Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Euro 08 > Espanha bate Alemanha por 1 a 0 e vence Euro pela segunda vez

* Com golaço de Fernando Torres, Fúria espanta fama de tremer em decisão e fatura a Eurocopa 2008


A Espanha não "morreu na praia" e conquistou o título da Eurocopa pela segunda vez, neste domingo, ao vencer a Alemanha por 1 a 0, no estádio Ernst Happel, em Viena, na Áustria, na final da competição. O gol do título foi marcado por Fernando Torres, ainda no primeiro tempo.

Um brasileiro também pôde comemorar o título. O volante Marcos Senna, naturalizado espanhol, foi titular durante a campanha espanhola e vai concorrer inclusive ao prêmio de melhor atleta da competição, ao lado de outros nove atletas. A decisão da Uefa sairá nesta segunda-feira.

Invicta há 21 jogos, a Espanha tentava acabar com a fama de montar boas seleções, mas não conseguir títulos importantes. A única conquista européia havia sido em 1964, quando foi sede da competição.

Já a Alemanha tinha a tradição ao seu lado. Afinal, esta era a sexta final da Eurocopa que disputava. A tricampeã mundial também já havia sido três vezes a melhor da Europa, com os títulos de 1972, 1980 e 1996.

O meia e capitão do time alemão, Michael Ballack, que chegou a ser dúvida por causa de dores na panturrilha, foi para campo. Porém, foi muito bem marcado por Marcos Senna. Outra aposta alemã para conquistar o tetra era no atacante Podolski, com três gols marcados até então, mas que teve atuação discreta.

Do lado espanhol, a equipe tinha a ausência do principal goleador da Euro, com quatro gols marcados, o atacante David Villa, que havia se contundido na vitória por 3 a 0 sobre a Rússia pela semifinal. Em seu lugar, atuou o jovem Fabregas.

Já o técnico Luis Aragonés, que completará 70 anos, havia dito que essa era sua despedida da seleção, pois não se sentia prestigiado pela Federação Espanhola.

O jogo

A Alemanha começou o duelo melhor posicionada em campo e mais perigosa. Na base do toque de bola, o forte do time, os espanhóis tentavam envolver os adversários.

Aos 14 minutos, Metzelder tentou cortar cruzamento de Capdevilla e quase marcou contra. O goleiro alemão Lehmann fez boa defesa. A Espanha foi melhorando e aos 22 acertou a trave direita, em cabeçada de Fernando Torres, após cruzamento de Sérgio Ramos.

Aos 33, Fernando Torres foi lançado por Xavi, ganhou de Lahm na corrida e na raça e tocou por cima na saída de Lehmann para abrir o placar. O rei da Espanha, Juan Carlos, e a rainha Sofia vibraram na tribuna de honra do estádio austríaco.

Em desvantagem, a Alemanha saiu mais para o ataque, mas pouco ameaçou. Na etapa final, os alemães voltaram com Jansen no lugar de Lahm. Porém, aos oito, foi a Espanha que chegou novamente em chute cruzado de Xavi para fora.

Pouco depois, entrou Kuranyi no lugar de Hitzlsperger, para reforçar o ataque da Alemanha. Aos 14, em um dos poucos lances da Alemanha, Ballack bateu com perigo da entrada da área. A bola passou perto.

Aos 21, foi a vez do espanhol Sérgio Ramos cabecear para a defesa de Lehmann. Nos lances seguintes, Frings tirou em cima da linha um chute de Iniesta, e o goleiro alemão espalmou outro chute do mesmo jogador pouco depois.

O tempo foi passando, e apesar da tensão dos minutos finais, a Espanha administrou o resultado e ainda teve chances de marcar mais um gol. Já a Alemanha foi envolvida pela equipe espanhola e não teve forças para conseguir o empate.

FICHA DO JOGO:
Local: Estádio Ernst Happel, em Viena, na Áustria
Data: 29/06/2008 (domingo)
Árbitro: Roberto Rosetti (Itália)
Cartões amarelos: Casillas e Fernando Torres (E); Ballack e Kuranyi (A)
Gol: Fernando Torres (E), aos 33 minutos do primeiro tempo

ALEMANHA
Lehmann, Friedrich, Metersacker, Metzelder e Lahm (Jansen); Frings, Hitzlsperger (Kuranyi), Ballack e Schweinsteiger; Klose (Gomez) e Podolski
Técnico: Joachim Löw

ESPANHA
Casillas, Sergio Ramos, Puyol, Marchena e Capdevilla; Marcos Senna, Xavi, Iniesta, David Silva (Cazorla) e Fabregas (Xabi); Fernando Torres (Güiza)
Técnico: Luis Aragonés

Fonte: Uol

Comentário da Redação
Futebol bonito e título merecido. Parabéns, Fúria!

Na fase de grupos, após o segundo jogo da Holanda, que goleou a França por 4 a 1 praticando um futebol maravilhoso e objetivo, eu falei aqui no blog que havia pintado a grande seleção candidata a conquista da Euro, e na ocasião era a grande favorita mesmo. Mas como estamos falando de futebol, não passava de puro favoritismo.

Logo nas quartas-de-finais, contra a Rússia a Laranja Mecânica não teve a mesma eficiencia e ficou pelo caminho. Sem querer tirar os méritos da Rússia, que foi espetacular, mas talvez se as duas seleções se enfrentassem mais nove vezes, teria passado na grande maioria, ou até nas nove vezes. Mas isso é o futebol, e por esse motivo é tão apaixonante.

E a Espanha continuou jogando bem, tanto quanto a Holanda, mas não só na fase de grupos, como na fase seguinte também. Com um futebol bonito de se ver... Objetivo, de bom passe, com raça e habilidade. Uniu um time muito entrosado com a habilidade e técnica de jogadores como David Villa - o artilheiro da competição, Fernando Torres, David Silva, Iniesta, Xavi, o reserva de luxo Fabregas, além da raça e vontade do brasileiro Marcos Senna, do Puyol, Sérgio Ramos e Marchena... Foi a mistura perfeita para levar o título

Título que foi, sem dúvida alguma, muito merecido, e creio que todos que gostam de futebol e viu os jogos da Espanha, adorou o que viu, a Fúria foi bem em todos os fundamentos do futebol, espantou a fama de pipocar em decisões, com isso vai chegar na Copa do Mundo muito forte e com moral, e com certeza será uma das seleções favoritas.

Direto da Redação

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário