Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 29 de dezembro de 2007

NBA > Retrospectiva 2007

San Antonio de novo

O San Antonio Spurs fez mais uma temporada muito regular e conquistou pela 4ª vez o título da NBA, desta vez enfrentando o bom time do Clevland Cavaliers, liderado por LeBron James, na final. O começo do domínio dos Spurs na liga coincide com a chegada de Tim Duncan ao Texas. Tim que foi um dos grandes nomes da final, mais uma vez. O MVP da final foi o armador frances Tony Parker.

Cavaliers e Brasil na final pela 1ª vez

Duas foram as novidades na final da NBA. O Clevland, que fez uma grande campanha até conquistar o título da conferência leste, pela primeira vez na história da franquia. Liderados por LeBron James, o time terminou a fase de classificação com 50 vitórias, no segundo lugar.

Nos play-offs, varreram o Washington na primeira rodada (4-0), depois passaram pelo New Jersey (4-2), e na grande decisão derrotaram o temido Detroit Pistons (4-2), chegando assim na grande final do basquete mundial.

Outro fato inédito foi o de Andersão Varejão, que levou o nome do Brasil pela primeira vez à uma final da NBA.

Leandrinho ficou pelo caminho

O San Antonio veio discretamente no Oeste e se classificou para os play-offs em terceiro lugar. Dallas Mavericks e Phoenix Suns encantavam mais. Os Mavs terminaram com a melhor campanha de toda a liga (67-14). Os Suns, liderados por Steve Nash, também contaram com grande desempenho de Leandro Barbosa, que com média de 18 pontos por jogo foi eleito o 6º homem da temporada (Prêmio dado ao melhor reserva), deixando para trás o astro Manu Ginóbili.

Na pós-temporada as máscaras caíram. O Dallas acabou liquidado pelo Golden State, oitava na classificação, por 4 a 2. O Phoenix começou bem, derrotando os Lakers, porém, não foram páreos para o time comandado por Greg Popovich. San Antonio, que havia derrotado Denver, passou pelos Suns com 4 a 2. Na final da conferência um 4 a 1 arrasador sobre o Utah Jazz, e a classificação para mais uma final.

Cadê LeBron?

Quando todos esperavam um grande desempenho de LeBron James, fazendo frente às estrelas de San Antonio, o que se viu foi um time muito apagado, carente de seu grande ídolo que sumiu.

Os Spurs venceram a série por 4 a 0 (85-76/ 103-92/ 75-72/ 83-82), e conquistaram o título da NBA pela quarta vez. Tim Duncan e Tony Parker, foram os principais jogadores na decisão.

Seleção Brasileira Masculina > Desastre no Pré-Olímpico

Pela primeira vez desde que o basquete nacional chegou à NBA, a Seleção Brasileira contou com seus principais astros em uma competição. Apenas Anderson Varejão não foi liberado, mas a equipe do técnico Lula Ferreira
jogou com Leandrinho, Nenê e Marquinhos. A expectativa pela vaga olímpica era grande, no entanto, os adversários também estavam reforçados. Os Estados Unidos, após uma série de fiascos nos Campeonatos Mundiais, contou com craques como Kobe Bryant, Paul Pierce e Allen Iverson. Porto Rico e Argentina também entraram com grandes esquipes.

Eram apenas duas vagas para quatro seleções com potencial olímpico. Os EUA dominaram a competição, a Argentina fez ótima campanha e Brasil e Porto Rico ficaram logo atrás. No entanto, problemas internos atrapalharam a Seleção Brasileira. Derrotados pela Argentina na semifinal, os brasileiros tiveram que se contentar com um decepcionante quarto lugar. Estados Unidos e Argentina garantiram a vaga para Pequim e restou à Seleção Brasileira disputar Torneio Pré-Olímpico Mundial, em 2008.

Seleção Brasileira Feminina > Sonho adiado

Sem poder contar com Janeth, o Brasil tinha uma missão clara no Chile: não repetir o fracasso dos homens e garantir uma vaga para a Olimpíada de Pequim. No entanto, assim como no torneio masculino, uma das vagas dificilmente não ficaria com os Estados Unidos. Com isso, restou ao Brasil disputar a segunda vaga com as sempre rivais cubanas.

Na semifinal, no confronto com Cuba, vitória das rivais por 69 a 67 e sonho olímpico adiado. Pelo menos até o Pré-Olímpico, que será disputado em 2008.

Fonte: Lance e Wikipedia












Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário