* Paulistas e pernambucanos eliminam favoritos ao título e agora brigam para levantar a taça de campeão da Copa do Brasil
Os times de Corinthians e Sport iniciaram a Copa do Brasil como meros coadjuvantes, mas nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no estádio do Morumbi, vão confirmar status de protagonistas na competição que dá uma vaga na Taça Libertadores. Depois de superarem todas as desconfianças, as duas equipes se encontram para o jogo de ida da grande final – a volta acontece no dia 11, na Ilha do Retiro, no Recife.
O Timão chega para uma importante decisão justamente no ano do calvário em virtude da queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. Longe de estar entre os favoritos no começo do torneio, o time do Parque São Jorge chegou a ser “eliminado” depois de perder do Goiás por 3 a 1 nas oitavas. Na volta, porém, goleou por 4 a 0 e ascenceu à final passando por São Caetano e Botafogo.
- É uma resposta para quem não acreditava e duvidava da capacidade dos atletas que o Mano tinha escolhido para esta temporada. Nos tornamos um grupo forte, vencedor e temos mostrado isso nos principais jogos. Esperamos coroar essa fase com o título – declara o lateral-esquerdo André Santos.
Do outro lado, o Sport também sofreu com a desconfiança. Não tanto quanto o Corinthians, é verdade, mas o caminho dos pernambucanos foi bem mais complicado que o do adversário na final. O Leão despachou dois favoritos ao título, Palmeiras e Internacional (esse perdendo de 1 a 0 na ida), e o Vasco em São Januário.
- (Sport e Corinthians) são duas equipes que começaram muito desacreditadas na competição, mas aos poucos foram crescendo e hoje estão confiantes – comenta o zagueiro Igor, da equipe pernambucana.
No Timão, Lulinha é única dúvida
Mais uma vez, o técnico Mano Menezes realizou um treino fechado para a imprensa antes de um jogo decisivo. Mas diferentemente da semana passada, quando tinha quatro suspensos para o duelo contra o Botafogo, dessa vez a única dúvida do treinador alvinegro é com relação à escalação ou não do jovem Lulinha.
O meio-campista sofreu contusão na região da bacia durante jogo pela Série B, no último sábado, quando caiu na escadaria para o antigo vestiário do Pacaembu. Nesta terça-feira, o jogador treinou normalmente na primeira etapa do trabalho e depois deu lugar a Alessandro, que seria o substituto.
- Não é questão de dúvida tática ou técnica. O Lulinha só vai entrar em campo se estiver em condições de suportar sem sofrimento para render o que pode. Ele treinou bem, mas sabemos que o treinamento coloca um cuidado a mais no jogador. Precisamos ter essa segurança partindo do jogador – comenta Mano Menezes.
Mistério total no Sport
O técnico Nelsinho Baptista se negou a confirmar a escalação do time que entra em campo nesta quarta. O treinador comandou o último trabalho tático na manhã desta terça-feira, fez alguns testes táticos na equipe e deixou muitas dúvidas no ar.
Após o jogo do fim de semana, contra o Internacional, pelo Brasileirão, o treinador do Leão disse que estava pensando em usar três zagueiros e dois volantes, mas nada foi confirmado. O único desfalque do time é o meia Romerito, que precisou voltar para o Goiás – seu contrato de empréstimo ao Sport terminou.
FICHA DO JOGO:
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 4 de junho de 2008, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN) e Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ)
CORINTHIANS: Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos, Lulinha (Alessandro) e Diogo Rincón; Herrera e Dentinho. Técnico: Mano Menezes
SPORT: Magrão; Luizinho Netto, Igor, Durval e Dutra; Everton (César), Daniel Paulista, Sandro Goiano e Luciano Henrique; Carlinhos Bala e Leandro Machado. Técnico: Nelsinho Baptista
Fontes: Globo.com e Gazeta Esportiva
Comentário da Redação
Chegou a hora, Corinthians!
Por tudo que aconteceu em 2007, ninguém acreditava que o Timão chegaria à uma decisão de um título nacional, e a dois passos da Libertadores 2009.
Mas chegou, e agora é hora de ir para cima do Sport, jogar o jogo da vida e não deixar o time Pernambucano jogar, assim como fez contra o Goiás. Até porque, pelas circunstancias, este título certamente será um dos mais importantes da história corintiana. Os torcedores mais do que nunca tem que fazer o que sempre faz, apoiar o tempo todo, fazer do Morumbi um caldeirão.
Se fizer isso dificilmente o Sport tira esse título do Corinthians. Claro que tem um time do outro lado, mas a camisa conta muito (não é o fator principal, mas conta) na hora da decisão, e isso, ao contrário do Sport, o Corinthians tem de sobra.
E o Sport sem Romerito, que não é nenhum craque, mas era muito importante nesta equipe, foi o principal jogador na Copa do Brasil, e irá fazer muita falta.
Um resultado ideal para o Corinthians seria não tomar gols e fazer no mínimo 2 a 0. E aí, sinceramente, o Sport não consegue reverter o resultado. E vai Corinthians! Vai e não pára de lutar!
Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário