
Fla tenta se igualar ao Flu
Atual campeão do Rio, o Rubro-Negro pode, pela primeira vez na história, igualar o número de títulos estaduais do Fluminense. No momento, o placar é de 30 a 29 para o Tricolor. O Botafogo, que tem 18 títulos cariocas, disputa sua terceira final consecutiva (foi campeão em 2006, superando o Madureira na final).
Como aconteceu nos confrontos anteriores - quatro nesta temporada -, o clássico deste domingo tem tudo para ser equilibrado. Por isso, o que mais se fala antes da finalíssima é a possível diferença da condição física das duas equipes. O inimigo invisível chamado cansaço apavorou o Flamengo ao longo da semana. A viagem de 14.400 km - ida e volta - ao México demorou mais de 24 horas em deslocamentos. A vitória por 4 a 2 sobre o América-MEX, pela Taça Libertadores, porém, deixou o grupo mais leve.
- Imagina pegar essa viagem longa depois de uma derrota? Claro que agora a gente fica ainda mais animado para a final - diz o zagueiro Ronaldo Angelim.
Glorioso está bem descansado e treinado
Enquanto isso, o Botafogo teve uma semana completa para dosar treinos, repouso e conversas, buscando corrigir os erros que levaram a equipe à derrota no jogo de domingo passado. Mas em General Severiano, ninguém se vê em vantagem por não ter viajado. Todos focam, sim, é a desvantagem pelo placar de 1 a 0 do último domingo.

- Não importa se o Flamengo viajou e venceu na Libertadores. Nós também podemos estar cansados de treinar. Eles venceram o primeiro tempo da decisão. No domingo, teremos o segundo tempo - explica o técnico Cuca.
Há quase dois anos no Botafogo, o técnico admite que não vê a hora de conquistar seu primeiro título. Mas, apesar da ansiedade, procura manter a calma, confiante no potencial da equipe que formou com rapidez no início da temporada, apesar do grande número de mudanças em relação ao grupo de 2007.
- Uma hora o título vai acontecer. Mas se ele chegar no domingo, o campeão será o Botafogo. Eu terei apenas uma pequena parte disso.
Joel se prepara para o Adeus

- Joel esteve com a gente lá no buraco e nos trouxe até aqui. Por um lado, fico muito triste por vê-lo saindo, mas sei que é uma ótima oportunidade - declara o lateral-direito Leo Moura.
Com a vantagem de jogar pelo empate, o Flamengo deve entrar em campo com a tradicional "tropa de elite" no meio-campo: Cristian, Toró, Kleberson e Ibson. Há a chance de Jaílton entrar na equipe para reforçar ainda mais a marcação.
Fora da equipe há quase três semanas, Renato Augusto deve ficar como opção no banco de reservas. Artilheiro do Fla na temporada, com dez gols, Marcinho está confirmado, para alívio do próprio.
- Quero entrar logo em campo para conseguir passar essa ansiedade. Estou sonhando com esse jogo - diz o jogador, que marcou duas vezes na partida contra o América-MEX e é o goleador do time na Libertadores (cinco gols).
Bota precisa partir para cima
Para conquistar o título no tempo normal, o Botafogo precisa vencer por, pelo menos, dois gols de diferença. Dessa forma, durante a semana passada cogitou-se no clube a possibilidade de Fábio juntar-se a Jorge Henrique e Wellington Paulista no ataque. No entanto, os treinos da semana mostraram que o esquema com três homens de frente deverá ficar como uma opção para o decorrer da final.
O Botafogo tem a volta do lateral-direito Alessandro e do atacante Jorge Henrique, que, suspensos, não disputaram a primeira partida. O goleiro Castillo e o lateral-esquerdo Triguinho continuam fora, ainda se recuperando de problemas musculares. Assim, Renan e Leandro Guerreiro, respectivamente, continuam entre os titulares.
A preocupação é Lucio Flavio, que assim como antes da final da Taça Guanabara, sentiu dores na coxa esquerda na sexta-feira. O capitão da equipe foi poupado do recreativo deste sábado, mas dificilmente deixará de entrar em campo no domingo.
- Essa é a partida mais importante da minha vida, pois terei a chance de conquistar meu primeiro título, que ficaria marcado para a minha família e para os torcedores do Botafogo - diz Wellington Paulista, que marcou 14 gols no Campeonato Carioca e já garantiu a artilharia da competição.
Ficha do jogo
BOTAFOGO | FLAMENGO | |
Renan Alessandro Renato Silva Andre Luis Zé Carlos Leandro Guerreiro Túlio Diguinho Lucio Flavio Jorge Henrique Wellington Paulista T: Cuca | Bruno Leo Moura Fábio Luciano Ronaldo Angelim Juan Cristian Kleberson Toró Ibson Marcinho Souza T: Joel Santana |
Data: 04/05/2008
Horário: 16h00min
Árbitro: Luís Antônio Silva dos Santos
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Jorge Luís Campos Roxo
Fonte: Globo.com
Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário