O baixinho Kléber fez dois gols de cabeça, enquanto o estreante Maicosuel completou o placar para o Palmeiras. Já o Fluminense, que continua com nove pontos, ocupando a 18ª colocação, e na zona do rebaixamento, descontou com Washington.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrenta o Goiás, domingo, às 16h, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Já o Fluminense volta a campo no sábado, às 18h10m, no Maracanã, quando terá pela frente o Figueirense.
Gols de cabeça primeiro tempo
O Fluminense começou o jogo animado. Logo no primeiro minuto, Dodô fez bela jogada, deixou Jeci no chão, e chutou forte. Marcos fez ótima defesa. O Palmeiras respondeu com Valdivia, que chutou de fora da área. A bola desviou na zaga e saiu para escanteio. Enquanto o Tricolor das Laranjeiras priorizou a velocidade, o Verdão explorou as jogadas pelas laterais, trocando passes pelo meio com Diego Souza, Valdivia e Denílson, e deixando Kléber isolado entre os zagueiros.
Sem conseguir entrar na área do Flu, o Verdão passou a arriscar chutes de fora da área. Foi assim que Valdivia, aos 11 minutos, bateu forte na bola e Fernando Henrique espalmou para escanteio. Em ótimo lançamento de Elder Granja, Kléber invadiu a área e bateu cruzado. Fernando Henrique levou um susto.
Com Elder Granja atuando feito um terceiro zagueiro, e Sandro Silva protegendo o sistema defensivo, o Palmeiras conseguiu conter a criatividade do quarteto Conca, Thiago Neves, Washington e Dodô. Mas o Fluminense também teve o mérito de anular Valdivia, Diego Souza, Denílson e Kléber. A maioria dos chutes acabou acontecendo somente de fora da área.
O Palmeiras, com maior volume de jogo, abriu o placar aos 33 minutos em jogada pelo alto. Denílson acertou cruzamento preciso para Kléber, entre os zagueiros, tocar de cabeça para o fundo da rede. Mas o Flu chegou ao empate rapidamente, aos 35, após cobrança de falta de Thiago Neves, que Washington aproveitou o vacilo da zaga e, de cabeça, deixou tudo igual.
Verdão manda no segundo tempo
O Palmeiras voltou com tudo na etapa final e novamente pelo alto chegou ao segundo gol em falha de Fernando Henrique. Logo aos três minutos, Leandro cruzou, o goleiro do Fluminense saiu em falso e o baixinho Kléber, outra vez de cabeça, levou a melhor entre os zagueiros e fez 2 a 1.
Assustado, o Fluminense se encolheu. E Kléber, em bela jogada individual, quase marcou o terceiro. Ele arriscou chute da entrada da área, a bola desviou na zaga e bateu na rede pelo lado de fora. Depois, aos nove, Leandro tentou cruzar, a bola pegou efeito, e Fernando Henrique a mandou para escanteio e impediu um gol espírita.
Melhor em campo, o Verdão perdeu outra chance de ampliar o placar. Aos 17, Leandro lançou Diego Souza, que invadiu a área e na saída de Fernando Henrique tocou a bola para fora. A pressão alviverde não terminou. Aos 19, após boa jogada de Denílson, Valdivia mandou a bola no travessão. Aos 22, Diego Souza perdeu um gol incrível. Ele foi lançado, invadiu a área livre de marcação, e chutou fraco, em cima de Fernando Henrique.
Luxemburgo percebeu que o time cansou de tanto atacar e perder gols. E, aos 28, promoveu a estréia de Maicosuel na vaga de Denílson. Aos 30, Diego Souza, de fora da área, exigiu bela defesa de Fernando Henrique. E com apenas quatro minutos em campo, mais precisamente aos 32, Maicosul, após cruzamento de Leandro, mandou a bola para o fundo da rede.
O Palmeiras continuou deitando e rolando em campo na etapa final. Aos 35, após ótima jogada, Diego Souza chutou da entrada da área e Fernando Henrique, com os pés, evitou o quarto gol. Apagado e sem esboçar reação, o Fluminense virou presa fácil e perdeu de pouco.
Ficha do jogo
PALMEIRAS 3 x 1 FLUMINENSE | |
Marcos; Elder Granja, Jeci, Gladstone e Leandro; Sandro Silva, Leo Lima, Diego Souza (Jumar) e Valdivia (Evandro); Kléber e Denílson (Maicosuel). | Fernando Henrique; Rafael, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior César; Fabinho (Tarta), Arouca, Conca e Thiago Neves (Marinho); Dodô e Washington. |
Técnico: V. Luxemburgo. | Técnico: Renato Gaúcho. |
Gols: Kléber, aos 33, e Washington, aos 35 minutos do primeiro tempo. Kléber, aos 3 minutos do segundo tempo. Maicosuel, aos 32 minutos do segundo tempo | |
Cartões amarelos: Elder Granja e Leo Lima (Palmeiras) e Conca e Junior César (Fluminense). Renda: R$ 366.937,50 - Público: 13.568 pagantes | |
Estádio: Palestra Itália. Data: 16/07/2008. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (S). Auxiliares: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e Jose Antonio Chaves Franco Filho (RS). |
Fonte: Globo.com
Comentário da Redação
Segunda etapa de campeão
Apesar de ter a maior posse de bola no primeiro tempo, o Palmeiras não empolgou, e ficou de bom tamanho ir para o intervalo com o empate. Na verdade o mais justo seria nem ter saído gol.
Mas na segunda etapa o Palmeiras mostrou futebol de candidato ao título. Envolveu totalmente a equipe do Fluminense, com toques rápidos, jogadas de linha de fundo, em especial pelo lado esquerdo, com o Leandro, e poderia ter saído com uma goleada pelo que jogou na segunda etapa, e também pelo que não jogou o Fluminense.
E aliás, o lado esquerdo merece um grande destaque, e o responsável por isso, obviamente, é o Leandro, como jogou hoje e vem jogando esse lateral-esquerdo, faz cruzamentos perfeitos, vai pra cima do adversário com habilidade, executa lançamentos com precisão e em um passe pode dar uma grande assistência ao companheiro. É um jogador que merece mais destaque, e hoje, ao lado do Kléber, foi os dois melhores em campo.
Outro jogador que merece ser lembrado nesta ótima vitória do Alvi-verde, é o Sandro Silva, que jogou sua primeira partida como titular. Fez uma grande partida, se mostrou um volante que marca muito bem, mas que não deixa de ser um jogador com boa saída de bola, parece ser um volante moderno e muito bom. Substituiu o Pierre à altura.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Fala, Pedrão. No papel, o Flu era o favorito, mas o Palmeiras jogando no Parque Antáctica junto com sua torcida tá muito, mas muito forte mesmo.
ResponderExcluirVamo Palestra!!!!!!!!!!!!!
Não deixe de dar uma passadinha no nosso blog: www.esportejornalismo.blogspot.com
Abraços.