Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 27 de julho de 2008

Coluna > Futebol de Mesa

Onde escalar o melhor do mundo?

Ronaldinho Gaúcho é o nome mais comentado desta pré-temporada de futebol na europa. O Milan tirou seus milhões euros do cofre e investiu na contratação do jogador eleito 2 vezes o melhor do mundo pela Fifa.

Além disso, o técnico da Seleção Brasileira, Dunga, convocou Ronaldinho, de 28 anos, para compor a equipe que irá representar o futebol masculino do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim. Dentro de um time sub-23, o astro que disputa sua segunda olimpíada, desponta como principal referência para buscar um inédito ouro para o futebol.

Muitos falam que Ronaldinho nunca mais será o mesmo, mas eu não penso assim. Ele pode recuperar sua melhor forma e tem muita bola ainda para jogar. O único problema que vejo é: onde escalar o melhor do mundo?

No Barcelona ele encontrou seu melhor futebol e contribuiu muito para as principais conquistas do time catalão nesta década. Frank Rijkaard foi o treinador que melhor tirou proveito do camisa 10 (que será o 80 no Milan). Em Milão ele terá de encontrar seu espaço em um time que sempre se preocupou muito mais com a defesa tendo Ancelotti como técnico. Na seleção ele nunca foi o mesmo que no Barcelona porque não soube dizer se era meia ou atacante. Jogando entre os garotos em Pequim, Dunga indica que vai escalá-lo no ataque ao lado de Pato.

Então para resolver este problema eu apresento 3 pranchetas para tentar encontrar uma solução para este incrível dilema de encontrar espaço para um dos maiores jogadores da história do futebol (sem exagero). Vamos pra mesa!

Ronaldinho no Barcelona - O Melhor do Mundo


Análise do Professor: No Barça, Ronaldinho tinha total liberdade para jogar. Ele começava bem aberto pela esquerda, em certos momentos até preenchendo o setor de meio-campo, pois esperava a roubada de bola de algum dos marcadores para dar logo início a um contra-ataque. No time que foi campeão europeu em 2006, onde Ronaldinho alcançou o auge, ele fazia troca de posições com Eto'o, deixando ainda mais confusa a cabeça dos adversários. Era meia e atacante também.

Ronaldinho no Milan - Onde escalar?


Análise do Professor: Essa é a forma como eu acho que Ronaldinho Gaúcho poderia melhor render com a camisa do clube de Milão. Ele não terá nenhuma responsabilidade em ajudar na marcação, pois haverá uma bela proteção no meio-campo. Também não será o responsável principal pela armação que será bem distribuída entre Pirlo, Seedorf e Kaká. Sua responsabilidade será atacar e fazer a aproximação com Pato e Kaká. Ancelotti não deve fazer o mesmo a princípio, pois ele tem que encontrar um lugar para seu fiel escudeiro Ambrosini neste time. Não sei para quem vai sobrar...

Ronaldinho na Seleção Olímpica - Dunga quer assim


Análise do professor: Ronaldinho será basicamente uma referência no grupo jovem da seleção olímpica. Mas, dentro de campo, sua função será parecida com a que ele deve exercer no Milan, aproximando muito de Pato. A diferença é que ele não terá um Kaká que vai dividir essa função de armar e atacar. Diego será o principal jogador de criação, Lucas, Anderson e Hernanes farão o papel de marcar e deixar a bola redonda para que o Gaúcho consiga fazer sua arte no ataque.


Pois é, parece que a conclusão que chegamos é que hoje Ronaldinho é atacante, e assim que ele pode voltar a ser o melhor do mundo. Fica a nossa torcida.


Direto da Redação










Professor: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário