Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 31 de maio de 2008

Série B > "Dividido", Corinthians vence o Fortaleza e mantém 100% na Série B

* Com gols de Alessandro e Herrera, Timão vence o Fortaleza e abre boa vantagem

Não é novidade para ninguém que a cabeça do Corinthians está voltada para a decisão da Copa do Brasil. Prova disso foi o duelo diante do Fortaleza. Poupou vários titulares, promoveu a estréia de Elias e até escalou o "esquecido" Lima. Mesmo assim, não deixou seu desempenho cair na Série B do Nacional. Com gols de Alessandro e Herrera, derrotou o rival por 2 a 0, no Pacaembu, e manteve 100% de aproveitamento na competição.

Assim, uma das metas do técnico Mano Menezes foi alcançada. Além de frear o bom momento do time cearense, que vinha embalado por duas goleadas seguidas (Paraná e Gama) e tinha a oportunidade de assumir a liderança (sete pontos), o Corinthians permanece com tranqüilidade na primeira colocação, agora 12 pontos.

A outra era poupar alguns titulares, por causa do primeiro jogo da final da Copa do Brasil, agendado para a próxima quarta-feira, contra o Sport, e manter o mesmo ritmo na segunda divisão nacional. Desta vez, quatro jogadores (Chicão, Eduardo Ramos, Diogo Rincón e Dentinho) sequer foram relacionados.

Por outro lado, contou com as voltas de Carlos Alberto, André Santos, Fabinho e Lulinha, que não participaram do jogo diante do Botafogo. Lulinha, aliás, virou preocupação para enfrentar os pernambucanos. Logo no começo do jogo, ele sofreu uma contusão --caiu no começo das escadarias do vestiário-- e precisou ser substituído.

Mano Menezes também surpreendeu na escalação. O atacante Lima, pouco aproveitado desde a sua chegada, iniciou como titular no lugar de Herrera, que começou no banco de reservas. Aproveitou também para fazer a estréia de Elias, que disputou o Paulistão-08 pela Ponte Preta.

Com o resultado, o time paulista também mantém um excelente retroepecto contra o Fortaleza nesta temporada. Essa foi a terceira vitória sobre o rival. Antes, havia vencido os dois confrontos pela Copa do Brasil.

Corinthians joga melhor

O início da partida dava sinais de que o Corinthians não teria tanta facilidade para se manter com 100% de aproveitamento. Encontrava muitas dificuldades para penetrar na defesa do rival. Mas a entrada de Alessandro, logo no começo jogo no lugar de Lulinha, que se machucou, foi benéfica para a equipe.

O time mudou sua postura e avançou a marcação. Assim, encurralou o Fortaleza e passou a criar oportunidades. Foi premiado com o primeiro gol, aos 22min do primeiro tempo. Coincidentemente, Alessandro abriu o marcador, após acertar um chute de fora da área. A bola desviou no meio do caminho, atrapalhando o goleiro Tiago Cardoso.

Além de melhorar, o time de Parque São Jorge contou com a apatia do Fortaleza. Quase não chegou ao gol do rival. Para se ter idéia, o goleiro Felipe foi um mero espectador durante a etapa inicial. Enquanto isso, a equipe paulista desperdiçava mais chances, principalmente com o atacante Lima.

Pouco aproveitado pelo técnico Mano Menezes, ele teve duas claras oportunidades para ampliar. Na primeira, aos 31min, acertou de primeira e exigiu uma difícil defesa de Tiago Cardoso. Depois, aos 39min, cabeceou livre em cima do goleiro do time cearense.

"O time foi bem, mas precisávamos ter aproveitado melhor as oportunidades", admitiu o técnico Mano Menezes.

O panorama do segundo tempo continuou idêntico. O Fortaleza não encontrava liberdade para atacar, enquanto o Corinthians criava e não marcava. Desta vez, Elias quase deixou sua marca, todas arriscando de fora de área.

Mesmo mal, o time cearense poderia igualar. Aos 28min, após bela troca de passes, Junior Cearense assustou o goleiro Felipe. Não fez e ainda viu o lateral Marcio Azevedo receber o cartão vermelho. Para piorar, Herrera recebeu de Elias, aos 34min, e definiu a vitória do time paulista, a quarta no Nacional.

O técnico Heriberto Cunha reclamou muito da arbitragem --alegou que Elias pegou a bola fora do campo na jogada do gol-- e também foi expulso.

FICHA DO JOGO:
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF)
Auxiliares: Renato Miguel Vieira (DF) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Cartões amarelos: Simão, Junior Cearense e Leandro (Fortaleza); Carlos Alberto (Corinthians)
Cartão vermelho: Márcio Azevedo e o técnico Heriberto Cunha (Fortaleza)
Gols: Alessandro, aos 22min do primeiro tempo; Herrera, aos 34min do segundo tempo.

CORINTHIANS
Felipe; Carlos Alberto, Fábio Ferreira, William e André Santos; Fabinho, Elias, Lulinha (Alessandro) e Douglas; Lima (Herrera) e Acosta (Marcel)
Técnico: Mano Menezes

FORTALEZA
Tiago Cardoso; Vitor, Erandir e Preto; Simão, Leandro, Dude (Junior Cearense), Paulo Isidoro e Márcio Azevedo; Osvaldo (Lúcio) e Rômulo
Técnico: Heriberto da Cunha

Fonte: Uol

Comentário da Redação
Faltaram mais gols!

Eu esperava algumas dificuldades no jogo de hoje, até pelo fato do Fortaleza entrar no jogo como vice-líder e o time com o melhor ataque da competição, mas o jogo foi o mais fácil da Série B até agora. O Timão dominou o jogo o tempo todo, e teve chances de golear no Pacaembu.

Mas nunca é bom dominar e administrar o jogo com um placar mínimo, poderia ter definido antes, porém é normal o time tirar o pé pensando no jogo de quarta-feira, mesmo não sendo força máxima.

E um dos destaques do jogo foi exatamente o estreante da tarde, o meia Elias, ex-Ponte Preta. É cedo para falar, mas tem tudo para se encaixar como uma luva neste meio-campo, jogando como segundo volante, o jogador de saída que faz a bola sair com qualidade do sistema defensivo para os armadores, mas não sei se esta função é a de origem dele, pois na Ponte ele chegava mais à frente.

Destaque também para o Alessandro, que nos últimos dois jogos, mesmo voltando de contusão, fez duas ótimas partidas, se apresenta muito bem para o jogo, além de ter feito o gol de pênalti contra o Botafogo, hoje, com a ajuda do goleiro, marcou o seu.

Agora que a missão na Série B está parcialmente cumprida, com 100% de aproveitamento e líder isolado, é pensar somente na Copa do Brasil: Fazer um ótimo resultado aqui no jogo de ida, e se possível sem tomar gols.

Conceitos
Felipe - REGULAR: Não teve o mínimo trabalho.
Carlos Alberto - BOM: Hoje foi muito raçudo e fez boa partida, mas com o elenco completo e entrosado, é reserva.
Fábio Ferreira - BOM: Muito seguro.
William - BOM: Idem ao Fábio Ferreira. Não passou nem vento na zaga.
André Santos - BOM: Foi melhor defensivamente, até por não ter liberdade. Tem tudo para arrebentar contra o Sport.
Fabinho - BOM: Foi bem na marcação e deu liberdade ao Elias.
Elias - ÓTIMO: Para uma estréia foi ótimo... Se apresentou para o jogo, arriscou chutes, deu passes precisos, e marcou muito lá atrás, além de ter feito a jogada do segundo gol. É um jogador extremamente versátil, será muito importante no Timão.
Lulinha - SEM CONCEITO: Teve o azar de se machucar e saiu cedo.
(Alessandro) - ÓTIMO: Outra ótima partida dele, se apresenta muito bem para o jogo, tem uma ótima qualidade no passe, e fez o seu gol. A posição ideal dele é de meia mesmo.
Douglas - REGULAR: Muito discreto hoje e errando passes que não costuma errar, mas é sempre perigoso.
Lima - REGULAR: Fez uma boa jogada só, que o goleiro fez grande defesa. Precisa ter mais chances.
(Herrera) - ÓTIMO: Vai virar ídolo fácil. A torcida gritou o nome dele e o Mano colocou. Na primeira bola boa que recebeu, definiu o jogo. Se chegar bola ele resolve.
Acosta - REGULAR: Parece que não se soltou no Timão ainda, só pega a bola e segura na ponta até sofrer a falta. Mas pelo menos vem sendo o talismã do Corinthians.
(Marcel) - REGULAR: Como sempre, muito discreto.
T: Mano Menezes - ÓTIMO: Escalou o time ideal para hoje, poupando alguns e mesmo assim deixando um time que não teve trabalho para ganhar. Vem fazendo um grande trabalho no Timão.

Direto da Redação

Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. vai subir como meritos, 26 rodada ja estará classificado para a serie A!!!

    http://asseteartes.blogspot.com/

    vlw

    ResponderExcluir