Foi sofrido, suado e muito chorado. Mas o Palmeiras é o novo líder do Campeonato Paulista. Com um gol de Jorge Preá (assista ao vídeo exclusivo com a jogada), aos 48 minutos do segundo tempo, o Verdão acabou com a marcação implacável da Portuguesa e venceu por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Palestra Itália. Com os três pontos conquistados, a equipe alviverde chegou provisoriamente à liderança isolada, com 34 pontos, e está muito próxima da classificação às semifinais.
Para continuar na liderança isolada, o Palmeiras precisa torcer pela derrota do Guaratinguetá, que tem 31 pontos, e enfrenta o Mirassol, nesta quinta-feira, fora de casa. Já a Portuguesa, com 25 pontos, está na 11ª colocação, e praticamente fora das semifinais.
Na próxima rodada do Campeonato Paulista, a 18ª e penúltima da primeira fase, o Palmeiras enfrenta o São Caetano, sábado, às 16h, no Palestra Itália. No mesmo dia, às 20h30m, a Portuguesa terá pela frente o Barueri, no Canindé.
Lusa aposta na marcação
O técnico Vagner Benazzi armou a Lusa com quatro volantes, dos quais um deles (Dias) tinha a obrigação de vigiar os passos de Valdivia. Erick ficou mais na proteção dos zagueiros, enquanto Carlos Alberto e Claudecir ficaram com a obrigação de impedir a criação de jogadas no meio-campo do Palmeiras.
Sem mobilidade no meio-campo por causa da forte marcação, o Verdão não conseguiu criar e tive dificuldade para imprimir velocidade no ataque. Já os laterais Elder Granja e Leonardo, também bem marcados, quase não conseguiram chegar à linha de fundo. Com tamanha precaução defensiva da Lusa, a primeira chance de gol do Palmeiras surgiu aos 17 minutos, em cobrança de falta de Elder Granja, que André Luís defendeu.
Com o pensamento fixo na marcação, a Lusa teve três dos seus quatro volantes recebendo o cartão amarelo antes dos 20 minutos: Dias, Erick e Claudecir. O Verdão tirou proveito da desconcentração do rival e criou duas boas chances de gol. Aos 20, Valdivia cruzou, Alex Mineiro desviou, e Gustavo chegou atrasado. Em seguida, aos 21, Leo Lima roubou a bola na intermediária e tocou para Alex Mineiro, que, de fora da área, chutou forte, mas para fora.
Sempre de bola parada, a Lusa teve três chances para abrir o placar. Aos 29, Carlos Alberto cobrou faltas e Marcos espalmou para escanteio. Na cobrança, Marco Aurélio desviou a bola e Pierre evitou o gol em cima da linha. Aos 31, Carlos Alberto bateu outra falta, a bola quicou no gramado, explodiu no rosto de Marcos e foi para escanteio. Aos 43, na melhor chance do jogo, Valdivia fez bela jogada individual, foi à linha de fundo e cruzou na medida para Alex Mineiro, que perdeu gol incrível.
Segundo tempo
O panorama não mudou da etapa final. A Lusa seguiu marcando forte, enquanto o Verdão tentou imprimir velocidade e toque de bola no jogo. Aos sete minutos, após grande jogada de Diego Souza, que fez o passe açucarado, Alex Mineiro, dentro da área, perdeu outro gol incrível. Ele mandou a bola na rede, mas pelo lado de fora.
Em busca de mais qualidade nos passes e poder de finalização, o técnico Vanderlei Luxemburgo sacou de uma vez só Leo Lima e Denílson e mandou a campo Martinez e Lenny, respectivamente. Mas quem quase abriu o placar foi a Lusa, aos 21, após cobrança de escanteio, Halisson desviou de cabeça, e Ramon, de cabeça, dentro da pequena área, mandou a bola por cima do travessão.
Benazzi colocou o atacante Vaguinho no lugar de Ramon para ter mais velocidade no contra-ataque. Luxa respondeu no setor ofensivo com Jorge Preá no lugar de Alex Mineiro. Cansado com a marcação forte da Lusa, os jogadores do Palmeiras foram para o tudo-ou-nada. Aos 48, após cobrança de falta de Leandro, David cabeceou a bola no travessão, Diego Souza apanhou o rebote e cruzou para Jorge Préa completar para o fundo da rede: 1 a 0.
Ficha Técnica

Gol: Jorge Preá, aos 48 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Pierre, Alex Mineiro, Gustavo (3º), Leo Lima (3º) e Valdivia (Palmeiras), Claudecir, Erick (3º), Carlos Alberto, Ramon, André Luís e Dias (Portuguesa)Árbitro: José Henrique de Carvalho
Cartões amarelos: Pierre, Alex Mineiro, Gustavo (3º), Leo Lima (3º) e Valdivia (Palmeiras), Claudecir, Erick (3º), Carlos Alberto, Ramon, André Luís e Dias (Portuguesa)Árbitro: José Henrique de Carvalho
Auxiliares: Maria Eliza Correia Barbosa e Hilton Francisco de MeloData: 26/03/2008
Estádio: Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Público: 19.061 pagantes
Renda: R$ 510.730,00
Fonte: globo.com/esportes
Redatora: Marcella Pedroso
marcella.pedroso@yahoo.com.br
marcella.pedroso@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário