Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Campeonato Brasileiro > Depois do primeiro triunfo, Flu tenta sair da lanterna contra o Vitória

* Tricolor recupera-se da derrota na Libertadores, enquanto o Leão quer a sua vaga na competição continental

O Fluminense quer mostrar neste sábado, às 18h20m, que está recuperado da perda do título da Libertadores. O time enfrenta o Vitória, uma das sensações do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Na quarta-feira, o Tricolor venceu o Atlético-PR por 3 a 0 e agora busca a segunda vitória na competição, contra outro Rubro-Negro, que na rodada passada goleou o Botafogo por 5 a 2, em noite inspiradíssima do atacante Marquinhos, e assumiu a vice-liderança do campeonato, com 20 pontos. O Flu é o lanterna, com apenas seis.

No lado tricolor, o técnico Renato Gaúcho terá um desfalque importante. O goleiro Fernando Henrique, suspenso, dará lugar a Ricardo Berna. Em compensação, Thiago Neves, recuperado de uma contratura muscular, pode voltar ao time. Neste caso, Cícero deve ser o sacado, já que Fabinho tem mais poder de marcação, e o Vitória conta com jovens habilidosos e extremamente ofensivos. No ataque, a dupla Dodô e Washington será mantida.

- Temos de subir na tabela. Um grande amigo meu, Vanderlei Manoel, que foi meu treinador de goleiros no Guarani, me disse uma frase que me serviu muito na carreira: os fortes criam asas, os fracos criam muletas. E está na hora de o Fluminense criar asas para progredir na tabela - diz Ricardo Berna.

Se o projeto Taça Libertadores da América está suspenso no Tricolor, pelo menos até segunda ordem, no Leão ele está mais vivo do que nunca. Na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, o time de Vagner Mancini já começa a sonhar mais alto. Caso vença o Fluminense, o Rubro-Negro tem boas chances de assumir a ponta na competição, desde que o Flamengo seja derrotado no clássico com o Vasco.

Sobre a Taça Libertadores, o Vitória tem um bom aliado para conquistar a vaga inédita para a competição. Vagner Mancini já esteve lá com o Paulista de Jundiaí depois de conquistar a Copa do Brasil em 2005, justamente sobre o Fluminense.

Para a partida deste sábado o comandante rubro-negro não tem grandes problemas. O lateral-direito Carlos Alberto torceu o joelho, mas o titular Marco Aurélio está de volta ao time. Na defesa, Anderson Martins ganha a vaga de Wallace. Já o lateral-esquerdo, Marcelo Cordeiro, sente dores musculares, mas deve entrar normalmente. O restante dos titulares será o mesmo que goleou o Alvinegro por 5 a 2.

O atacante Marquinhos, garantido no ataque ao lado de Dinei, fará a sua estréia no Maracanã diante do Fluminese. Apesar da ansiedade para jogar em um dos mais tradicionais estádios do planeta, o jogador conta com os conselhos do experiente meia Ramon, que conhece bem o gramado do ‘Maior do Mundo’.

- Todo jogador vai ter sua primeira vez no Maracanã. Isso tem que ser encarado com naturalidade – diz, em entrevista ao portal Ibahia.

FICHA DO JOGO:
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 12 de julho de 2008, sábado
Horário: 18h20 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Márcia Caetano (RO)

FLUMINENSE: Ricardo Berna, Rafael, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Fabinho, Arouca, Darío Conca e Thiago Neves; Cícero (Dodô) e Washington
Técnico: Renato Gaúcho

VITÓRIA: Viáfara, Marco Aurélio, Thiago Gomes, Anderson Martins e Marcelo Cordeiro; Renan, Vanderson, Willans e Ramon; Dinei e Marquinhos
Técnico: Vágner Mancini

Goiás e Coxa se encaram no jogo da gangorra

Empolgado com a goleada sobre a Portuguesa no meio de semana, o Coritiba encara o Goiás, neste sábado, no estádio Serra Dourada, às 18h20m, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no jogo de duas das equipes mais irregulares da competição.

Nenhum dos times conseguiu vencer duas vezes consecutivas ainda. Nas últimas quatro partidas dos goianos, duas vitórias e duas derrotas intercaladas, incluindo o resultado negativo de quarta-feira contra o Inter, fora de casa, por 1 a 0. Já o Coxa bateu a Lusa por 4 a 0, após ter perdido para o Colorado por 3 a 0.

Com 13 pontos, os curitibanos vêm na 10ª posição, enquanto o Goiás se encontra na zona de rebaixamento, em 17º, com nove pontos. O Coxa tenta a primeira vitória fora de casa no Brasileirão 2008, depois de dois empates e três derrotas.

Dorival Júnior deve escalar time mais ofensivo

O técnico do Coxa, Dorival Júnior, deu sinais de que pode modificar o esquema da equipe para a partida deste sábado, após o sucesso do 4-4-2 no segundo tempo da goleada sobre a Portuguesa. O 3-5-2 está prestes a ser abandonado.

- Vamos ver como vão reagir os atletas, e as mudanças podem acontecer. Poderemos ter uma postura um pouco mais agressiva, por isso é preciso uma recomposição o quanto antes - disse o treinador.

A equipe continua sem o meia Carlinhos Paraíba e o zagueiro Nenê, ainda se recuperando de lesão. Para esta partida, o zagueiro Maurício volta após cumprir suspensão automática. Assim, Rodrigo Mancha e Tiago Bernardi não precisam mais ser improvisados e voltam às suas posições originais (volantes).

Goianos tentam voltar a subir na gangorra

Nas últimas quatro partidas, o Goiás goleou o Santos fora de casa (4 a 0), foi goleado pelo Vitória (3 a 0), bateu o Fluminense e foi batido pelo Inter pelo mesmo placar (1 a 0). Na última quarta-feira, a derrota no Beira-Rio foi marcada pelas homenagens a Iarley, ex-colorado, hoje no Alviverde goiano.

O técnico Hélio dos Anjos definirá na manhã deste sábado se continuará jogando com o esquema 3-5-2 ou se mudará para o 3-6-1. Caso opte pela mudança, Iarley ficará sozinho no ataque, e Romerito iria para a lateral. Já Julio César iria para o banco.

Outra dúvida na equipe goiana é a presença do apoiador Fernando, que, depois de entrada dura na última partida, sentiu o tornozelo e vem sendo poupado nos treinamentos. Caso o jogador não tenha condições de atuar, é provável que Pituca seja a opção do treinador da equipe esmeraldina.

FICHA DO JOGO:
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 12 de julho de 2008, sábado
Horário: 18h20 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Nilson Alves Carrijo (DF) e Adnilson da Costa Pinheiro (MS)

GOIÁS: Harlei; Ernando, Henrique e Paulo Henrique; Vitor, Ramalho, Fernando, Romerito, Paulo Baier e Julio César (Thiago Feltri); Iarley
Técnico: Hélio dos Anjos

CORITIBA: Édson Bastos; Felipe, Rodrigo Mancha e Maurício; Marcos Tamandaré, Leandro Donizete, Rubens Cardoso, Marlos e Ricardinho; Hugo e Keirrison.
Técnico: Dorival Junior

Fontes: Globo.com e Gazeta Esportiva

======================================
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO
======================================

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário