Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Campeonato Brasileiro > Palmeiras vence o Flamengo e mantém a invencibilidade no Palestra

1* Em oito partidas disputadas em casa, Verdão venceu sete e empatou uma. Rubro-Negro cai para a quarta posição

O flamenguista Vanderlei Luxemburgo deu um presente de grego para o clube do seu coração justamente no dia em que completou 300 jogos no comando do Palmeiras. No alçapão do Palestra Itália, onde a equipe continua invicta na atual temporada, o Verdão venceu o Flamengo por 1 a 0, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. O volante Sandro Silva foi o autor do gol do único gol da partida.

Apesar da vitória, o Palmeiras não conseguiu retornar ao G-4. O Verdão tem os mesmos 28 pontos e oito vitórias do Flamengo, que é o quarto colocado, mas fica com a quinta posição por causa do saldo de gols (12 a 8 a favor do time da Gávea). Mas a equipe comandada por Luxemburgo mostrou que dentro do seu alçapão não tem para ninguém. Em oito jogos, foram sete vitórias e um empate.

O detalhe é que o Flamengo, que liderou o Brasileiro por nove rodadas, está se afastando da primeira colocação. O Cruzeiro agora está em primeiro, com 30 pontos. O vice-líder é o Vitória, com 29, enquanto o Grêmio, o terceiro, também com 29, joga nesta quinta-feira contra o Coritiba, em Curitiba. Já o Palmeiras ultrapassou o rival São Paulo, que agora tem 27, mas não consegue se manter no G-4.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrenta o Ipatinga, domingo, às 16h, no Ipatingão. No mesmo dia e horário, o Flamengo terá pela frente o Cruzeiro, no Maracanã.

Pelos lados do campo

Sem os volantes Pierre, liberado do jogo, e Leo Lima, no banco de reservas, Luxemburgo colocou em campo os marcadores Sandro Silva e Jumar. E liberou Elder Granja e, principalmente, Leandro, para jogarem nas costas de Juan e Leonardo Moura, respectivamente. A tática surtiu efeito e o time da Gávea perdeu a sua força pelos lados do campo.

Logo aos cinco minutos, Leandro correu nas costas de Leonardo Moura e cruzou na medida para Alex Mineiro, que acertou bela cabeçada. Mas a bola saiu por cima do travessão. Em seguida, após cobrança de falta de Leandro, Diego Souza cabeceou para fora. Bem marcado nas laterais, o Flamengo passou a explorar os contra-ataques com Ibson e Diego Tardelli. Sem muito sucesso.

Acuado na defesa, o Flamengo perdeu o zagueiro Ronaldo Angelim aos 16 minutos, com problemas musculares. O ex-palmeirense Dininho foi a campo. Porém, o Verdão continuou mandando no jogo. Tanto que, aos 17, Diego Souza acertou belo chute de fora da área. Bruno brilhou com uma defesa espetacular.

Sem jogadas pelos lados do campo e sentindo a ausência de um meia criativo, o Flamengo arriscou o primeiro chute a gol somente aos 26, com Juan, de fora da área. Marcos defendeu com facilidade. Mas, no minuto seguinte, Gladstone empurrou Obina dentro da área. O atacante pediu pênalti, que o juiz não marcou.

A marcação sob pressão e o ímpeto ofensivo do Verdão duraram apenas 30 minutos. Aos poucos, o Flamengo passou a trocar passes rápidos, chegou com mais freqüência ao ataque e equilibrou o jogo. Aos 32, Jaílton arrancou em velocidade pelo setor esquerdo e chutou cruzado, levando perigo ao gol de Marcos. O Verdão, com Alex Mineiro muito fora da área, arriscou somente em chutes de fora da área. E o empate sem gols acabou sendo merecido.

O Palmeiras voltou partindo para o ataque. Logo aos três minutos, em bela jogada individual, Valdivia arriscou chute da entrada da área e Bruno fez ótima defesa. Em seguida, aos cinco, o chileno fez um passe magistral para o volante Sandro Silva, que invadiu a área, encheu o pé na bola: 1 a 0 para o Verdão.

De imediato, Caio Júnior sacou Toró e mandou a campo Airton. Mas o Flamengo continuou desordenado em campo, principalmente no setor criativo. Em busca de maior qualidade nos passes e precisão nos arremates de fora da área, Luxemburgo tirou Diego Souza para a entrada de Leo Lima.

Enquanto o Flamengo priorizou apenas os contra-ataques, o Palmeiras perdeu grande chance de ampliar, aos 19. Kléber arrancou com a bola, tabelou com Alex Mineiro, e chutou de fora da área. A bola passou tirando tinta da trave de Bruno.. Aos 21, Kléber voltou a exibir boa defesa do goleiro flamenguista.

A melhor chance do Flamengo aconteceu aos 23. Leonardo Moura chutou cruzado, da entrada na área, a bola desviou na zaga, e Marcos defendeu no susto. Aos 28, Caio Júnior tirou Obina e promoveu a entrava de Maxi. Luxemburgo respondeu com o velocista Maicosuel na vaga de Valdivia.

A partida ficou truncada, com muita marcação e bolas levantadas na área com muita freqüência. O Palmeiras passou a trocar passes e deixou o tempo passar. O Flamengo, desordenadamente, correu atrás do empate. Mas continuou finalizando mal. Aos 48 minutos, Leo Lima foi expulso ao chutar Airton sem necessidade.

FICHA DO JOGO:
Local: estádio do Parque Antarctica, em São Paulo
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (RS-Fifa)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS)
Cartões amarelos: Gladstone (P); Dininho (F), Valdivia (P)
Cartão vermelho: Léo Lima (P)
Gol: Sandro Silva, aos 6min do segundo tempo
Público: 26.854
Renda: R$ 780.035,00

PALMEIRAS
Marcos, Élder Granja, Jéci, Gladstone e Leandro; Sandro Silva, Jumar, Diego Souza (Léo Lima) e Valdivia (Maicosuel); Kléber e Alex Mineiro (Denílson)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FLAMENGO
Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim (Dininho) e Juan; Jaílton, Cristian, Toró (Aírton) e Ibson; Diego Tardelli e Obina (Maxi)
Técnico: Caio Júnior

Fontes: Globo.com e Uol

Comentário da Redação
Continua a invencibilidade em casa...

Com um lindo gol do bom volante Sando Silva, o Palmeiras fez valer novamente o mando de campo, e continua invicto no Palestra Itália, com 7 vitórias e 1 empate. Gol, aliás, que saiu de uma assistência perfeita de Valdívia, que apesar de não ter jogado tudo que sabe, apresentou um bom futebol e fez a diferença.

Apesar da boa atuação, na hora de sair o Mago acabou não sentando no banco e saiu aparentemente com raiva. Perguntado na coletiva sobre isso, Luxemburgo disse que ficou chateado com a atitude do do chileno. E para um jogador que é considerado ídolo do clube, não se pode tomar esta atitude. Um time que quer ser campeão, não pode ter essas coisas.

Voltando ao assunto do jogo, o Flamengo até que não fez uma atuação ruim, principalmente no primeiro tempo, o time carioca chegou algumas vezes... Mas três jogadores fundamentais no Rubro-negro não fizeram boa partida: O meia Ibson e principalmente os dois alas, Léo Moura e Juan. E quando os dois alas não jogam uma boa partida o Flamengo se complica e não consegue criar.

É por isso que o time carioca vem tropeçando tanto. Um time não se pode depender de apenas dois alas, ainda mais quando esse time não joga com três zagueiros fixos, fica um time exposto defensivamente. Ibson até que tenta criar algo e ser o armador da equipe como era o Renato Augusto, mas ele não tem essas características de criador, é um jogador que chega bem de trás, como segundo volante. E se o Flamengo quer ainda sonhar com títulos, precisa urgentemente contratar um meia atacante de qualidade, que faça a ligação do meio-campo ao ataque.

Apesar da derrota, um jogador do Rubro-negro que merece destaque é o goleiro Bruno, que evitou um placar maior com grandes defesas, em especial um chute do Diego Souza que ia no angulo, e foi evitado com uma defesa espetacular do ótimo goleiro flamenguista.

Pelo lado do bom elenco palmeirense, é necessário se reforçar na zaga, pois os dois zagueiros não inspiram confiança, e quando joga fora de casa ou pega um time mais ofensivo e que exija mais poder ofensivo, acaba se complicando. E se reforçando assim, o Palmeiras tem tudo para vencer fora de casa, vitórias que são importantíssimas para uma equipe que sonha com título.

Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário