Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Campeonato Brasileiro > Grêmio 'ignora' titulares do Flu e vence o finalista da Libertadores

* Tricolor gaúcho entra na zona de Libertadores, já o carioca continua na zona de rebaixamento

Finalista da Copa Libertadores, o Fluminense usou na chuvosa tarde deste domingo a sua equipe principal pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de 2008. Mas os comandados de Renato Gaúcho não foram páreo para o Grêmio no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Guiados por Roger e Perea, os donos da casa venceram o duelo de tricolores por 2 a 1.

Assim, o representante gaúcho volta a vencer no Campeonato Brasileiro e segue na linha de frente da tabela, ao contrário dos cariocas, que afundam na lanterna da competição.

O gol de Dodô, em cobrança de pênalti, não foi suficiente para o Fluminense, empacado em 20º colocado com um ponto. A luta pela reação na tabela continua contra o Santos (12/6) e o Coritiba (22/6). Depois, o foco vai para a primeira final da Libertadores da América, contra a LDU, do Equador.

A equipe de Celso Roth chega aos 10 pontos graças à grande atuação do camisa 10 e aos dois gols do atacante colombiano. Na próxima rodada, sábado (14/6), tenta manter o bom momento enfrentando o Goiás no Serra Dourada.

Com a bola no chão, as duas equipes jogavam limpo, dando ritmo veloz ao início equilibrado do confronto. Os donos da casa tinham mais posse de bola, mas os cariocas, bem posicionados, tocavam a bola com qualidade e controlavam a postura agressiva do adversário. Mas na insistência a equipe gremista conseguiu sair na frente.

Aos 23min o meia Roger, de atuação destacada, cobrou escanteio da esquerda. Pereira cabeceou bem e Fernando Henrique salvou, mas Perea, oportunista, estava na pequena área para aproveitar o rebote: 1 a 0. Abalado com o gol, o Fluminense perdia o meio-de-campo e não conseguia atacar. Thiago Neves quase empatou numa bela cobrança de falta aos 44, que a bola passou rente ao travessão, mas o resultado não mudou até o intervalo.

Insatisfeito com a vantagem, o time gaúcho voltou do intervalo pressionando. E não demorou para o colombiano Perea fazer seu segundo gol. Aos 10, ele recebeu na esquerda, passou pelo marcador e, de bico, colocou no canto direito. O 2 a 0 tirou a tranqüilidade do Fluminense. Thiago Neves acertou uma cotovelada em Felipe Mattioni, foi expulso e gerou pequeno tumulto.

Com um a mais em campo, o tricolor gaúcho tomou controle total do jogo, e trocava passes sem pressa enquanto a torcida pedia "olé". Numa bola alçada na área, Reinaldo cometeu pênalti em Dodô. O atacante cobrou forte, no canto direito, sem chances para Victor: 2 a 1. Embalado, o Fluminense foi pra cima, chegou a pressionar, mas a reação veio tarde demais e o resultado já estava definido.

FICHA DO JOGO:
Data: 8/6/2008 (domingo)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Evandro Roman (Fifa/PR)
Assistentes: José Pontarolo e José Carlos Passos (PR)
Cartões amarelos: Ygor, Luiz Alberto, Dario Conca (Fluminense); Felipe Mattioni, Eduardo Costa, Pereira, Roger, Reinaldo, Perea (Grêmio)
Cartão vermelho: Thiago Neves (Fluminense)
Gols: Perea (aos 23min do primeiro tempo); Perea (aos 10min), Dodô (aos 32min do segundo tempo)

GRÊMIO
Victor; Léo, Pereira e Réver; Felipe Mattioni (Anderson Pico), Eduardo Costa (Amaral), Rafael Carioca, Roger e Hélder; Reinaldo (Makelele) e Perea
Técnico: Celso Roth

FLUMINENSE
Fernando Henrique; Carlinhos, Luiz Alberto, Thiago Silva e Roger; Ygor (Arouca), Darío Conca, Thiago Neves e Dodô; Cícero (Maurício) e Washington (Tartá)
Técnico: Renato Gaúcho

Fonte: Uol

Comentário da Redação
No Olímpico o Grêmio é forte

É inegável que a equipe do Fluminense tem mais time que o Tricolor gaúcho, mas juntando a o desgaste físico dos cariocas devido ao jogo contra o Boca, além da cabeça na final e a vantagem de jogar no Olímpico, o Grêmio conseguiu uma vitória sem maiores sustos e entrou na zona de classificação para a Libertadores.

O Fluminense apesar de ter jogado com os titulares, estava nitidamente muito desgastado e mal criou chances, já o Grêmio teve muito mais a posse de bola e assustava mais o Fernando Henrique.

O time gaúcho foi para o intervalo com a vitória por 1 a 0, e no segundo tempo, fez o segundo gol, e com a expulsão do Thiago Neves - que foi totalmente desleal, dando uma cotovelada no Felipe Mattioni - parecia que ia golear. Mas o Fluminense, por incrível que pareça, melhorou em campo, e Dodô sofreu um pênalti, que ele mesmo cobrou e fez, mas a reação parou por aí.

Destaque para o Perea, o melhor atacante do Grêmio fez a diferença mais uma vez, e marcou dois gols. O primeiro de puro oportunismo, já o segundo um golaço, recebeu a bola e passou por dois zagueiros com rapidez, e na entrada da área mandou de bico para as redes.

E o Fluminense que se cuide no Brasileirão... Não que ele irá cair, longe disso. É totalmente aceitável a cabeça do Tricolor na Libertadores, mas se for deixar para reagir tarde pode se complicar e não conseguir dar jus a fama de favorito neste campeonato Brasileiro.

Já o Grêmio, sem dúvida alguma, vai contar com a força do Olímpico para surpreender e conseguir algo mais que uma simples Sul-americana, o problema do Tricolor gaúcho é ganhar fora de casa.


Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário