* Após ganhar pela primeira vez do Brasil, Venezuela comemora empate em Montevidéu
O Uruguai tinha tudo para se reabilitar nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 com uma boa vitória em casa. Mas depois de dominar o jogo e desperdiçar muitas oportunidades, o time do técnico Oscar Tabárez viu a Venezuela sair de Montevidéu com um empate por 1 a 1 e permanecer em situação mais tranqüila na tabela.
"O resultado nos dói muito, mas temos de estar preparados para suportar a pressão. A equipe teve vontade, atitude e se entregou fisicamente, mas se equivocou na frente e abusou das jogadas aéreas", lamentou Oscar Tabárez após o confronto.
A igualdade deixou o Uruguai com cinco pontos, ainda na sexta colocação da competição classificatória. A Venezuela, por sua vez, ficou com dois pontos a mais, em quinto lugar.
Para o duelo deste sábado, o treinador uruguaio não pôde contar com o meio-campista Cristian Rodríguez. Com o desfalque, ele optou por um esquema mais ofensivo, com três atacantes: Diego Forlán, Sebastián Abreu e Luis Suárez.
A Venezuela, por sua vez, entrou em campo com uma formação quase idêntica a que derrotou o Brasil por 2 a 0 no amistoso nos Estados Unidos, uma semana atrás. Porém, diferentemente do que aconteceu naquela partida, o ataque da equipe pouco funcionou nesta tarde, fazendo o suficiente apenas para garantir o empate.
O jogo
As duas equipes começaram o confronto dando prioridade às jogadas pelo meio, o que facilitou para os sistemas defensivos de ambos os lados. Mas aos poucos os anfitriões fizeram valer a formação com três atacantes e passaram pressionar o time visitante com mais intensidade.
Depois de 12 minutos de jogo, os avanços surtiram efeito. Após cobrança de escanteio da esquerda, Lugano aproveitou passe de Abreu na entrada da pequena área e mandou de cabeça para o fundo da rede.
Na frente do placar, o Uruguai diminuiu o ritmo da partida e passou a dar mais espaços à equipe venezuelana. Ainda assim, continuou levando mais perigo à meta rival até o intervalo. Aos 35min, por exemplo, Abreu recebeu passe na meia-esquerda e chutou forte para boa defesa de Vega, que salvou os visitantes outra vez.
A etapa complementar começou com o Uruguai mantendo domínio ofensivo do jogo. No entanto, os visitantes se aproveitaram de um lance de bola parada para surpreender os adversários. Aos 10min, Arango chutou forte e Carini falhou dando rebote. Vargas aproveitou e mandou para o gol.
A partir daí, os anfitriões se lançaram ao ataque com mais intensidade, mas também cederam espaço para os contra-ataques dos venezuelanos. Aos 41min, o Uruguai ainda teve sua última grande chance, quando Bruno Silva cruzou da direita e Sánchez acertou o travessão de Vega, desperdiçando o lance.
FICHA DO JOGO:
Local: estádio Centenário, em Montevidéu (URU)
Árbitro: Alfredo Intriago (Equador)
Assistentes: Luis Alvarado e Carlos Herrera (ambos do EQU)
Cartões amarelos: sem cartões no jogo
Gols: Lugano, aos 12min do primeiro tempo; Vargas, aos 10min do segundo tempo
URUGUAI
Carini, Pereira (Bruno Silva), Lugano, Godín e Martin Cáceres; Diego Pérez, Walter Gargano e González; Diego Forlán (Bueno), Sebastián Abreu e Luis Suárez (Sánchez)
Técnico: Oscar Tabárez
VENEZUELA
Vega; Chacón, Vielma, José Manuel Rey e Jonay Hernández; Mea Vitali, Rincón, Jorge Rojas (Seijas) e Juan Arango; Vargas (Rondon) e Maldonado (Boada)
Técnico: César Farías
Colômbia empata com Peru e deixa escapar a liderança
Mesmo jogando fora de casa, a seleção colombiana não se mostrava intimidada e desde os primeiros minutos tomava a iniciativa da partida, tocando a bola de forma rápida e indo ao ataque. Dessa forma, o primeiro gol dos visitantes não demorou a sair.
Com apenas 7min da etapa inicial, Guarín arriscou de muito longe, o goleiro Butrón espalmou mal a bola para o meio da área e ala sobrou para Rodallega, que teve apenas o trabalho de tocá-la para o fundo da rede do time da casa.
Os peruanos não conseguiam impor seu futebol em seu próprio campo e mostravam porque são apenas os penúltimos colocados. Já a seleção da Colômbia seguia atacando para tentar ampliar o placar que daria a liderança provisória das eliminatórias.
Mas a partir dos 30min do primeiro tempo, a seleção do Peru melhorou na partida. Ainda não chegava com muito perigo ao ataque, mas ficava mais com a posse de bola do meio-campo. Era o suficiente para conseguir o empate.
Aos 39min da primeira etapa, mais um gol saiu por falha de uma defesa. Após cruzamento da direita, Márquez aproveitou erro do zagueiro colombiano, dividiu com o goleiro e consegui colocar a bola para dentro do gol adversário.
Empolgado com a igualdade conseguida no final da etapa complementar, o Peru voltou muito melhor para o segundo tempo, pressionando os colombianos desde o início. O time visitante foi conseguir tranqüilizar a partida apenas com 15min.
Fonte: Uol
Estagiário: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Até o final da partida, as duas seleções desperdiçaram grandes chances de saírem com a vitória na partida, mas o resultado acabou o mesmo feito no primeiro tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário