* Após goleada e na zona do rebaixamento, mineiros recebem o Rubro-Negro, que está no G-4
Um está na zona do rebaixamento, foi goleado na última rodada, e sofre uma crise política de grandes proporções, com pedido de afastamento do presidente. O outro curte a zona de classificação para a Libertadores, e venceu os dois últimos jogos, incluindo um contra o até então líder Flamengo, no Maracanã.
Com 15 pontos, 11 a menos que o adversário, o Galo ocupa a 17ª colocação. Os baianos estão em terceiro lugar, a dois pontos do líder Grêmio. Na última partida, o Rubro-Negro bateu o Náutico por 2 a 0, no Barradão, enquanto o Atlético levou 4 a 0 do Botafogo, no Engenhão. No Mineirão, entretanto, os donos da casa estão invictos no Brasileirão: três vitórias e três empates. Fora de casa, o Vitória conquistou oito dos 18 pontos possíveis.
Crise e desfalques abalam o Atlético
A crise política que assola o clube, com o pedido de afastamento do presidente Ziza Valadares pelo Conselho Deliberativo, está longe de ser o único problema para os alvinegros. O técnico Alexandre Gallo terá diversos problemas para escalar a equipe para domingo.
O lateral César Prates, e o apoiador Yuri, expulsos contra o Botafogo, se juntam ao volante Márcio Araújo, que levou o terceiro cartão amarelo. Élton permanece no departamento médico. Rafael Miranda foi liberado para treinar, mas ainda necessita de melhor condicionamento físico para retornar.
A boa notícia é a volta do meia Petkovic, que não atuou na última rodada por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Contra o Coritiba, no último jogo no Mineirão, o sérvio foi fundamental para a virada heróica de 3 a 2.
Artilheiro Dinei está fora da partida
O técnico do Vitória, Vágner Mancini, não terá à disposição o atacante Dinei, que já marcou sete gols no campeonato. O jogador está em tratamento de um edema no dorso do pé direito e permanecerá em Salvador.
Em compensação, o lateral-direito Marco Aurélio, que cumpriu suspensão imposta pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro e o volante Vanderson, ambos recuperados de contusões, voltam à equipe.
Contra o Galo, a equipe tenta repetir o rendimento da penúltima rodada, quando bateu o Flamengo por 1 a 0, em pleno Maracanã, gol de Dinei. A outra vitória fora de casa foi contra a Portuguesa. Além disso, o time conseguiu dois empates, contra Coritiba e Sport.
FICHA DO JOGO:
Data: 27/7/2008 - domingo
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR/Fifa)
Assistentes: Aparecido Donizetti Santana (PR) e Moisés Aparecido de Souza (PR)
ATLÉTICO-MG
Edson; Mariano, Marcos, Vinícius e Calisto; Serginho, Francis, Gedeon e Petkovic; Marques e Eduardo
Técnico: Alexandre Gallo
VITÓRIA
Viáfara; Marco Aurélio, Anderson Martins, Leonardo Silva e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Ramon e Willians; Marquinhos e Rodrigão
Técnico: Vagner Mancini
Ainda atordoado, Figueirense encara o Atlético-PR na Arena da Baixada
Defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro, após a goleada de 7 a 1 sofrida diante do Grêmio, o Figueirense terá mais uma pedreira pela frente no próximo domingo, às 16h. O adversário é o Atlético-PR, na Arena da Baixada, onde o clube rubro-negro conquistou 81,25% dos seus pontos até agora na competição.
Curiosamente, a média de gols do Furacão em casa é praticamente a mesma que o melhor ataque do campeonato, o Flamengo (1,92 gols por jogo). Os paranaenses fizeram 13 em sete partidas (média de 1,85). Na Arena, o clube está invicto: três vitórias e quatro empates. Fora de casa, entretanto, o time balançou as redes apenas uma vez, na primeira rodada, vitória sobre o Ipatinga, fazendo da equipe o terceiro pior ataque da Série A.
O Atlético ocupa a 15ª colocação, com 16 pontos, um à frente da zona do rebaixamento. O Figueirense, que já levou 30 gols na competição, como visitante conseguiu apenas uma vitória em sete jogos, também contra o Ipatinga. O Alvinegro ocupa a nona posição, com 19 pontos.
Figueira ainda se recupera da goleada
O técnico do Figueirense, PC Gusmão, ainda tenta reanimar o grupo após a goleada humilhante dentro de casa, na última quinta-feira. O treinador, entretanto, reconhece que vai ser muito difícil esquecer o placar mais dilatado do Brasileiro até agora.
- É um grupo jovem, foram se abatendo durante a partida. Não tiveram força de reação. Temos que esquecer, pois foi lamentável – afirma o treinador, que terá o retorno do lateral-esquerdo William Matheus, que cumpriu suspensão automática na goleada.
Já o volante Magal recebeu o terceiro cartão amarelo, e está fora do duelo contra a equipe paranaense.
Atlético tenta confirmar retrospecto em casa
No Atlético, o colombiano Ferreira está suspenso pelo terceiro amarelo e deve ser substituído por Anderson Aquino. O zagueiro Antônio Carlos e o lateral-direito Nei, que cumpriram suspensões na derrota para o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro, voltam ao time.
No mês de julho, em seis partidas, virou regra: vitória em casa e derrota como visitante. A única exceção foi o empate com o Inter dentro de casa, por 1 a 1, no dia 13. No último duelo na Arena, vitória sobre o Vasco por 3 a 1.
FICHA DO JOGO:
Data: 27/07/2008 (domingo)
Horário: 16h
Local: estádio Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e João Bourgalber Nunes Chaves (SP)
ATLÉTICO-PR
Galatto; Antônio Carlos, Rhodolfo e Danilo; Nei, Alan Bahia, Valência, Julio dos Santos e Márcio Azevedo; Joãozinho e Anderson Aquino
Técnico: Roberto Fernandes
FIGUEIRENSE
Wilson; Anderson Luís, Asprilla, Bruno Aguiar e William Matheus; Leandro Soares, Diogo, Marquinho e Cleiton Xavier; Rafael Coelho e Tadeu
Técnico: Paulo César Gusmão
Goiás e Sport medem forças no Serra Dourada com olhares para Romerito
Quando Goiás e Sport entrarem no gramado do Serra Dourada, neste domingo, às 16h (horário de Brasília) pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, todos os olhares estarão voltados para um jogador: Romerito. O camisa 10 começou o ano emprestado ao Leão da Ilha do Retiro onde conquistou o Campeonato Pernambucano, se tornou ídolo da torcida, mas foi impedido de jogar a final da Copa do Brasil. O Esmeraldino, detentor de seu passe, não aceitou prorrogar o empréstimo e exigiu o seu retorno imediato.
O Sport garantiu vaga na Taça Libertadores da América, em 2009, e todos do elenco fizeram questão de dedicar o título a Romerito, que se sente campeão. O meia-atacante tem contrato até o fim do ano com o Esmeraldino e mostra profissionalismo ao afirmar que fará de tudo por uma vitória de sua equipe, apesar de ainda ser o artilheiro do Leão na temporada com 15 gols.
Esmeraldino tem Romerito, mas três desfalques
Em 13º na classificação com 17 pontos, o Goiás não perde há quatro jogos e está embalado após derrotar o Cruzeiro, no Mineirão, por 1 a 0. O técnico Hélio dos Anjos, que completará a sua partida de número 200 pelo clube, conta com a volta de Romerito, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo, porém terá os desfalques dos volantes Ramalho e Fernando, e do lateral Júlio César, todos suspensos.
Para a proteção da zaga, Fábio Bahia e Pituca devem ser os prováveis substitutos, enquanto Thiago Feltri entra na lateral-esquerda. Paulo Baier ainda se recupera de lesão e será reavaliado, podendo ser uma carta na manga. No ataque, Iarley e Alex Terra estão confirmados.
O goleiro Harlei, que sofreu uma pequena luxação no maxilar, na quarta-feira e está treinando com uma proteção bucal, está liberado pelo departamento médico e joga no domingo.
Leão sem Fumagalli
O Sport bateu o Atlético-PR por 1 a 0, na Ilha do Retiro nesta terça-feira e não teve muito tempo para treinar. O Leão está em 11º na tabela com 18 pontos, e o técnico Nelsinho Baptista não poderá contar com o meia Fumagalli, com dores na região lombar. Além desta ausência, o treinador não terá os volantes Daniel Paulista e Sandro Goiano. O primeiro está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, enquanto o segundo ainda se recupera de uma pancada sofrida na cabeça no último dia 20.
No entanto, Nelsinho terá como opções as voltas do capitão Durval, recuperado de uma virose, e César, que cumpriu suspensão automática, na zaga, além de Diogo na lateral-direita. Porém não confirma a escalação, mas avisa que o esquema 4-4-2 será mantido:
- Conhecemos bem o Serra Dourada, sabemos que o campo é grande e precisamos de uma equipe mais compacta, por isso será utilizado o 4-4-2 – diz, em entrevista ao site oficial do clube.
FICHA DO JOGO:
Data: 27/07/2008 (domingo)
Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Horário: 16h10
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ)
Assistentes: Alexandre Antônio Pruinelli Kleiniche (RS) e José Javel Silveira (RS)
GOIÁS
Harley; Ernando, Henrique e Rafael Marques; Vitor, Fábio Bahia, Romerito, Pituca (Paulo Baier) e Thiago Feltri; Iarley e Alex Terra.
Técnico: Hélio dos Anjos
SPORT
Magrão; Diogo, Igor, Durval e Dutra; Júnior Maranhão, Fábio Gomes (Moacir), Francisco Alex (Moacir) e Carlinhos Bala; Luciano Henrique e Roger.
Técnico: Nelsinho Batista
Fontes: Globo.com e Uol
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário