
Titulares do Flu em campo
Após o vice na Libertadores, o técnico Renato Gaúcho volta a escalar os titulares no Brasileiro. E esbanjando a tradicional confiança, já mandou os adversários se cuidarem. Otimismo que pode parecer exagerado para quem está na última colocação e a 16 pontos do líder Flamengo. Mas o treinador admite que "o início" será complicado, já que o elenco ainda está muito abatido com o resultado da última quarta-feira.
- Falei para eles que a vida segue. O tempo vai apagar essas lágrimas. O único meio para esquecer isso o mais rápido possível é vencendo no Campeonato Brasileiro. Temos que nos entregar totalmente para ficar, no mínimo, entre os quatro primeiros e voltar, novamente, no ano que vem para tentar o título da Libertadores.
O Fluminense, que tem o pior ataque da competição com apenas quatro gols em oito jogos, terá Dodô no ataque no lugar de Washington. O atacante titular atuou as últimas partidas com uma lesão muscular na coxa direita e vai ser poupado para iniciar o tratamento. O artilheiro dos gols bonitos está insatisfeito com a reserva, mas garante que não vai deixar o clube.
- O foco agora é o Brasileiro. Temos todas as condições de nos recuperar. Antes estávamos concentrados na Libertadores. Agora só podemos pensar no Brasileiro. Neste jogo contra o Goiás o time ainda pode sentir um pouco o baque da derrota para a LDU. Mas depois acho que o estresse, a decepção e a tristeza vão passar e vamos nos concentrar na recuperação - afirma Dodô.
Paulo Baier está de volta
A grande novidade no Goiás é a volta do meia Paulo Baier, recuperado de uma lesão no joelho. Quem também retorna ao time é o volante Ramalho, depois de cumprir suspensão na última rodada. Além disso, o técnico Hélio dos Anjos vai escalar o zagueiro Rafael Marques na vaga de Ernando, suspenso por conta do terceiro cartão amarelo.
Porém, a principal mudança será no esquema de jogo: o comandante alviverde treinou a equipe no 3-6-1, abandonando o 3-5-2 usado na goleada por 4 a 0 sobre o Santos e na derrota por 3 a 0 para o Vitória. Baier vai jogar no meio-de-campo ao lado de Romerito. Hélio tirou Alex Terra e deixou apenas Iarley no ataque. A única dúvida é em relação à presença do lateral Júlio César, que está com amigdalite.
FICHA DO JOGO:
Data: 05/07/2008 (domingo)
Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Horário: 18h10
Árbitro: Célio Amorim (aspirante Fifa - SC)
Auxiliares: Eberval Lodetti (SC) e Luiz Fernando Irineu da Silva (MT)
GOIÁS
Harlei, Rafael Marques, Henrique e Paulo Henrique; Vítor, Ramalho, Fernando, Paulo Baier e Romerito; Alex Terra e Iarley.
Técnico: Hélio dos Anjos
FLUMINENSE
Fernando Henrique, Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Ygor, Arouca, Darío Conca e Thiago Neves; Cícero e Dodô.
Técnico: Renato Gaúcho
Figueira recebe o Vasco no primeiro jogo da era Roberto Dinamite

Quarteto ofensivo para vencer a primeira fora de casa
Do lado vascaíno, o técnico Antônio Lopes aposta em um quarteto ofensivo para finalmente ver o Vasco conquistar os seus primeiros três pontos fora de casa. No último coletivo antes do confronto deste domingo, o treinador escalou Morais, Jean, Edmundo e Leandro Amaral. E o resultado agradou: 5 a 0, gols de Leandro Amaral (2), Jean, Wagner Diniz e Edmundo, de pênalti.
Curiosamente, o trio de ataque faz com que os torcedores mais saudosos lembrem de uma outra formação ofensiva, também escalada por Lopes, só que na década de 80. Quem não se lembra do ataque com Roberto Dinamite, Romário e Mauricinho? Em 85 e 86, os três deram muitas alegrias aos cruzmaltinos.
Quem está recuperado e vai participar normalmente da partida é o goleiro Tiago, que acabou sacado do último jogo do Vasco por conta de uma virose. O camisa 1 teve o problema na semana passada e só conseguiu garantir a sua escalação na última quinta-feira, quando participou do treinamento. Outro que volta é o atacante Edmundo. O Animal cumpriu suspensão de dois jogos por ter ofendido o árbitro Wilson Souza de Mendonça após a derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro.
Edu Salles ganha moral com PC Gusmão
A chegada do técnico Paulo César Gusmão parece ter mexido com os brios do time e dado uma injeção de ânimo aos jogadores, apesar do empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, em casa, na última rodada.
A equipe tem apenas um desfalque. O zagueiro Asprilla, com um estiramento na coxa direita, está vetado. Com isso, Bruno Peroni formará a retaguarda alvinegra ao lado de Bruno Aguiar. Anderson Luis e Leandro Soares estão confirmados nas laterais direita e esquerda, respectivamente.
Edu Sales, preterido em tempos de Guilherme Macuglia no comando do time, volta a ser titular no ataque do Figueira ao lado de Wellington Amorim. Tadeu, que perdeu a posição, fica como opção no banco de reservas.
FICHA DO JOGO:
Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Data: 06/07/2008 (Domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima (SP)
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto (SP) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
FIGUEIRENSE
Wilson, Anderson Luís, Bruno Aguiar e Bruno Perone; Leandro Soares, Diogo, Magal, Cleiton Xavier e Marquinho; Wellington Amorim e Edu Sales.
Técnico: Paulo César Gusmão
VASCO
Tiago, Wagner Diniz, Eduardo Luiz, Vilson e Pablo; Jonílson, Rodrigo Antônio, Morais e Jean; Leandro Amaral e Edmundo.
Técnico: Antônio Lopes
Inter e Coritiba iniciam vida pós-clássico no Gigante

As duas equipes vão a campo em situação intermediária na tabela, dispostas a alçar vôos mais ambiciosos. O Coxa, um pouco melhor do que o Colorado, entra na rodada em décimo lugar, com dez pontos. O Inter, em 14º, tem apenas oito.
No embalo do Gre-Nal
O Inter saiu por cima do Gre-Nal, mesmo que não tenha conquistado a vitória. A atuação sólida da defesa e as boas opções surgidas no ataque, especialmente com o garoto Taison, deixaram os colorados mais otimistas. No jogo deste domingo, o time é basicamente o mesmo do clássico, com a exceção do camisa 1. Renan, expulso no Olímpico, dá lugar a Clemer. O volante Magrão, que conviveu com problemas musculares durante a semana, deve jogar.
- Esperamos receber o carinho dos torcedores nos dois jogos, que representam um momento de ganhar confiança. Queremos dois bons resultados, e isso passa por manter o que fizemos no Gre-Nal, um padrão de jogo com marcação forte e qualidade na posse de bola - comenta o técnico Tite.
Keirrison está de volta
Após semana conturbada, o Coxa vai a campo com uma série de desfalques na defesa, mas uma esperança no ataque. O técnico Dorival Júnior não contará com o zagueiro Maurício, suspenso, e o lateral-direito Alex Silva e o zagueiro Nenê, lesionados. Além disso, o clube acabou de perder o capitão Jeci para o Palmeiras. Thiago Bernardi e Felipe, na zaga, e Tamandaré, no meio, são os substitutos.
No ataque, entretanto, o Alviverde curitibano terá a volta do talentoso Keirrison, totalmente recuperado de uma lesão na coxa direita, sofrida na estréia do Brasileirão.
FICHA DO JOGO:
Data: 6/7/2008 (domingo)
Horário: 16h
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Auxiliares: Nilson de Souza Monção (SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)
INTER
Clemer; Ricardo Lopes, Índio, Sorondo e Marcão; Edinho, Guiñazu, Magrão e Alex; Taison e Nilmar
Técnico: Tite
CORITIBA
Edson Bastos; Bernardi, Felipe e Rodrigo Mancha; Marcos Tamandaré, Ale, Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Michael e Keirrison
Técnico: Dorival Júnior
No duelo dos xarás, Portuguesa e Vitória tentam manter a ascensão

Lusa e Vitória tentam manter a boa fase
A Portuguesa tem apenas um desfalque para esta partida. O atacante Diogo recebeu o terceiro cartão amarelo no confronto contra o Santos e cumprirá suspensão automática. Vaguinho é o provável substituto, formando o ataque ao lado de Washington.
Nos últimos quatro jogos, a Portuguesa sofreu apenas um gol, venceu três e empatou outro. A equipe aposta na boa fase e na vantagem de jogar no Canindé para conseguir mais um triunfo na partida contra o Vitória.
Do lado Rubro-negro, o momento é um dos melhores nos últimos tempos. Além do retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o time teve um bom início na competição e já começa a sonhar com vôos mais altos de agora em diante. Na alça de mira, está uma vaga para a Taça Libertadores da América.
Apesar dos sonhos no Vitória, a preocupação de momento é com o estilo de jogo adotado pela Portuguesa. O time de Vágner Benazzi costuma abusar das faltas, tanto que está na quarta colocação dos mais faltosos do Brasileirão, com 182 infrações nas oito primeiras rodadas. Para o atacante Marquinhos, tal característica pode causar problemas para o Leão.
- A gente tem muita dificuldade quando o adversário pára o jogo toda hora. A gente viu isso contra o Goiás, principalmente no primeiro tempo - diz, em entrevista ao Correio da Bahia.
Para o confronto com a Lusa, Vágner Mancini vai poder contar Vânderson, que se recuperou das dores musculares e poderá jogar. Já Leonardo, com uma lesão na coxa e suspenso, segue fora. Thiago Gomes e Wallace brigam pela vaga.
FICHA DO JOGO:
Local: Estádio Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 6 de julho de 2008, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (FIFA-RJ)
Assistente: Roberto Braatz (FIFA-PR) e Jair Albano Feliz (MG)
PORTUGUESA
André Luis, Patrício, Bruno Rodrigo, Halisson e Bruno Recife; Dias, Gavilán, Preto e Edno; Vaguinho e Washington
Técnico: Vagner Benazzi
VITÓRIA
Viáfara; Marco Aurélio, Wallace, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Willans e Ramon; Marquinhos e Dinei
Técnico: Vagner Mancini
Fontes: Globo.com e Uol
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário