Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 4 de maio de 2008

Campeonato Paulista > Verdão encara Macaca pelo fim do jejum

* Palmeiras corre atrás do título paulista após 11 anos. Ponte tenta conquista inédita

O título paulista estará em disputa na partida entre Palmeiras e Ponte Preta, neste domingo, às 16h, no Palestra Itália. No primeiro jogo, em Campinas, o Verdão, que possuía a vantagem dos empates devido à campanha superior, venceu por 1 a 0 e agora pode até se dar o luxo de perder por um gol para dar a volta olímpica após 11 anos de espera. Já a Macaca precisa mostrar poder de superação e competência ofensiva para ganhar por pelo menos dois gols de diferença e festejar, pela primeira vez em sua história, um caneco estadual.

Em busca do 22º título estadual, o Palmeiras vai disputar a decisão do Campeonato Paulista mordido pela eliminação precoce na Copa do Brasil. A goleada por 4 a 1 sofrida para o Sport, na última quarta-feira, na Ilha do Retiro, em Recife, deixou o técnico Vanderlei Luxemburgo e os jogadores arrasados. E o título estadual é o melhor remédio para a 'ressaca' da equipe.

A Macaca chegou para a decisão querendo recuperar o prestígio obtido com duas vitórias convincentes diante do Guaratinguetá, pelas semifinais. A derrota em Campinas por 1 a 0 para o Verdão, no primeiro jogo, trouxe de volta a síndrome de time que nas finais sucumbe diante dos clubes grandes, como aconteceu em 1977 e 79, diante do Corinthians, e em 81, contra o São Paulo.

Luxa pode igualar recorde

O único desfalque do Palmeiras é o volante Leo Lima, que sofreu grave lesão muscular na primeira partida contra o Sport, pela Copa do Brasil. Wendel atuou no setor no domingo passado contra a Ponte, mas a tendência é que Martinez, que estava suspenso no duelo realizado em Campinas, atue ao lado de Pierre.

- A vantagem do Palmeiras em cima da Ponte Preta existe. Ela aumentou na primeira partida, quando vencemos em Campinas. Mas sabemos trabalhar com ela. Vamos entrar em campo para vencer e não para jogar pelo resultado que nos interessa - afirma o técnico Vanderlei Luxemburgo.

O treinador do Palmeiras tem motivos de sobra para estar animado. Afinal, se ganhar o título paulista ele vai igualar o recorde do técnico Lula, do Santos, que na década de 60, com o time de Pelé, ganhou oito vezes o estadual. Luxemburgo, que já venceu sete vezes, chegará ao oitavo e será tricampeão (em 2006 e 2007 foi bicampeão com o Santos).

- Eu quero ganhar todas as competições. É importante para o meu lado profissional o recorde. Enquanto estiver motivado, como estou, seguirei fazendo o meu trabalho. Quando isso acabar, eu encerro a minha carreira de treinador e vou procurar outra função no futebol - afirma Luxemburgo.

Além dos sete títulos paulistas que tem (90, 93, 94, 96, 2001, 2006 e 2007), e do oitavo que está na iminência de acontecer (2008), Luxemburgo também é bicampeão do Torneio Rio-São Paulo (93 e 97), campeão mineiro (2003), campeão capixaba (83) e tem cinco canecos do Campeonato Brasileiro (93, 94, 98, 2003 e 2004) - este, recorde absoluto.

- O Campeonato Brasileiro é o mais difícil do mundo. Nenhuma liga do futebol europeu tem de 12 a 14 candidatos ao título no início da competição. Nem na Libertadores existe tanta dificuldade. Talvez somente nas fases decisivas da Liga dos Campeões - ressalta o treinador do Palmeiras.

Macaca tem desfalques

O técnico Sérgio Guedes não contará com dois titulares na partida decisiva deste domingo. O experiente zagueiro César torceu o joelho no segundo jogo diante do Guaratinguetá e está fora de combate. Jean, o seu companheiro de zaga, cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.

Sem muitas alternativas, a Macaca entrará em campo com a dupla de zaga reserva formada por Alexandre Black e João Paulo. Já o lateral-direito Eduardo Arroz e o meia Renato, que não atuaram em Campinas por causa de suspensão, retornam ao time.

A dúvida é quem deixará a equipe titular para o retorno de Renato, o artilheiro da equipe na competição, com oito gols. Luís Ricardo está garantido no comando do ataque, enquanto Danilo Neco e Wanderley disputam a outra vaga.

Ficha do jogo
PALMEIRAS PONTE PRETA
Marcos
Elder Granja
Gustavo
Henrique
Leandro
Pierre
Martinez
Diego Souza
Valdivia
Alex Mineiro
Kléber
T: V. Luxemurgo
Aranha
Eduardo Arroz
Alexandre Black
João Paulo
Vicente
Deda
Bilica
Ricardo Conceição
Renato
Luís Ricardo
Danilo Neco (Wanderley)
T: Sérgio Guedes

Estádio: Palestra Itália, em São Paulo (SP), às 16h
Data: 04/05/2008
Horário: 16h00min
Árbitro: Cléber Welington Abade
Auxiliares: Émerson Augusto de Carvalho e Vicente Romano Neto

Comentário do Convidado
Temos que melhorar

Palmeiras e Ponte decidem amanhã o título de campeão Paulista de 2008. Do lado da Ponte, muita expectativa para reverter o resultado de 1 x 0 do primeiro jogo, principalmente depois da goleada que o Palmeiras levou no meio da semana para o Sport pela copa do Brasil. Do lado do Verdão, apesar da goleada sofrida, o time vem confiante, e quer mostrar que foi apenas um acidente de percurso.

Acho que vai ser um jogo complicado para as duas equipes. A Ponte, apesar de precisar ir pra cima, tem que jogar com cautela, e o Palmeiras terá que administrar bem a vantagem, porém mostrando um futebol de time campeão, pois se jogar que nem jogou quarta, irá perder o título em casa.

Haja emoção!



Fonte: Globo.com


Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Convidado Especial: Felipe Telles

Nenhum comentário:

Postar um comentário