* Para continuar 100%, Flamengo e Grêmio duelam no olimpico
Grêmio e Flamengo, clubes que largaram com vitória no Campeonato Brasileiro, se encaram na tarde deste domingo, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, em busca dos três pontos que garantirão 100% de aproveitamento neste começo da competição e deixarão aquele que os conseguir entre os líderes.
Ambos passaram por frustrações recentes, o Grêmio pelo fiasco na eliminação precoce na Copa do Brasil, diante do Atlético-GO - aliada à derrota no Estadual -, enquanto o Flamengo devido à incrível derrota para o América-MEX que o deletou da Libertadores da América em pleno Maracanã. Diante disso, restou para tricolores e rubro-negros o Brasileirão, no qual arrancaram bem, recuperando o bom astral.
O Flamengo, que iniciou o campeonato com uma vitória em casa sobre o Santos por 3 a 1, chega a Porto Alegre comandado por um novo técnico, Caio Júnior, que conhece bem o adversário, já que atuou no Grêmio por muitos anos, quando atleta, e afirma se manter constantemente informado sobre o time gaúcho. Para o jogo deste domingo ele faz duas mudanças no seu time. Uma por opção tática, outra por obrigação.
A maior novidade será mesmo a mudança de esquema, passando do 4-4-2 do ex-técnico Joel Santana, para o 3-5-2. Para isso o volante Toró dará lugar ao zagueiro Leonardo, que conta com a simpatia de Caio Júnior. "Isso não chega a ser novidade, o time já jogava assim, mas com um volante - Jaílton - fazendo a função do terceiro zagueiro. Então, para a partida com o Grêmio, resolvi escalar o Leonardo, porque a bola alta do adversário é muito forte", explicou o técnico rubro-negro.
A mudança obrigatória é a inclusão de Diego Tardelli no lugar de Souza, com lesão no tendão de Aquiles. O substituto imediato seria Obina, mas esse, com torção no tornozelo, também ficou fora.
No Grêmio o treinador Celso Roth também pode entrar em campo com esquema alterado. Ele começou o Brasileiro, vitória sobre o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi, com um 3-5-2, no qual o trio defensivo foi formado por Léo, Pereira e Réver. Mas esse último sentiu um mal estar nesse sábado, véspera do jogo, e teve de abandonar o treinamento, substituído pelo volante Makelele. Caso a troca se mantenha o time vai a campo no 4-4-2.
"Estou pronto e minha expectativa é grande para jogar. Sei que a torcida do Grêmio gosta de um time com pegada e essa é a minha característica", afirma Makelele, ansioso para ter seu nome confirmado entre os titulares.
A expectativa da diretoria gremista é de que 40 mil torcedores acompanharão o jogo dos dois clubes que sonham com a afirmação como candidatos ao título brasileiro de 2008.
Ficha do jogo:
Data: 18/5/2008 (domingo)
Horário: 16 horas
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Giovani Cesar Canzian (SP)
GRÊMIO
Victor; Paulo Sérgio, Léo, Pereira e Hélder; Réver (Makelele), Eduardo Costa, Rafael Carioca e Roger; Soares e Perea
Técnico: Celso Roth
FLAMENGO
Bruno; Fábio Luciano, Leonardo e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Jaílton, Kléberson, Ibson e Juan; Diego Tardelli e Marcinho
Técnico: Caio Júnior
Atlético-MG jogam pela 1ª vitória para espantar a crise
Depois de estrearam mal no Campeonato Brasileiro, Atlético-MG e Goiás buscam neste domingo, às 16h, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, a primeira vitória na competição e uma sorte melhor na temporada. Os dois clubes tentam amenizar a crise pelos maus resultados, principalmente o time mineiro, que comemora seu centenário em 2008.
Depois de perder o título do Campeonato Mineiro para o rival Cruzeiro, o Atlético foi eliminado da Copa do Brasil pelo Botafogo, na quarta-feira passada. O novo revés na temporada foi a gota d'água para a saída do técnico Geninho, que pediu demissão.
Sem treinador, o Atlético será comandado interinamente pelo auxiliar técnico Marcelo Oliveira. A diretoria segue na busca pelo substituto de Geninho. Depois de fracassar na tentativa de repatriar Levir Culpi, que está no Japão, o clube sondou Emerson Leão, do Santos, que no ano passado dirigiu o time mineiro no Brasileirão.
Ficha do jogo:
Data: 18/5/2008 - domingo
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR/Fifa)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS/Fifa) e Nilson Alves Carrijo (DF)
GOIÁS
Harlei; Vítor, Ernando, Paulo Henrique e Julio César; Fernando, Ramalho, Evandro e Paulo Baier; Anderson Aquino e Schwenk
Técnico: Oswaldo Alvarez (Vadão)
ATLÉTICO-MG
Juninho; Coelho, Leandro Almeida, Marcos e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Márcio Araújo, Almir e Petkovic; Danilinho e Marinho
Técnico: Marcelo Oliveira (interino)
Novamente com os reservas, Fluminense pega o empolgado Náutico
Pensando somente na Copa Libertadores da América (decide com o São Paulo uma vaga na semifinal), o Fluminense, assim como aconteceu na estréia no Campeonato Brasileiro, novamente entra em campo com o reservas. Neste domingo, o Tricolor recebe o Náutico, às 16h, no Maracanã, pela segunda rodada do certame.
O goleiro Fernando Henrique será o único considerado titular em campo. Em relação ao jogo passado (empate em 0 a 0 diante do Atlético-MG), o atacante Tartá, lesionado, está fora. Maicon e Léo Itaperuna brigam por uma vaga. Já o volante Arouca, de volta ao time principal, será substituído por Marinho.
Pelo lado do Náutico, empolgado pela vitória na estréia sobre o Goiás (2 a 1), Roberto Fernandes não vai poder contar com o lateral-direito Ruy. O técnico ainda não decidiu se escala João Paulo ou Nino. Radamés, que poderia atuar no setor, nem joga. O volante está fora da partida em função do contrato firmado entre Náutico e Fluminense.
FICHA DO JOGO:
Data: 18/05/2008 (Domingo)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 16h
Árbitro: Luiz Alberto Sardinha Bites (GO)
Auxiliares: Flávio Gilberto Kanitz (GO) e Gelson Pimentel Rodrigues (ES)
FLUMINENSE
Fernando Henrique, Carlinhos, Sandro, Anderson e Dieguinho; Fabinho, Romeu, David e Marinho, Alan e Maicon (Léo Itaperuna).
Técnico: Renato Gaúcho
NÁUTICO
Eduardo, João Paulo (Nino), Vagner, Everaldo e Berg; Paulo Almeida, Ticão, Geraldo e Paulo Santos; Wellington e Felipe.
Técnico: Roberto Fernandes
Surpresas, Figueirense e Coritiba testam embalo em SC
Figueirense e Coritiba proporcionaram as maiores surpresas da primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O time catarinense perdia por 5 a 2 para a Portuguesa, em pleno Canindé, mas buscou um empate na partida com mais gols do fim de semana de estréia.
Os paranaenses superaram o Palmeiras por 2 a 0, mas o que mais chamou atenção foi a superioridade que mostraram diante do campeão paulista. Somados aos títulos em seus estaduais, esses retrospectos fundamentam o clima de euforia criado para o confronto deste domingo, às 18h10, no estádio Orlando Scarpelli.
FICHA DO JOGO:
Data: 18 de maio de 2008 (domingo)
Horário: 18h10
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Marco Antônio de Mello Moreira (GO) e Wagner de Almeida Santos (RJ)
FIGUEIRENSE
Wilson; César Prates, Bruno Perrone, Asprilla e Marquinho; Diogo, Magal (Leandro), Élton e Cleiton Xavier; Rodrigo Fabri e Wellington Amorim
Técnico: Alexandre Gallo
CORITIBA
Edson Bastos; Nenê, Bernardi e Maurício; Douglas Silva, Alê, Ricardinho, Pedro Ken e Rubens Cardoso; Michel e Hugo
Técnico: Dorival Júnior
Fonte: Uol
Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário