Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Uefa Champions League > Decisão britânica em Moscou

* Pela primeiras vez na história dois times ingleses chegam à final da Champions: Manchester United x Chelsea

Em uma final inédita na história, Manchester United e Chelsea decidem hoje, no Estádio Luzhnikí, em Moscou, quem levanta a taça da Uefa Champions League em sua edição 2008. Nunca dois times da Inglaterra decidiram o torneio.

Para o Manchester, que bateu o rival na briga pelo título inglês esse ano, é a chance de faturar a Champions League pela terceira vez. A última foi em 99, no Camp Nou, quando derrotou o Bayern de Munich, de virada, por 2 a 1, em uma final da histórica. O Chelsea faz seu debute na grande final. Entretanto, já foram 4 aparições nas semi-finais, e de tanto martelar, os Blues agora têm a chance de levantar o caneco.

Clima frio e jogo quente

A final será jogada em Moscou, em um Estádio que era de grama sintética, mas que foi replantado com grama natural para atender às exigências da Uefa. Entretanto, os organizadores do evento admitem que as condições do gramado ainda não são as ideais.

- Em termos de qualidade, nós fizemos alguns testes nos últimos dias e o gramado está perfeitamente bem. Não vai parecer muito verde na televisão, mas é um bom gramado para se jogar futebol. Neste momento, estamos confiantes de que tudo irá muito bem - disse o porta-voz da Uefa, William Geillard, em entrevista coletiva.

Por razões de segurança, o estádio receberá apenas 69.500 torcedores, 15 mil a menos do que a sua verdadeira capacidade. Mais de 6 mil policias serão destacados para a segurança do evento.

Duelo de Astros

De um lado Cristiano Ronaldo, do outro Didier Drogba. Na defesa Terry e Ricardo Carvalho duelam com Vidic e Ferdinand. No meio-campo astros de primeira grandeza: Lampard, Makelele e Ballack, para os azuis, Scholes, Carrick e Hargreaves para os vermelhos. As mulheres Edwin Van der Sar e Peter Cech marcam presença. Rooney e Joe Cole completam o time de estrelas que prometem agitar a Rússia.

Trinca na frente?

A grande dúvida no United é para saber quem começa jogando no ataque. Tevez ou Park? A tendência é que Carlitos seja o titular, mas Ferguson gosta do futebol do Coreano, e a dúvida é grande na Inglaterra. Com o argentino em campo o Manchester teria uma trinca de respeito, complementada por Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney.

Ryan Giggs, que se entrar em campo entra para a história do clube como o jogador que mais vezes vestiu a camisa dos Diabos Vermelhos (ele está empatado com Bobby Charlton, com 758 aparições), também deve começar no banco. O meio-campo deve ser formado por três volantes: Scholes, Hargreaves e Carrick.

O Manchester chega invicto à final.

Dúvida na Lateral-Esquerda

No Chelsea uma dúvida de última hora. O lateral-esquerdo Ashley Cole torceu o tornozelo direito e precisou ser atendido duas vezes ainda dentro do campo. O jogador deixou a atividade mais cedo, para iniciar o tratamento de fisioterapia. Se ele não jogar, Wayne Bridge deve ser seu substituto.

Na zaga, John Terry ainda se recupera de lesão no ombro, mas ele garante que joga. Makelele deve figurar também entre os titulares, dando mais consistência na marcação, enquanto o ganês Essien vai para a lateral-direita novamente.

Campanhas
Manchester United
9 vitórias
3 empates

19 gols marcados
5 gols sofridos

Artilheiro
Cristiano Ronaldo - 7 gols (artillheiro do torneio)

Chelsea
6 vitórias
5 empates
1 derrota

19 gols marcados
7 gols sofridos

Artilheiro
Didier Drogba - 6 gols

Manchester United x Chelsea nesta temporada
Campeonato Inglês
Old Trafford: Vitória do Manchester, 2-0.
Stamford Bridge: Vitória do Chelsea, 1-0.


Ficha da Decisão
MANCHESTER CHELSEA
Van der Sar, Brown, Rio Ferdinand, Vidic e Evra; Park Ji-Sung (Tevez), Scholes, Hargreaves, Carrick e Cristiano Ronaldo; Rooney. Petr Cech, Essien, Ricardo Carvalho, John Terry (Alex) e Ashley Cole (Bridge); Makelele, Frank Lampard, Michael Ballack e Kalou; Joe Cole e Drogba.
Técnico: Alex Ferguson. Técnico: Avram Grant.
Estádio: Luzhnikí, em Moscou. Data: 21/05/2008.
Horário: 15h45 Árbitro: Lubos Michel (Eslováquia).

Aonde Assistir?

ESPN - Ao Vivo

Comentário da Redação
Equilíbrio com favoritismo

Que o jogo de hoje entre os dois melhores clubes ingleses do momento é muito equilibrado, isso não há dúvida. Entretanto, também é hipocrisia dizer que não há um favorito. Existe sim um favorito, e este é o Manchester United.

Por que? Primeiro porque eles são os atuais campeões ingleses, superando os próprios azuis no decorrer das 38 rodadas.

A segunda razão veste a camisa 7. O melhor jogador do mundo é Red Devil. Cristiano Ronaldo é o jogador mais capacitado para decidir um jogo entre os 22 que iniciam a partida. Do outro lado existem grandes jogadores, mas nenhum é capaz de pegar uma bola e fazer algo muito diferente dos demais.

Além dessas duas razões é preciso ponderar que tradição pesa nessas horas, é a do Manchester United é infinita vezes maior que a do rival londrino, apesar da ascensão meteórica do clube de Roman Abrahomovic nos últimos anos.

O Chelsea pode sim vencer, pois, como eu disse, o duelo tem seu equilíbrio. Mas é fato que os Red Devils não só são favoritos, como também merecem esse título pelo belo futebol que apresentaram em toda temporada.


O leitor opina:
Quem será o campeão europeu em 2008?

Manchester United - 79%
Chelsea - 21%


Bolão da Uefa Champions League
Apostas até às 15h. Vale uma camisa oficial!
Clique aqui e aposte!


Direto da Redação








Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário