
A Ferrari, aliás, foi grande responsável pelo triunfo de Hamilton. Felipe Massa recuperou a liderança antes da primeira rodada de pit stops e a equipe apostou em um carro mais pesado e pneus intermediários. Com isso, o brasileiro teve de andar em um ritmo lento enquanto a pista secava. E, na segunda parada, o time italiano ainda se atrasou nos boxes, o que fez Massa cair para a terceira posição.
Hamilton surpreendeu e foi mais esperto. Ele também não escapou dos diversos incidentes nas escorregadias ruas do principado, mas conseguiu se recuperar prontamente e agora lidera o campeonato de pilotos com 38 pontos.
Seguuura!
Líder do campeonato, Kimi Raikkonen teve o último erro da prova. O finlandês perdeu o carro na freada para a chicane do Porto, logo após o túnel, e acertou a traseira de Adrian Sutil, da Force India, que estava em quarto após uma excelente corrida. O alemão foi forçado a abandonar e o piloto da Ferrari teve apenas de trocar o bico, mas saiu da zona de pontuação.
Este foi apenas o primeiro dos diversos incidentes em Monaco. A chuva apertou e as ruas do principado viraram um sabão. Os pilotos foram obrigados a largar com os pneus intermediários, menos Kimi que trocou os pneus a menos de três minutos para a saída para a volta de apresentação - o que é proibido pelo regulamento. Ele recebeu uma punição e teve de fazer um drive-through mais tarde.
Jenson Button, Nick Heidfeld, Nico Rosberg, Fernando Alonso, Timo Glock foram alguns dos pilotos que se envolveram em confusões no início da prova.
O próximo a errar seria Hamilton, quando acertou o guard rail na curva da Tabacaria com o pneu traseiro direito. Ele teve de fazer um pit stop extra para trocá-lo. O inglês da McLaren conseguiu voltar em quinto, carregado de combustível. Ele ainda foi ajudado, duas voltas mais tarde, quando o safety car entrou na pista por causa das batidas de David Coulthard e Sebastien Bourdais na curva do Cassino.
Em um momento decisivo da prova, Felipe Massa escapou na Saint-Devote, mas por sorte não bateu em nada, pois ali há área de escape. Ele conseguiu voltar sem problemas, porém perdeu a liderança da prova para Kubica, da BMW.
Massa recuperou a posição nos boxes, mas neste momento, Hamilton se aproveitou das diversas confusões da prova e apareceu no primeiro lugar. O inglês estava rápido e, com o erro de estratégia da Ferrari, conseguiu abrir uma diferença de mais de 40 segundos antes de seu segundo pit stop, na 53ª volta. Ele voltou ainda em primeiro. Massa e Kubica pararam de novo para trocar os pneus para os de pista seca e o polonês superou o brasileiro no retorno à pista.
Na 61ª volta, Nico Rosberg bateu muito forte na entrada do S da Piscina e provocou a segunda entrada do safety car.
Aí Raikkonen errou de novo. Perdeu a freada e acertou a traseira de Sutil na saída do túnel. O finlandês arruinou a corrida dos dois, que tiveram de parar nos boxes. Os mecânicos da Force India ficaram desolados com o fim da histórica corrida do alemão. Rubens Barrichello, com isto, pulou para sexto, com Webber em quarto e Vettel em quinto. Kimi voltou em nono, atrás de Nakajima, da Williams e de Kovalainen, da McLaren. A TV mostrou mais tarde Sutil chorando dentro dos boxes da Force India, sendo consolado pela equipe inteira.
E a ordem final da corrida não se alterou até o fim da prova, que se encerrou com duas voltas a menos que o previsto, devido ao limite de duas horas de duração.
Classificação Final em Monaco
1º - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 2h00min42s272
2º - Robert Kubica (POL/BMW-Sauber) - a 3s069
3º - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 4s811
4º - Mark Webber (AUS/Red BUll-Renault) - a 19s264
5º - Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso-Ferrari) - a 24s657
6º - Rubens Barrichello (BRA/Honda) - a 28s408
7º - Kazuki Nakajima (JAP/Williams-Toyota) - a 30s180
8º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes) - a 33s191
9º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - a 33s793
10º - Fernando Alonso (ESP/Renault) - a uma volta
11º - Jenson Button (ING/Honda) - a uma volta
12º - Timo Glock (ALE/Toyota) - a uma volta
13º - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a uma volta
14º - Nick Heidfeld (ALE/BMW-Sauber) - a quatro voltas
* Os demais abandonaram.
Mundial de Pilotos
1º Lewis Hamilton (McLaren) 38
2º Kimi Raikkonen (Ferrari), 35
3º Felipe Massa (Ferrari), 34
4º Robert Kubica (BMW), 32
5º Nick Heidfeld (BMW), 20
Mundial de Construtores
1º Ferrari, 69
2º McLaren, 53
3º BMW, 52
Próxima etapa
Canadá, dia 8 de Junho
Fontes: Lancenet! e Globo.com
Direto da Redação

Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário