
A diferença é que o time gaúcho tem campanha melhor, com 15 pontos, quatro vitórias, três empates e quatro derrotas, ocupando a nona posição na tabela. Os mineiros sofreram três derrotas, empataram seis vezes e venceram apenas duas, tentando sair da incômoda 16ª posição, com 12 pontos.
Atrás do primeiro pelotão
A luta do Colorado é se aproximar dos cinco primeiros colocados. O técnico Tite não fala em lutar pela liderança. Ele traça objetivos modestos para evitar a pressão sobre o seu time. Foi assim quando estava em 14º lugar: queria entrar no grupo dos dez. Depois de duas vitórias seguidas em casa - contra Coritiba e Goiás - e o empate com o Atlético-PR na Arena da Baixada, a meta agora é chegar perto do bloco da frente.
- Temos uma equipe em reestruturação, com muitos jogadores entrando, alguns deles bem jovens, como Taison e Danny, e precisamos mais é de apoio, e não de pressão - diz Tite.
Para encarar o Galo, o acréscimo de qualidade é Guiñazu, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo no 1 a 1 com o Furacão. Com ele, o meio-de-campo ganha em dinamismo, tanto na marcação quanto na saída de bola. A dúvida neste setor é Magrão, em recuperação de dores musculares na perna esquerda. Andrezinho é o mais cotado para a vaga.
A produção ofensiva ainda oscila. Com Alex inspirado, ela sobe, e seu parceiro Nilmar também brilha. Mas com uma marcação forte, o rendimento cai muito, mesmo em casa, como se viu no 1 a 0 sobre o Goiás.
Desfalques problemáticos
Além de lutar contra mais um empate, o Atlético terá que superar outros desafios. O Inter defende uma escrita que já dura mais de 20 anos. A última vitória mineira em Porto Alegre foi em 14 de dezembro de 1986, quando fez 2 a 0, com gols de Éverton e João Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.
Mas o fator mais negativo para o time mineiro são os desfalques. O meia Danilinho acertou sua transferência para o Jaguares, do México, e nem viajou com o grupo. O técnico Alexandre Gallo não revela quem será o substituto, e a briga pela vaga fica entre Renan Oliveira e Raphael Aguiar, de apenas 20 anos.
- Temos que estar preparados porque a oportunidade não marca hora. Apareceu essa chance para mim no time profissional e tenho que estar concentrado em ajudar. O Atlético é um clube grande e não pode ficar no lugar que está – diz o garoto ao site oficial do Galo.
Outra baixa de última hora é o meia Petkovic. O sérvio sentiu um cansaço muscular e também ficou em Belo Horizonte se recuperando. No lugar dele, entra Elton.
FICHA DO JOGO:
Data: 17;7;2008 (quinta-feira)
Horário: 20h30
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro:Rodrigo Bragfetto (SP)
Assistentes: Nilson de Souza Monção e Evandro Silveira (SP)
INTER
Renan; Ricardo Lopes, Índio, Danny Morais e Marcão; Edinho, Andrezinho (Magrão), Guiñazu e Alex; Taison e Nilmar
Técnico: Tite
ATLÉTICO-MG
Edson; Mariano, Marcos, Vinícius e César Prates; Serginho, Márcio Araújo, Renan e Elton; Eduardo e Raphael Aguiar
Técnico: Alexandre Gallo
Sem Marcinho, líder Fla encara o desfalcado Coritiba no Couto

Se o Rubro-Negro está invicto fora do Maracanã, os paranaenses contam com um bom retrospecto no Alto da Glória, já que ainda não sabem o que é perder dentro de casa. A expectativa é que o estádio esteja lotado.
Marcinho é o desfalque de última hora
O Fla chega para esta partida ainda atordoado com a saída do seu artilheiro e com alguns desfalques. O técnico Caio Júnior não vai poder contar com Kleberson e Toró, que, com problemas musculares, continuam fora da equipe. Jaílton retorna de suspensão e entra na vaga de Aírton. Leo Moura, recuperado de um problema na coxa direita, deve estar entre os 11. No ataque, o comandante do Fla pode escolher entre Diego Tardelli e Obina para ser o substituto de Marcinho. No restante, o time deve ser o mesmo que venceu o Vasco por 3 a 1, no domingo.
Caio Júnior acredita que o Fla não terá vida difícil no Paraná, estado que conhece tão bem. Ele lembra que o fato de o adversário estar desfalcado não facilita as coisas, e rejeita o rótulo de favorito.
- Também estamos desfalcados, não vou poder contar com o Kleberson e o Toró. Eles estão invictos em casa, será uma partida muito difícil para o Flamengo. Observamos alguns detalhes do Coritiba em um vídeo, e temos que aproveitar isso porque qualquer detalhe pode decidir a partida. Considero o Dorival Júnior um dos grandes nomes atuais. Não existe favoritismo jogando na casa do adversário.
Outro que conhece bem o futebol paranaense é o volante Cristian. Ele, que atuou no rival do Coxa, o Atlético-PR, diz que o Fla precisa se impor, porque o adversário vai querer crescer para cima do líder da competição.
- O Coritiba é um time bom, complicado de se jogar. Temos que ter muito respeito, mas manter a pegada dos últimos jogos. Temos que nos impor. Todo mundo quer ganhar do Flamengo, todos vão dar o algo a mais quando nos enfrentarem - diz.
Dorival Júnior tem que armar um verdadeiro quebra-cabeça
Como tem o objetivo de subir para a metade de cima da tabela, o Coxa terá que superar os vários desfalques para superar o líder Flamengo. Principalmente na zaga. Depois de perder Jéci para o Palmeiras, o técnico Dorival Júnior não terá o zagueiro Bernardi (suspenso) e o lateral-direito Marcos Tamandaré (machucado).
No meio, Rubens Cardoso está suspenso, e Carlinhos Paraíba fará teste antes da partida para saber se joga. Mas, como está há dez dias sem treinar, não deve ser titular.
Hora, então, de os reservas mostrarem serviço. Felipe formará a zaga com Maurício. Rodrigo Heffner ganha chance na lateral. E Guaru, lateral-esquerdo, fará a mesma função que o também lateral Rubens Cardoso vinha fazendo no meio-campo.
- Sou jogador da lateral, mas não posso pensar em minhas preferências pois sou um profissional e tenho que jogar pensando no melhor para o time - diz Guaru, em entrevista ao site oficial.
FICHA DO JOGO:
Data: 17/07/08, quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto (SP) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
CORITIBA
Edson Bastos; Maurício, Rodrigo Mancha e Felipe; Rodrigo Heffner, Leandro Donizete, Marlos, Guaru (Carlinhos Paraíba) e Ricardinho; Hugo e Keirrison.
Técnico: Dorival Júnior
FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson e Jônatas; Obina (Diego Tardelli) e Souza.
Técnico: Caio Júnior
Em busca de recuperação, Vasco e Goiás se enfrentam em São Januário

Sem Edmundo, técnico ataca de Alex Teixeira
No Vasco, Antônio Lopes não vai escalar o atacante Edmundo. O Animal vai cumprir a programação de atuar apenas uma partida por semana, e a tendência é que volte no jogo de domingo, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Alex Teixeira vai ser o substituto.
Aos 18 anos, o garoto vive uma boa fase. Nos últimos quatro jogos no Brasileirão, Alex Teixeira marcou três vezes. Ciente de que o seu começo nos profissionais não foi dos melhores, o meia afirmou que pretende ser uma referência no futuro.
- Comecei mal por causa da pressão que existia sobre o meu futebol. Tenho consciência.
Lopes manteve um esquema ofensivo mesmo com a saída de Edmundo. Com Alex Teixeira, Morais, Jean e Leandro Amaral, o treinador espera surpreender o Goiás para somar mais três pontos. Quem volta à equipe, mas fica no banco de reservas, é o lateral-esquerdo Valmir, recuperado de uma torção no tornozelo esquerdo.
Esmeraldino joga desfalcado de Baier e Iarley
O técnico Hélio dos Anjos sofre com alguns problemas. Além da dificuldade em acertar o time e iniciar uma seqüência de vitórias, o treinador vem tendo constantes desfalques. Para o jogo contra o Vasco, não contará com seus dois jogadores mais experientes: Paulo Baier e Iarley.
O atacante, artilheiro da equipe no Brasileiro, com três gols, cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Já o capitão será poupado por opção do treinador.
- Foi uma decisão final minha, após uma conversa com o departamento médico e com os preparadores físicos. Em seguida, comunicamos ao atleta – explica Hélio.
Com a saída de Paulo Baier, Adriano Gabiru ganha uma chance no time titular. No ataque, Alex Terra assume a vaga de Iarley. O zagueiro Henrique, que cumpriu suspensão na partida diante do Coritiba, volta ao time. Rafael Marques fica na reserva. Na lateral esquerda, Júlio César entra, com Romerito voltando ao meio.
FICHA DO JOGO:
Data: 17/07/2008 (Quinta-feira)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 20h30
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcio Eustáquio Santiago (MG)
VASCO
Tiago, Eduardo Luiz, Luizão e Rodrigo Antônio; Wagner Diniz, Jonilson, Morais, Alex Teixeira e Pablo; Leandro Amaral e Jean.
Técnico: Antônio Lopes
GOIÁS
Harlei, Ernando, Rafael Marques e Paulo Henrique; Vítor (Fábio Bahia), Ramalho, Fernando, Adriano Gabiru e Romerito; Schwenk (Frontini) e Alex Terra.
Técnico: Hélio dos Anjos
Fontes: Globo.com e Uol
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário