Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Coluna > Domingueira do Pilat

Faltou o Tie Break

Hoje acontece a grande final da Taça Guanabara de 2008, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Flamengo e Botafogo medem forças no estádio do Maracanã em um grande clássico, cercado de tradição e rivalidade.

Essa será a terceira decisão da Taça Guanabara entre Flamengo e Botafogo na história dos dois clubes. Na primeira, em 1968, a taça foi para General Severiano. Na segunda, em 1995, o título foi para a Gávea, com um 3x2 com direito a três gols de Romário. Será o desempate entre os dois.

Outro desempate que até hoje é aguardado é, na verdade, um tie break. Sim, porque o Botafogo venceu o primeiro set por 6-0, mas o Mengo aplicou o mesmo placar no segundo. Não entendeu nada? Eu explico.

Massacre Alvi-Negro

Tudo começou em 15 de novembro de 1972, quando o Alvi-Negro enfrentou o Rubro-negro do técnico Zagallo no Maraca. Aos 16 do primeiro tempo, o tri-campeão do mundo Jairzinho abriu o placar para o Botafogo. Fisher fez o segundo e o terceiro ainda na primeira etapa.

A defesa flamenguista não se encontrava e no segundo tempo, o time de General Severiano seguiu humilhando. Jairzinho fez bela jogada com Fisher aos 27 e fez 4 a 0. O Furacão da Copa fez o quinto pouco depois. O massacre do Fogo foi finalizado aos 43 minutos, com um gol de Ferreti. Estava ali decretada uma das maiores goleadas da história do confronto: 6 a 0.

Mas essa história estava longe de acabar. A torcida do Botafogo não deixava nenhum rubro-negro esquecer da goleada. Durante os anos seguintes, mesmo com várias vitórias do Mengo, o placar atormentava a cabeça dos flamenguistas. No Maracanã, em todo jogo, via-se uma faixa com os dizeres: 6x0. Precisava dizer algo mais?

Clique aqui e ouça o aúdio dos gols da partida: Imperdível!


Massacre Rubro-Negro

Até que no ano de 1981, dias antes do clube conquistar Libertadores e Mundial - como destacava a revista Placar da época (foto), o clube conseguiu um feito que talvez seja mais especial do que qualquer título para o torcedor urubu: a vingança!

Dia 11 de Novembro, no Maracanã, uma data para ser apagada da memória dos torcedores botafoguenses. Logo aos 7 minutos, Nunes abriu o placar. A torcida rubro-negra pediu mais, e o time atendeu ainda no primeiro tempo. Aos 27, Zico fez o segundo, Lico marcou o terceiro aos 33, e aos 40 a goleada estava confirmada: 4 a0, gol de Adílio.

No intervalo do jogo a fatura estava liquidada, mas estava no ar a pergunta: seria a revanche? Do jeito que ia a coisa, poderia ser muito mais que isso. Sete, oito, talvez dez... mas naquele dia o Flamengo queria vencer por um único placar: 6 a 0. Mais que isso não interessava.

Mas o que parecia certo virou incerto. Um time buscou o gol de forma atabalhoada, o outro queria apenas evitar um vexame maior. A partida ficou tensa. Tanto é que o Flamengo só alcançou o quinto gol em pênalti cobrado por Zico.

Passaram os 40 minutos do segundo tempo e aquele resultado de 5 a 0 era, na verdade, uma goleada do Botafogo, que evitava assim que o rival descontasse o placar de 9 atrás. Mas de quem menos se esperava é da onde surgiu a vitória. Andrade aproveitou-se de um rebote na entrada da área, e aos 42 fez um baita golaço, daqueles que lavam a alma de qualquer torcedor. Uma festa imensa tomou conta das arquibancadas.

Estava descontado o placar de 72. Alívio para a maior torcida do Brasil.

Reveja os gols da histórica Revanche



Ou seja, 6-0 para um, 6-0 para o outro... falta um set. Quem será que vence esse tie break?

_______________

Notas

*
Jairzinho, que entrou no segundo tempo esperando virar os 4x0, levanta os braços em desespero: "Não pode ser, é muita crueldade", lamentava-se o único sobrevivente daqueles 6x0 para o Botafogo, que ele ajudou a construir marcando três - um deles de letra;

* Em 1983, o Flamengo venceu novamente o rival por 6 gols, desta vez foi 6 a 1;

* A maior goleada do clássico, entretanto, é do clube da Estrela Soliária: 9 a 2 em março de 1927;

* No confronto geral entre as duas equipes, muito equilíbrio:
Botafogo 112 vitórias
Flamengo 117 vitórias
Empates 105
Gols do Flamengo: 505
Gols do Botafogo: 470
________________


Bom domingo a todos e que tenhamos uma linda final no Maraca.



Direto da Redação








Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Um comentário: