encerrado em dezembro, com a confissão da McLaren e o arquivamento do caso pela FIA.

2008 promete

A grande novidade para a próxima temporada foi anunciada pela equipe Renault que foi avulsa em 2007. Fernando Alonso volta à equipe após um ano de problemas na McLaren, onde tentará o tri-campeonato. Seu companheiro de equipe será o brasileiro Nelson Ângelo Piquet, filho do lendário (e já tri campeão), Nelson Piquet. Nelsinho tentará ser um novo Hamilton na vida de Alonso e ofuscar a fera. Se tiver a estrela do pai, a briga promete ser boa.

A Ferrari manteve sua dupla com Kimi e Massa. A McLaren trouxe o finlandês Heikke Kovalainen para o lugar de Alonso, onde formará dupla com Hamilton.

Automobilismo > Cacá Bi na Stock-Car

O piloto da equipe RC, Cacá Bueno conquistou o bi-campeonato da Stock Car. Ele conquistou o título na etapa de Jacarepaguá, mesmo com o 10º lugar. Ele se deu bem nos chamados 'mata-matas' da categoria, em que os melhores pilotos durante a temporada, disputaram o título em algumas etapas.

Luto na Light

O piloto paranaense Rafael Sperafico, de 26 anos, morreu após acidente grave na sexta volta da corrida de Interlagos da Stock Car Light, em Dezembro. O piloto, que era estreante na categoria, escapou da pista, bateu na proteção de pneus, voltou rodando e foi atingido em cheio pelo carro de Renato Russo. Segundo informações médicas, Sperafico teve morte instantânea por traumatismo craniano.


Fonte: Globo.com














Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário