
O Fluminense enfrenta uma dura realidade para quem esteve tão perto da glória. O time tenta se reerguer e iniciar uma recuperação no Campeonato Brasileiro. Com apenas três pontos após nove rodadas, a equipe se encontra em uma situação bastante incômoda na competição. E na "estréia" do time principal perdeu para o Goiás no último fim de semana. Atualmente sete pontos ou, pelo menos três rodadas, separam o time do Coritiba, o primeiro clube fora da zona de rebaixamento. O zagueiro Thiago Silva, convocado para a seleção olímpica e que pode desfalcar o time por até nove rodadas a partir do dia 22, admite que o Tricolor entra em campo pressionado.
- Futebol é assim. Um dia você está lá em cima e no outro está lá embaixo. E torcedor é paixão. Como a gente chegou à final da Libertadores eles estavam nos aplaudindo. A partir do momento que o resultado não for aparecendo no Brasileiro com certeza a paciência dele (torcedor) vai se esgotar - disse o zagueiro.
O grupo ainda tenta se recuperar o baque de ter perdido a Libertadores. Contra o Goiás, o time foi apático durante parte da partida e criou poucas chances. Além disso, o Fluminense ainda convive com as especulações em relação aos seus principais atletas. A primeira vítima foi o lateral direito Gabriel, afastado nesta terça-feira pelo coordenador de futebol Branco "por estar com a cabeça na Europa". O jogador acertou com o Panathinaikos, da Grécia, mas a diretoria avisou que não aceita liberá-lo sem receber a indenização. O mesmo clube enviou um fax para as Laranjeiras também revelando o interesse no zagueiro Luiz Alberto. Isso sem falar em Thiago Neves, que tem propostas de clubes alemães.
- É algo chato porque se o time jogar mal a torcida acha que a gente está fazendo corpo mole porque tem proposta de fora. Mas não é isso. Vamos colocar a nossa dedicação em campo para tirar o Fluminense desta situação. O último lugar na tabela não é o lugar do Fluminense - disse Thiago Neves.
FICHA DO JOGO:
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 09/07/2008 (quarta-feira)
Horário: 20h30min (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spinola (Fifa-SP)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Marcio Luiz Augusto (SP)
FLUMINENSE
Fernando Henrique, Rafael, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Maurício, Arouca, Conca, Thiago Neves e Cícero; Dodô
Técnico: Renato Gaúcho
ATLÉTICO-PR
Galatto, Danilo, Antônio Carlos e Rhodolfo; Nei, Valencia, Alan Bahia, Julio dos Santos e Márcio Azevedo; Ferreira e Pedro Oldoni (Joãozinho).
Técnico: Roberto Fernandes
Em ascensão, Inter e Goiás tentam embalar no Beira-Rio

Inter quer aproveitar os novos ventos
A chegada de Tite mudou o Inter. Será apenas o quinto jogo do treinador no Colorado, e já é possível ver o dedo dele no desenvolvimento da equipe. A defesa, especialmente por causa da entrada de Sorondo, ficou sólida. O meio voltou a ser combativo e criativo ao mesmo tempo. O ataque, agora com o suporte de Taison e Alex, resolveu incomodar os adversários novamente. É por tudo isso que o Inter quer aproveitar os bons ventos para navegar em águas mais calmas no Brasileirão.
- Queremos entrar no bloco dos dez primeiros. É o primeiro passo. Se passarmos, aí vamos querer o G-5. É assim que vamos. A tabela vai nos mostrar isso - comenta Tite.
O treinador consegue manter a base da equipe, e com boas notícias. Magrão, afastado do jogo contra o Coritiba porque teve problemas estomacais, volta naturalmente ao time. Renan, que pegou dois jogos de suspensão no STJD em julgamento pela expulsão no Gre-Nal, continua fora e será substituído por Clemer.
Reencontro com Iarley
O Beira-Rio em peso aplaudirá Iarley quando ele pisar no gramado. A gratidão da torcida colorada ficou evidenciada pela solidariedade ao atleta quando ele foi para o Goiás. Dentro de campo, ele encontrará muitos amigos. Um deles, o volante Edinho, sempre brincalhão, mandou um recado.
- Não vai ser mole para ele, não. Eu já chegava nele no treino, então imagina no jogo. Vou arrebentar com ele! Estou brincando, claro. O Iarley é um grande cara, um jogador que tem uma qualidade que todos conhecem. Espero que ele saia triste no fim do jogo porque queremos vencer, mas é um grande amigo - comenta Edinho.
FICHA DO JOGO:
Data: 9/7/2008 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Auxiliares: Gilson Bento Coutinho (PR) e Alcides Zawaski Pazetto (SC)
INTER
Clemer; Ricardo Lopes, Índio, Sorondo e Marcão; Edinho, Guiñazu, Magrão e Taison; Alex e Nilmar
Técnico: Tite
GOIÁS
Harlei; Ernando, Henrique e Paulo Henrique; Vitor, Ramalho, Fernando, Romerito, Paulo Baier e Julio César; Iarley
Técnico: Hélio dos Anjos
Em busca da recuperação, Coritiba e Portuguesa duelam no Alto da Glória

Má fase e problemas no Coxa
Jogando em casa, o time de Dorival Júnior tenta reencontrar o caminho das vitórias, que não vêm desde a partida diante do Fluminense. O comandante do Coxa se mostrou bastante irritado com o desempenho da equipe nas últimas rodadas. Porém, com alguns desfalques, o treinador não poderá fazer grandes mudanças no esquema de jogo, mas pretende fazê-las em outra frente.
O principal problema veio de última hora. Com dores na panturrilha, Carlinhos Paraíba foi vetado pelo departamento médico do clube e não enfrenta a Portuguesa. O jogador fará tratamento intensivo para ter condições de jogo já na próxima rodada. Já o lateral Ricardinho cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo e também está fora.
Para suprir as perdas, Dorival Júnior conta com algumas opções. Na lateral esquerda, o experiente Rubens Cardoso deve ganhar nova chance. Para a vaga aberta no meio, Guaru e Marlos estão na briga. Porém, os dois devem entrar, já que técnico não deve aproveitar Alê nem no banco de reservas.
Lusa atua com zaga reserva, mas Diogo está de volta
A Portuguesa perdeu uma bela chance de encostar nos líderes do Brasileirão. No último domingo, a equipe rubro-verde foi derrotada em casa, por 2 a 1, pelo Vitória e teve sua série de quatro jogos sem derrota interrompida. Para tentar recuperar os pontos perdidos no Canindé, o time do técnico Vagner Benazzi terá que buscar bons resultados fora de seus domínios.
Para o duelo no Couto Pereira, o comandante da Lusa não contará com seus dois zagueiros titulares. O capitão Marco Aurélio segue fazendo tratamento no joelho esquerdo para se recuperar de uma tendinite. Já Bruno Rodrigo recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Vitória e também é desfalque. Erick e Halisson são os substitutos.
A boa notícia é a volta do atacante Diogo, principal nome da equipe. Após cumprir suspensão automática contra os baianos, o jovem está de volta ao time da Lusa e joga ao lado de Washington na capital paranaense. O elenco da Portuguesa realizou um treino leve na manhã de terça-feira e seguiu para Curitiba à tarde.
FICHA DO JOGO:
Data: 09/07/08, quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba-PR
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa/RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barisone (RS) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ).
CORITIBA
Edson Bastos; Maurício, Rodrigo Mancha e Felipe; Marcos Tamandaré, Leandro Donizete, Rubens Cardoso, Marlos e Guaru; Hugo e Keirrison.
Técnico: Dorival Júnior
PORTUGUESA
André Luis, Patrício, Erick, Halisson e Bruno Recife; Dias, Gavilán, Preto e Edno; Diogo e Washington
Técnico: Vágner Benazzi
Vitória tenta manter invencibilidade de 17 anos sobre o Botafogo

A última derrota do Vitória para o Botafogo aconteceu no dia 24 de fevereiro de 1991, quando o Alvinegro fez 2 a 0, em partida no Caio Martins. Desde então, foram 12 jogos, com sete triunfos dos baianos e cinco empates. No último confronto, em 2004, houve empate por 1 a 1 em Juiz de Fora (MG) (assista ao vídeo). Atualmente, as duas equipes ocupam faixas diferentes da tabela. O Vitória está na quarta colocação, com 17 pontos, e o Botafogo é o 13º colocado, com 11.
O momento do Leão é o melhor dos últimos anos. De volta à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro após disputar a Série C em 2006, o time de Vagner Mancini está animado e vem de vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa, com direito a gol-relâmpago de Dinei (assista ao vídeo ao lado).
Para o confronto com o Botafogo, o Vitória vai se utilizar de uma velha, porém eficiente arma: a torcida rubro-negra. Com a boa campanha do time no Brasileirão, a expectativa da diretoria é de que 35 mil pessoas estejam no Barradão, atingindo a capacidade máxima do estádio.
O Leão venceu quatro dos cinco jogos em seu estádio, sendo derrotado apenas pelo Cruzeiro, logo na primeira rodada.
Para a partida desta quarta-feira, o técnico Vagner Mancini não poderá contar com o zagueiro Anderson Martins, que cumpre suspensão automática. Para o seu lugar, a briga fica entre Wallace e Victor Ramos. A tendência é que o primeiro seja aproveitado ao lado de Thiago Gomes. Já na lateral direita, Carlos Alberto assume o lugar de Marco Aurélio, expulso na partida contra a Portuguesa.
FICHA DO JOGO:
Data: 09/07/2008
Horário: 20h30
Local: Barradão, em Salvador
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Ezequiel Barbosa Alves (MS)
VÍTÓRIA
Viáfara; Carlos Alberto, Wallace, Thiago Gomes e Marcelo Cordeiro; Vanderson, Renan, Willans e Ramon Menezes; Dinei e Marquinhos
Técnico: Vágner Mancini
BOTAFOGO
Castillo; Renato Silva, André Luís e Ferrero; Alessandro, Leandro Guerreiro, Zé Carlos, Lúcio Flávio e Triguinho; Jorge Henrique e Wellington Paulista
Técnico: Geninho
Fontes: Globo.com e Uol
======================================
======================================
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário