Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Campeonato Brasileiro > De olho nas primeiras colocações, o Palmeiras desafia o vice-líder Cruzeiro

* Irregular, Verdão tem sete pontos e ocupa a décima posição. A embalada Raposa corre atrás da liderança isolada

O técnico Vanderlei Luxemburgo garante que o Palmeiras vai lutar pelo título brasileiro. E a oportunidade de deixar a teoria de lado e confirmar na prática que a sua equipe tem futebol para se reabilitar na competição e entrar na disputa pelas primeiras colocações não poderia ser melhor. O Verdão enfrenta o vice-líder Cruzeiro, comandado por Adilson Batista, que tem os mesmos 13 pontos do líder Flamengo, mas perde a posição por ter um gol a menos de saldo. O duelo entre paulistas e mineiros acontece nesta quinta-feira, às 20h30m (de Brasília), no Palestra Itália, pela sexta rodada.

Treinadores driblam problemas com a torcida

A curiosidade no confronto entre paulistas e mineiro está no trabalho que os dois treinadores estão tendo para acalmar os seus torcedores. Após o anúncio do interesse do Lyon, da França, na contratação de Luxemburgo, os palmeirenses ficaram revoltados com a possibilidade de ver o badalado comandante abandonar o barco pela segunda vez. Em 2002, após a sua saída do clube logo no início do Brasileirão, o Verdão foi rebaixado à Segunda Divisão.

Preocupado e querendo afastar a fama de mercenário que poderia ser associada pela torcida alviverde, Luxemburgo afirmou que é muito difícil deixar o Palmeiras. O treinador diz que tem um excelente salário, identidade com o clube, satisfação em colocar em prática os projetos de reforma da Academia de Futebol e Palestra Itália e vontade de voltar para a seleção brasileira.

- Quando começam a fazer fumaça no clube, eu apareço para não deixá-la virar fogo. Não existem problemas. Vamos reagir. Eu tenho certeza absoluta que o Palmeiras vai lutar pelo título brasileiro. Confio no meu trabalho e no potencial do elenco - diz Luxemburgo.

Já Adilson Batista ficou revoltado com as vaias da torcida do Cruzeiro, na vitória por 1 a 0 diante do Vasco, no último domingo, no Mineirão. Na oportunidade, ele chegou a ser chamado de burro ao substituir Jadilson e Jajá. Revoltado, o treinador afirmou que as criticas direcionadas a ele prejudicavam a equipe, avisou que entende de futebol e prometeu deixar a Raposa no final do ano.

E o retrospecto de Adilson Batista no Cruzeiro mostra que a torcida foi injusta. Nos 31 jogos no comando da Raposa, o aproveitamento é de 74,19% - foram 21 vitórias, seis empates e quatro derrotas. O desempenho é melhor do que os números dos últimos oito treinadores que passaram pela Toca, inclusive Luxemburgo. O atual treinador do Palmeiras, que foi o comandante do time na conquista da Tríplice Coroa pelo Cruzeiro, em 2003, teve 69,11% de aproveitamento.

Verdão tem desfalques

O volante Pierre, que sofreu uma entorse no tornozelo direito diante do Sport, segue fazendo tratamento médico intensivo e não enfrenta o Cruzeiro. Já o zagueiro David, que foi submetido a uma cirurgia no joelho, também está fora de combate.

A novidade no Verdão é o retorno do zagueiro Henrique, que defendeu a seleção brasileira em dois amistosos realizados nos Estados Unidos. Gustavo será o seu parceiro. Martinez reaparece no meio-campo, ao lado de Leo Lima, Diego Souza e Valdivia.

Quem perdeu a posição no time titular foi o atacante Denílson. Kléber, após cumprir suspensão automática diante do Sport, reaparece no setor ofensivo, ao lado do artilheiro Alex Mineiro.

Mistério na Raposa

Com a ausência do zagueiro Espinoza, convocado para defender a seleção do Equador nas Eliminatórias, Thiago Heleno terá um novo companheiro na zaga. Mas Adilson Batista faz mistério entre Leo Fortunado e Thiago Martinelli.

No ataque, o treinador também está em dúvida. Guilherme tem a escalação garantida diante do Palmeiras. Jajá, que era o seu parceiro no setor ofensivo, não foi relacionado para a partida. Weldon é o mais cotado para assumir a posição, mas correm por fora Fabinho e Reinaldo.

Adilson Batista garante que o Cruzeiro não jogará fechado na defesa, marcando forte no meio-campo e explorando apenas os contra-ataques. O treinador avisa que a sua equipe é forte, tem condições de jogar de igual para igual com o Palmeiras e promete partir para o ataque no Palestra Itália.

- Vamos ao Palestra Itália para somar o maior número de pontos, se possível os três, fazer um bom jogo, convencer e dar seqüência nos objetivos que nós temos dentro da competição - diz Adilson Batista.

FICHA DO JOGO:
Local: Palestra Itália, São Paulo (SP)
Data/hora: 12/06/08 - 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR-FIFA)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ)

PALMEIRAS: Marcos, Élder Granja, Henrique, Gustavo e Leandro; Martinez, Léo Lima, Diego Souza e Valdivia; Kléber e Alex Mineiro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CRUZEIRO: Fábio, Marquinhos Paraná, Thiago Heleno, Thiago Martinelli e Jadílson; Fabrício, Charles, Ramires e Wagner; Guilherme e Weldon
(Fabinho). Técnico: Adilson Batista.

Fontes: Globo.com e Lancenet
_________________
BOLA DE CRISTAL
O Principal jogo da Rodada, Cruzeiro querendo se manter na ponta e o Palmeiras querendo mostrar que os ultimos resultados foram apenas acidentes de percurso e quer se aproximar dos lideres. Palmeiras vence na Raça Vitória do PALMEIRAS.

Mago: Felipe Telles
_________________

Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário