Mais de dois anos depois, Corinthians e Portuguesa voltam a se enfrentar. Nesta quarta-feira, no estádio do Morumbi, o confronto vale para ambos tentarem aparecer no G4, grupo de quatro times que vai se classificar para a semifinal do Campeonato Paulista. O Timão tem 14 pontos, é o sétimo, e a Lusa 13, na nona colocação. Mas também vale para reacender uma rivalidade apagada nos últimos anos.
Com a Portuguesa na Segunda Divisão paulista e brasileira em 2007, não houve confronto na temporada passada. O último duelo foi em 22 de janeiro de 2006, com vitória lusitana por 2 a 1, no Canindé. O último sucesso corintiano foi no Brasileiro de 2002, um 5 a 2 no Pacaembu. Depois disso foram quatro jogos, sempre pelo Paulista, com duas vitórias da Lusa e dois empates.
O último duelo decisivo entre as duas equipes foi no Paulista de 1998. Pela semifinal, o árbitro argentino Javier Castrilli deu um pênalti até hoje questionado pela Lusa. O jogo terminou 2 a 2 e classificou o Timão para a final (depois perderia do São Paulo). Na história, o Corinthians tem vantagem: são 138 vitórias, com 49 empates e 58 derrotas, em 245 jogos.
- Não temos enfrentado muito a Portuguesa nos últimos tempos. Mas vamos tentar acabar com esse tabu - avalia Lulinha.
O mistério de Mano
Mano Menezes tem dúvida para escalar o Corinthians. Primeiro a escalação de Fabinho, que retorna de lesão muscular. O treinador não sabe se clinicamente o atleta está 100%, e por isso pode deixá-lo de fora. Mas o técnico pode fazer também outras alterações, porque não gostou do que viu contra o Bragantino, empate por 1 a 1 no domingo passado.
- Achei que faltou velocidade em vários momentos e não conseguimos furar o bloqueio imposto pelo Bragantino na partida. Por isso quero pensar direitinho o que posso fazer para mudar isso contra a Portuguesa - diz Mano Menezes.
Os garotos Dentinho e Lulinha, que juntos marcaram cinco dos sete gols que o time fez nos dois últimos duelos, estão confirmados. No treino desta terça-feira à tarde, no Parque São Jorge, Mano Menezes optou por um trabalho técnico, de finalizações. Apesar dos seis gols contra o Barras-PI, pela Copa do Brasil, o Timão só fez dez gols no Paulista em nove jogos.
- Um dos motivos para deixar de lado o treino tático para aprimorar a finalização - explica o técnico.
Portuguesa quer vitória pelo G4
Com 13 pontos ganhos, um a menos que o Timão, a Portuguesa está a dois de alcançar o G4, a zona de classificação para as semifinais. Por isso, uma vitória sobre o Corinthians teria importância ainda maior e poderia até deixar a Lusa entre os melhores do Campeonato Paulista.
Após o empate de 0 a 0 com o Noroeste, no último domingo, o técnico Vagner Benazzi teve dois dias para preparar os seus jogadores para o duelo com o Alvinegro. E um dos mais animados para esta partida é o atacante Christian, artilheiro da Lusa no Paulistão com três gols. O ex-corintiano está otimista com relação ao futuro da equipe na competição.
- Nós somos um time valente. Estamos correndo por fora, mas, no momento certo, nós vamos dar um pulo para classificar entre os quatro primeiros - promete o camisa nove.
O único desfalque da Portuguesa para esta quarta-feira é o volante Dias, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Em seu lugar, Benazzi deve escalar Rai.
Ficha técnica
CORINTHIANS | PORTUGUESA | |
Felipe William Chicão Carlão Alessandro Bruno Octávio Fabinho (Bóvio) Lulinha André Santos Dentinho Herrera T: Mano Menezes | André Luis Osmar Bruno Rodrigo Marco Aurélio Bruno Recife Erick Rai Carlos Alberto Preto Rogério Christian T: Vagner Benazzi |
Data: 20/02/2008
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima
Auxiliares: Edvanio Ferreira Duarte e Herman Brumel Vani
fonte: globo.com
Redator: Marco Miranda
marco_mirand@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário