Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Campeonato Brasileiro > Fluminense e Santos tentam sair do sufoco no Maracanã

* Os dois times estão na zona de rebaixamento e precisam muito da vitória nesta quinta-feira à noite

Preocupados, Fluminense e Santos se enfrentam nesta quinta, às 20h30m, no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, num duelo com números interessantes de parte a parte. Na atual temporada, Cuca, agora técnico do Peixe, enfrentou o Tricolor três vezes. Venceu todas à frente do Botafogo: a primeira na semifinal da Taça Guanabara, e as outras duas na Taça Rio, uma na fase de grupos e outra na final do turno. No Brasileirão, enquanto o Flu tem apenas um ponto em cinco jogos e está na lanterna, o Peixe tem quatro, em 18º. Por isso, os dois times precisam muito de uma vitória.

A estatística é ainda mais favorável a Cuca se forem computados todos os jogos do treinador pelo Botafogo contra o Fluminense. Foram dez, com seis vitórias do Glorioso, apenas uma do Tricolor, e três empates, dois deles na Sul-Americana de 2006, que terminou com o Alvinegro eliminado pelo Flu nos pênaltis.

- É sempre bom conhecer o adversário como ele conhece o Fluminense. Mas ele está chegando agora no Santos, ainda não conhece tão bem o próprio e ainda não está em condições de fazer o seu trabalho da melhor maneira. Além disso, eu também não me lembro de ter perdido para o Santos (como treinador). Isso, bem como as vitórias do Cuca, não quer dizer nada. É outro jogo, vamos ver o que acontece – diz o treinador tricolor, que sempre se refere ao colega com palavras elogiosas.

No lado santista, a opinião é a mesma. Cuca diz que retrospecto não ganha jogo e prefere falar sobre a alegria de voltar ao Maracanã, palco dos grandes clubes cariocas, mas que também é muito querido pelos santistas, já que foi no Rio que o Peixe conquistou seu bicampeonato mundial.

- Não levo muito em conta estes números a favor, assim como não considero muito quando o retrospecto é negativo. Cada jogo é um jogo. Agora, eu gosto muito de jogar no Maracanã. É uma maravilha jogar lá e quero passar esse gosto para os meus jogadores – diz Cuca.

No Fluminense, Renato promoverá a volta dos laterais Gabriel e Junior Cesar ao time. Ambos foram poupados na partida contra o Grêmio, no último domingo. Na zaga, Roger será escalado no lugar de Thiago Silva, que está com a seleção brasileira em Teresópolis. E no meio, Arouca jogará ao lado de Cícero, deixando Ygor mais preso à zaga, e Conca livre para encostar em Dodô e Washington.

- Será um jogo muito difícil para nós e para eles. O Fluminense precisa vencer no campeonato, mas é complicado tirar a final da Libertadores da cabeça, já que é a primeira de muita gente. Mas nós jogamos em casa, diante da torcida, e precisamos muito destes três pontos – diz Renato.

Em busca da primeira vitória fora de casa

O técnico Cuca espera que o Santos seja equilibrado e guerreiro para sair da péssima em que se encontra. O Peixe está na antepenúltima colocação do Brasileirão, com apenas quatro pontos em cinco jogos. Para piorar, ainda não venceu fora de casa na competição: perdeu todos os três jogos que disputou longe de seus domínios: 3 a 1 para o Flamengo, 4 a 0 para o Cruzeiro e 1 a 0 para o Vitória.

Cuca considera que o seu colega Renato Gaúcho tem talvez o melhor elenco do Brasil. Ainda assim, garante que o Peixe não vai se intimidar.

- Vamos atacar também. Nosso momento hoje, mais do que parte técnica e tática, é de ser guerreiro, de atacar esse jogo com vontade - afirma o treinador.

Sem poder contar com o lateral-esquerdo Kleber, que está na seleção brasileira, com o zagueiro Domingos e o atacante Wesley, ambos suspensos, o treinador será obrigado a fazer mudanças. Na lateral entra Carlinhos. Fabão assume o posto na zaga e Lima substitui Wesley.

Outra mudança, essa por opção de Cuca, deverá ocorrer no meio-de-campo. Robinho deverá entrar na vaga de Molina. O garoto treinou entre os titulares no segundo tempo do coletivo desta quarta-feira e agradou.

FICHA DO JOGO:
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 12/6/2008 - 20h30min (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Marcio Eustáquio S. Santiago (MG)

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Ygor, Arouca, Cícero e Conca; Dodô e Washington. Técnico: Renato Gaúcho.

SANTOS: Fábio Costa, Betão, Marcelo e Fabão; Adriano, Rodrigo Souto, Marcinho Guerreiro, Robinho (Molina) e Carlinhos; Lima e Kléber Pereira. Técnico: Cuca
________________

BOLA DE CRISTAL

O Fluminense vai com tudo para esse jogo por estar na zona de rebaixamento, e a decisão da Libertadores é só dia 25... Por isso, creio que o Fluminense ganha. Vitória do FLUMINENSE.

Mago: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
________________

O Santos vai melhorar muito com Cuca, mas este é um processo lento. Mesmo com o time misto, o Flu é favorito.
Vitória do FLUMINENSE.

Mago: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
__________________________

Atlético-MG e Ipatinga: vitória a qualquer custo

Problemas não faltam para Atlético-MG e Ipatinga, que se enfrentam no Mineirão, nesta quinta-feira, às 20h30min, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Galo e Tigre, que ocupam a 12ª e a 15ª posições, respectivamente, não podem pensar em outro resultado que não seja a vitória, mas para isso terão que superar os desfalques.

Do lado alvinegro, o técnico Gallo já sofre pressão. Na sua quarta partida o treinador já sente seu cargo ameaçado. Faixas pela cidade de Belo Horizonte pedem a saída do técnico. Como se não bastasse a pressão da torcida, Gallo terá vários desfalques, com isso deve voltar a utilizar o esquema 3-5-2.

Na zaga não conta com o capitão Marcos e com o lateral-esquerdo Calisto. No ataque não terá Danilinho e Marques. Por outro lado pode ter a volta de Márcio Araújo, no meio, e a estréia de Beto no Mineirão.

Já o Tigre tenta vencer o Atlético-MG pela primeira vez no Mineirão. Foram dois jogos na casa do Galo, com um empate e uma derrota.

Praticamente definido para o confronto, o time do Vale do Aço tem problemas. O atacante Neto Baiano recebeu o terceiro cartão amarelo no confronto com o Náuitico, no domingo passado, e fica de fora. Outra baixa pode ser o volante Marcelo Costa, que sente dores na coxa direita.

Ainda sem contar com Ricardinho, o ataque deve ganhar a força de Gerson Magrão. O apoiador deverá ser deslocado para a posição, já que o técnico Giba não contará com muitas opções. O jovem Müller, de apenas 16 anos, deve compor o banco de reservas no Mineirão.

FICHA DO JOGO:
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data/hora: 12/06/2008, às 20h30min
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Wendersson Mozzer (MG)

ATLÉTICO-MG: Juninho, Leandro Almeida, Vinícius e Welton Felipe; Coelho, Rafael Miranda, Márcio Araújo, Petkovic e Renan; Eduardo e Beto. Técnico: Alexandre Gallo

IPATINGA: Fred, Mariano, Renato, Gian e Edmar; Augusto Recife, Leandro Salino, Rodriguinho e Gerson Magrão; Adeílson e Luciano Mandi. Técnico: Giba

Fontes: Globo.com e Lancenet
________________
BOLA DE CRISTAL
Atlético e Ipatinga querem ganhar pontos para sair lá debaixo, Jogo pode ser até equilibrado, mas o Atlético vence. Vitória do ATLÉTICO-MG.

Mago: Felipe Telles
________________


Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário