Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 27 de julho de 2008

Campeonato Brasileiro > Grêmio defende a liderança contra o animado Palmeiras

* Tricolor curte primeira colocação após goleada, e Verdão está embalado com vitória no clássico

Embalado pela expressiva vitória por 7 a 1 diante do Figueirense, em Florianópolis, a maior goleada do atual Campeonato Brasileiro, o Grêmio vai defender pela primeira vez a liderança da competição. O adversário é o imprevisível Palmeiras, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Enquanto o Tricolor gaúcho conta com o apoio da sua torcida para seguir na ponta da tabela de classificação, o Verdão precisa driblar a má fase no campo dos rivais, onde em sete jogos colecionou quatro derrotas, dois empates e apenas uma vitória. Mas o técnico Vanderlei Luxemburgo garante que chegou a hora da reação.

O líder Grêmio tem 28 pontos e pode disparar na tabela de classificação se vencer o Palmeiras. Afinal, o vice-líder Flamengo, que tem 27, disputa o clássico contra o Botafogo, no Maracanã; enquanto o Vitória, o terceiro colocado, com 26, encara o desesperado Atlético-MG, no Mineirão. Mesmo que perca o Verdão, o Tricolor gaúcho pode permanecer na primeira colocação em caso de empates ou derrotas de cariocas e baianos.

Já o Palmeiras, mesmo que vença o Grêmio, não tem condições de assumir a liderança. A equipe ocupa a quinta colocação, com 24 pontos, mas, em caso de vitória, e tropeços de Flamengo e Vitória, o Verdão pode assumir a vice-liderança.

Perea x Diego Souza

O colombiano Perea é a esperança de gols da torcida do Grêmio. Ainda mais após balançar três vezes a rede do Figueirense. O artilheiro está animado com a liderança e pretende atropelar o time paulista.

- Tive uma noite linda (em Florianópolis), porque vinha há muito tempo sem marcar gols. Contra o Palmeiras, vou continuar minha batalha pelos gols, mas com muita humildade - diz o gringo.

Mas, no lado do Palmeiras, quem promete ditar o ritmo da equipe é o meia Diego Souza, que brilhou com a camisa do Tricolor gaúcho na temporada passada, e justamente no Olímpico vai atuar na função de Valdivia, que está suspenso, exercendo a mesma função que se destacou em Porto Alegre.

- O Grêmio projetou a minha carreira. Tenho muito carinho pelo clube, que tem uma torcida apaixonada. Espero ser bem recebido em Porto Alegre, pois honrei a camisa da equipe no título gaúcho e no vice-campeonato da Libertadores, em 2007. Mas agora defende o Palmeiras e chegou a hora de dar um basta nos tropeços fora de casa - afirma Diego Souza.

A primeira decisão do ano

Para um time que saiu prematuramente do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil, a missão de não largar a liderança vira uma espécie de primeira decisão do ano. O time está naturalmente animado com a situação na tabela, mas vive um processo de neutralização na empolgação. Os atletas garantem que estão cientes de que a ponta do Nacional pode ser momentânea. Eles estão com os pés no chão.

E nem poderia ser diferente, diante da força do adversário. O técnico Celso Roth, mesmo timidamente, festeja a ausência de Valdivia, mas lembra que o Grêmio enfrentará um oponente recheado de bons jogadores e treinado por Vanderlei Luxemburgo.

- Contra uma equipe dirigida pelo Vanderlei, sempre será muito difícil, porque ele tem uma capacidade muito grande de mudar a estrutura do jogo. Claro, a ausência do Valdivia é ruim para o Palmeiras, mas o clube contratou muitos jogadores de qualidade, tem uma parceria forte e certamente vai impor dificuldades no Olímpico - afirma o comandante gremista.

O lateral-direito Paulo Sérgio, suspenso, está fora do jogo. Ele será substituído por Felipe Mattione. Na zaga, Réver tem retorno garantido, mas o mesmo não vale para Léo, que ainda se recupera de lesão muscular. Ele dificilmente terá condições de jogo. No ataque, Marcel se mostrou recuperado das dores na coxa esquerda e confirmou sua escalação.

Sem Valdivia e Leo Lima, Verdão tem reforços

Valdivia, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Leo Lima, que sentiu uma lesão muscular no treinamento de sexta-feira, não enfrentam o Grêmio. Mas o Palmeiras terá cinco novidades. Os atacantes Kléber e Denílson e o volante Sandro Silva, após cumprirem suspensão, estão à disposição do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Já o lateral-direito Elder Granja, que conseguiu uma liminar na Justiça do Trabalho de Alagoas, poderá voltar a atuar normalmente até que a sua pendência jurídica com o Corinthians, de Alagoas, seja julgada em última instância. Ele embarcou para Porto Alegre.

- O Sandro Silva deve voltar ao meio-campo, ao lado do Jumar, enquanto o Kléber está escalado no ataque com o Alex Mineiro - diz Luxemburgo, em entrevista concedida à Rádio Capital.

O Grêmio vem de uma goleada em cima do Figueirense. Mas o treinador do Palmeiras, apesar de respeitar o adversário, não está preocupado. Tanto que ele até brincou com a situação.

- Espero que o Grêmio tenha gasto todo o estoque de gols contra o Figueirense e que fique no zero contra o Palmeiras. Pelo menos, se não marcarmos, o empate está garantido - brinca o treinador.

Pierre, recuperado de lesão no tornozelo direito. e Gustavo, que melhorou da cirurgia no joelho, já treinaram na Academia de Futebol. Mas eles ainda estão vetados do duelo em Porto Alegre. David, em fase final de recuperação da cirurgia no joelho direito, e Evandro, que sofreu lesão muscular, estão fora de combate.

FICHA DO JOGO:
Data: 26/7/2008 (domingo)
Horário: 16 horas
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Fifa/SC)
Assistentes Dilbert Moises (Fifa/RJ) e Cláudio Soares (RJ)

GRÊMIO
Victor; Pereira, William Thiego e Réver; Felipe Mattioni, Willian Magrão, Rafael Carioca, Tcheco e Anderson Pico; Perea e Marcel.
Técnico: Celso Roth

PALMEIRAS
Marcos; Maurício, Jéci e Gladstone; Élder Granja, Sandro Silva, Jumar (Martinez), Diego Souza e Leandro; Kléber e Alex Mineiro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Fontes: Globo.com e Uol


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário